Dia 01 / 07 / 2017, das 9h às 15h - Campinas, SP

Os Laboratórios Nacionais abrem suas portas para um dia de atrações

Afinal, o que é e para que serve uma fonte de luz síncrotron?

Visite o primeiro acelerador de elétrons do Hemisfério Sul! Saiba mais sobre suas aplicações, suas histórias e seu sucessor – o Sirius – a mais complexa infraestrutura científica do Brasil! Embarque em um dos três tours do LNLS, visite a exposição fotográfica, espie o Sirius e divirta-se!

Das moléculas aos organismos: ciências da vida!

Saiba porque as estruturas das moléculas importam! Visite o LNBio, manipule microscópios, conheça o cultivo de organoides humanos em chips, veja a descoberta do primeiro coração fossilizado do mundo! Extraia DNA de cebola, fabrique moléculas, explore!

Mundo da bioenergia

Conheça as rotas para a produção de compostos derivados de biomassa na visita à Planta Piloto para Desenvolvimento de Processos (PPDP). Saiba mais sobre drones na agricultura, produção de cana, biocombustíveis, química verde! Coloque a mão na massa na central analítica kids! Venha para o CTBE!

Escala minúscula: inúmeras possibilidades de inovação

Manipulados na escala atômica, velhos materiais adquirem novas propriedades e abrem infinitas possibilidades – essa é a base na nanotecnologia! Conheças suas aplicações nas áreas da saúde, novos materiais e dispositivos! Vista óculos 3D, amplie essa pequena escala e encante-se no LNNano!

Como tudo começou

A primeira fonte de luz síncrotron brasileira e do hemisfério sul começa a ser projetada em 1987 e é inaugurada 10 anos depois, em 1997. Até hoje segue como a única infraestrutura científica desse tipo em toda a América Latina. Junto com o LNLS, surge também a semente daquele que se tornaria um dos principais centros de pesquisa do País, o CNPEM (Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais). A partir do sucesso do LNLS e de sua fonte de luz, foram lançadas as bases de atuação dos outros três laboratórios nacionais do Centro: LNBio (de Biociências, oficialmente inaugurado em 2009), CTBE (de Ciência e Tecnologia do Bioetanol, inaugurado em 2010) e LNNano (de Nanotecnologia, inaugurado em 2011).

Visite nossa exposição de fotos históricas

Sirius: um novo capítulo da ciência brasileira

Conheça as áreas de engenharia do LNLS onde sãos desenvolvidos os componentes do Sirius, novo acelerador de elétrons brasileiro

Atrações para todas as idades

Palestras descontraídas do Chopp com Ciência

Ciência e tecnologia de forma lúdica com o Laboratório Avançado de Bricks (LAB) móvel

Espaço educativo com o caminhão Oficina Desafio

Experiências espetaculares com o Show da Física

Deu fome? Teremos uma área com food trucks

As palestras do Chopp com Ciência serão realizadas na área externa do Prédio do LNLS. Procure a recepção central no dia do evento para saber o local de cada atração. Veja os food trucks participantes:

Sabor de Paris
Cup n Cakes
Chilli’s hot dog
7 Comíveis & Bebíveis
Buenos
Drey
Gringa
Kombosa
La Mia Pasta
Mr. Rocky
Picanheira
Piolla
Sushi Day
Uba

Siga nossas redes sociais