Home

LNNano reúne mais de 80 estudantes em Curso de Microscopia Eletrônica de Transmissão

Confira a Galeria de Fotos do Curso

______

O Curso é realizado a cada dois anos e a previsão da próxima edição é 2016

___

Sobre o Curso:

O V Curso Teórico-Prático de Microscopia Eletrônica de Transmissão tem como público-alvo estudantes no fim da graduação, pós-graduação e pesquisadores das áreas de ciência de materiais, física e química, sobretudo aqueles com prévia experiência em microscopia.

O objetivo do curso é divulgar as potencialidades da técnica de Microscopia Eletrônica de Transmissão e aprimorar a formação de atuais e futuros usuários das instalações abertas do LNNano. O curso tem duração de três semanas com aulas teóricas, de demonstração nos microscópios além de aulas práticas. O programa inclui desde conceitos básicos, como formação de imagens e difração de elétrons, até elementos avançados, como mapeamento químico e imagens de alta-resolução.

As aulas são ministradas por membros do laboratório e por especialistas convidados do Brasil e do exterior. Ao final da primeira semana de curso, é aplicada uma prova para seleção dos 20 alunos que participarão das atividades práticas e teóricas avançadas na terceira semana.

Em 2014, o curso foirealizado entre os dias 06 e 24 de janeiro e também houve o módulo de Biologia Estrutural a ser oferecido juntamente com o curso. O programa foi compartilhado na primeira semana e teve diferentes palestras avançadas na segunda semana:

– Primeira semana – 06 a 10 de janeiro: aulas teóricas introdutórias, aulas avançadas, atividades práticas demonstrativas e visita às instalações. Este módulo aborda de maneira geral princípios de MET e é comum aos interessados em Ciência dos Materiais e Biologia Estrutural.

– Segunda semana – 13 a 18 de janeiro: palestras avançadas ministradas por especialistas nas áreas de crio-microscopia eletrônica, análise de partículas isoladas e tomografia.

 

Realização

Laboratório de Microscopia Eletrônica – LME

Laboratório Nacional de Nanotecnologia – LNNano

Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais – CNPEM

Contato: lnnanocomunica@cnpem.br