Introdução

A nova Fonte de Luz Síncrotron em construção no LNLS terá 518 metros de circunferência e permitirá a instalação de até 40 linhas de luz. Ao longo desses 518 metros serão instalados 1200 magnetos responsáveis por manter os elétrons na trajetória correta. Vários desses magnetos são pré-montados em berços que são instalados sobre pedestais de concreto. O alinhamento entre berços adjacentes deve ser feito com precisão melhor que 100 micrometros e os mecanismos de precisão que realizam esse alinhamento exigem que os pedestais de concreto sejam alinhados com precisão da ordem de 3mm. Cada pedestal pesa cerca de 6 toneladas e é fundamental que a marcação no piso para instalação desses pedestais seja muito bem feita para se evitar qualquer possibilidade de retrabalho.

O objetivo principal é desenvolver um dispositivo capaz de fazer marcas no piso para serem usadas como referência de instalação de equipamentos. Esse dispositivo deve ser baseado em uma plataforma robótica padrão, deve ser capaz de se localizar usando um Laser Tracker, deve atingir uma precisão de posicionamento da ordem de 1 mm e marcar os pontos a partir de um banco de dados.

O maior trabalho desse desafio se refere ao desenvolvimento de um dispositivo para fazer as marcas de precisão no piso, no sistema de comunicação entre o robô e o computador e no software de controle. Consideramos o uso da plataforma robótica NEXUS 10008 uma alternativa interessante.

Parâmetros Técnicos

  • Operação sem fio
  • Posicionamento por Laser Tracker
  • Precisão de +/- 1 mm no ponto marcado
  • Capacidade de identificação do ponto marcado
  • Funcionamento seguro
  • Operação à distância de até 30 m da base (Laser Tracker e Computador)
  • Código aberto

Outras considerações

  • Interrupção do movimento em caso de perda do sinal do LT.
  • Interrupção do movimento em caso de grande discrepância entre a leitura do LT e a leitura dos encoders das rodas.
  • Possibilidade de marcação extra em torno do ponto central, compatível com marcação múltipla e ou marcação de pontos próximos.
  • Possível dispositivo de limpeza do local antes da marcação, como por exemplo um jato de ar.
  • Rotina de teste. Talvez seja útil ter uma rotina pronta para marcar um pequeno quadrado de 100mm x 100mm para ter certeza de que todos os eixos estão funcionando corretamente.
  • Flexibilidade de programação
  • Ao término da marcação dos pontos listados, devemos ter a opção de repetir toda a operação.

Aplicações no LNLS

Instalação de suportes dos aceleradores, linhas de luz, cabanas de proteção radiológica e equipamentos industriais em geral.

Levantamento topográfico do piso do acelerador e do hall experimental.

Aplicações fora do LNLS

Sinalização de solo, ciclovias, campos de futebol e quadras esportivas. Levantamento topográfico de pisos industriais, ruas, estacionamentos, etc.

Demanda

Uma unidade do equipamento. Desenvolvimento de hardware e software de um (1) pequeno robô alimentado por bateria e comunicação sem fio, comandado por um computador externo, capaz de se orientar a partir das coordenadas fornecidas por um Laser Tracker, capaz de marcar pontos no piso com precisão da ordem de 1 mm para instalação de equipamentos ao longo do túnel do acelerador.

Algoritmo básico de funcionamento

Para a tarefa principal de marcar um conjunto de pontos existentes em um arquivo, estamos considerando a seguinte sequência de operação:

  • Posicionamento do Laser Tracker: Utilização de 1, 2 ou 3 pontos de referência para localização do Laser Tracker no sistema de coordenadas do local.2-1
  • Determinação dos limites externos: Os pontos para definição de uma poligonal para delimitação da área de atuação do robô podem ser digitados manualmente ou coletados com o Laser Tracker.2-2
  • Ajuste da poligonal: A poligonal delimitadora externa efetiva deve ser calculada levando-se em conta as dimensões do robô

2-3

  • Montagem do cube corner no robô: O cube corner deve ser montado com a projeção de seu eixo no plano colinear com um dos eixos entre as rodas.

2-4

  • Alinhamento do sistema de coordenadas do robô: O robô deve ser posicionado próximo ao Laser Tracker de forma a ter o eixo B aproximadamente na direção radial. Um deslocamento usando apenas as rodas do eixo A servirá para medir quão radial está o eixo B. O ângulo horizontal medido pelo LT deve ser corrigido e um novo teste de movimento radial executado.

2-5

  • Determinação do raio mínimo de aproximação: Seja em função do menor ângulo vertical que o LT é capaz de medir ou pelo maior ângulo vertical que o cube corne é capaz de refletir, existe um raio limite em torno do LT que pode ser alcançado pelo robô. Após o alinhamento do sistema de coordenadas, o robô pode tentar uma aproximação lenta para descobrir esse raio.

2-6

  • Rotinas de correção de trajetória: Após a inicialização do robô, cada movimentação radial, ou mesmo a tangencial, pode ser usada para verificar a orientação do robô em relação ao Laser Tracker. O importante é tentar evitar o acúmulo de desvios provocados pela imprecisão do movimento e a consequente perda do feixe do Laser Tracker

2-7

  • Possibilidades de identificação dos pontos marcados: O objetivo principal do robô é marcar pontos no piso com precisão da ordem de 1mm. Isso significa que esse ponto deverá ser menor que 1mm de diâmetro, o que pode dificultar sua visualização logo após sua marcação, tornando necessário alguma marca de menor precisão, mas de maior visibilidade. Também poderia ser interessante a possibilidade de se identificar o ponto, escrevendo um código ao seu lado.

2-8

No caso de utilização desse robô pra o levantamento topográfico de um piso ou uma grande superfície, seria necessária uma rotina de geração da malha de mapeamento, respeitando os limites de movimentação.

Referências, quando aplicáveis, estão disponíveis no Anexo 1 do edital FAPESP/FINEP.

Perguntas Frequentes

Perguntas feitas pelas empresas durante o decorrer do período do Edital serão adicionadas aqui com a resposta dada pelo responsável pelo desafio. Clique na pergunta para abrir a resposta.

Pergunta 1

Toggle content goes here, click edit button to change this text.