Introdução

Sirius é uma fonte de luz síncrotron 3 GeV que está sendo construído pelo Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS). O anel de armazenamento de elétrons, principal acelerador do complexo científico, é baseado em novo projeto que deverá ter uma emitância de 0,27 nm.rad em um anel de circunferência 518 m, que contém 20 secções retas, alternadas entre 6 e 7 metros de comprimento, com 40 estações experimentais. Os aceleradores, linhas de luz e estações experimentais deverão operara na faixa de ultra alto vácuo, ou seja, sob pressões melhores que 5×10-10mbar, na maioria dos trechos. Dentro deste contexto, são utilizados materiais e processos de fabricação especiais como aços inoxidáveis AISI 316 LN, cobre OFHC, compósito de matriz metálica endurecida com nano partículas de alumina (glidcop), além de materiais cerâmicos especiais.

Na fabricação dos componentes para estes equipamentos, estão presentes desde componentes relativamente simples como tubos e flanges até câmaras, absorvedores de radiação e dissipadores de calor de alta complexidade. Na figura 1 são apresentados alguns componentes como uma estação de bombeamento de vácuo (a) e um absorvedor de fótons (b).

Como observado na figura 1, muitas câmaras e componentes apresentam geometrias complexas que envolvem vários processos de fabricação dentre usinagem, fresamento, eletro erosão, brasagem em alto vácuo, que demandam muito tempo de fabricação e consequentemente custos elevados.

O objetivo deste projeto é desenvolver processos inovadores de manufatura aditiva na fabricação de peças metálicas de diversos metais e ligas, compatível para aplicação em ultra alto vácuo.

Existe uma tendência dos projetistas de componentes de aceleradores em torno do mundo, para o uso desta técnica de manufatura, porém não se tem resultados expressivos nesta área até o momento. Porem a demanda em escala nacional e mundial pode ser considerável neste nicho tecnológico.

(a)

 

6-1

(b)

 

6-2

6-3

Figura 1 – Componentes de aceleradores de elétrons, (a) estação de bombeamento e (b) absorvedor de fótons, ambos para câmaras de vácuo.

Parâmetros Técnicos

  1. Estanqueidade para ultra alto vácuo.
  2. Peças compatíveis para uso em componentes com pressão final da ordem de 5×10-10mbar.
  3. Resistente a ciclos de aquecimento de 210oC.
  4. Precisão dimensional conforme especificação de projeto de até 0,005mm.
  5. Quando aplicável, as peças devem suportar pressões de água até 3bar.

Referências do Produto (artigos, notas técnicas, figuras ilustrativas)

Solicitar ao LNLS através do e-mail duvidas.sirius@lnls.br os desenhos abaixo:

  1. Crotch or Photon Absorber;
  2. Application of Direct Metal Laser Sintering for Manufacture of Synchrotron Components.

Quantidade que será demandada pelo LNLS:

Aproximadamente 200 unidades.

Referências, quando aplicáveis, estão disponíveis no Anexo 1 do edital FAPESP/FINEP.

Perguntas Frequentes

Perguntas feitas pelas empresas durante o decorrer do período do Edital serão adicionadas aqui com a resposta dada pelo responsável pelo desafio. Clique na pergunta para abrir a resposta.

Pergunta 1

Toggle content goes here, click edit button to change this text.