O Curso

Os medicamentos biológicos constituem uma nova classe de fármacos, produzidos por meio de processos de biologia molecular e biotecnologia. Resultantes de processos de pesquisa, desenvolvimento e inovação, essas drogas vêm instituindo uma nova dinâmica – científica, regulatória e econômica – no cenário farmacêutico global. Os medicamentos biológicos lançam novas perspectivas para o tratamento de doenças crônicas e agudas e ocupam um nicho de mercado incipiente, em franca expansão.

Diante desta potência – terapêutica e mercadológica – o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), por meio do Centro Brasileiro-Argentino de Biotecnologia (CBAB/CABBIO), e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) promovem e financiam o Curso de Desenvolvimento Pré-Clínico de Medicamentos Biológicos, entre os dias 8 e 19 de setembro de 2014, no campus do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM) em Campinas-SP . A execução do evento é uma realização do Laboratório Nacional de Biociências (LNBio), integrante do CNPEM, e do Laboratório de Genotoxicidade (GENOTOX) do Centro de Biotecnologia (CBiot) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

No âmbito da cooperação Brasil-Cuba, uma segunda etapa do curso está sendo planejada para acontecer em Havana, no período de 6 a 17 de outubro de 2014, da qual participarão alunos brasileiros selecionados.

O principal objetivo do curso é disponibilizar, a pesquisadores e estudantes de pós-graduação do Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai, Colômbia e Cuba e a profissionais das indústrias farmacêuticas brasileiras e latino-americanas, capacitação prática e teórica para a realização de atividades técnicas e regulatórias relacionadas ao desenvolvimento de biofármacos voltados ao uso humano. Os interessados devem realizar suas inscrições entre os dias 1 de abril e 30 de junho.

O formato do curso obedece às diretrizes do Centro Argentino Brasileiro de Biotecnologia (CBAB/CABBIO), sendo 80 horas/aula, das quais 34 são teóricas e 46 práticas sobre os testes pré-clínicos exigidos por autoridades regulatórias (ANVISA, FDA e EMA) para registro de produtos biológicos.