RenovaBio: palestrantes

PALESTRANTES

CTBE (SP)
– Gonçalo Pereira, Diretor do Laboratório Nacional de Ciência e Tecnologia do Bioetanol (CTBE). Fundador da GranBio, empresa a qual se dedicou até novembro de 2016 quando assumiu a Direção do CTBE, Gonçalo Pereira é Professor Titular do Instituto de Biologia da Universidade Estadual de Campinas (IB/Unicamp) desde 2009. Formado em Engenharia Agrônoma pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) em 1987, Mestre em Genética pela ESALQ/USP (1990) e Doutor em Genética Molecular pela Universidade de Düsseldorf, Alemanha (1994 – Fundação Konrad Adenauer). Concluiu seu Pós-Doutoramento pelo Instituto de Química da USP em 1996. Possui 30 patentes (4 internacionais), 6 registros de software concedidos pelo INPI e 129 artigos científicos publicados.

– Antonio Bonomi, PhD em engenharia química pela University of Minnesota, USA, 1977. Coordenador da Divisão de Inteligência de Processos do CTBE – Laboratório Nacional de Ciência e Tecnologia do Bioetanol do CNPEM desde 2008. Pesquisador senior do IPT – Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo S.A. de 1983 a 2008, onde desenvolveu atividades em diferentes áreas: processos biotecnológicos, modelagem matemática e simulação, metrologia em química entre outras.

BONSUCRO (SP)
– Maria Luiza Barbosa, graduada em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil, Educação Especial pela University of Georgia, UGA, Estados Unidos, em Sustentabilidade pela Fundação Getúlio Vargas (FGV/SP) e Educação Comunitária pelo Serviço Social do Comércio (SESC/SP). Consultora em Responsabilidade Social. Gerente de Engajamento da Bonsucro no Brasil desde 2016. 

Atua há mais de 20 anos nas áreas social, ambiental e de sustentabilidade. Entre importantes projetos e trabalhos desenvolvidos, destacam-se: Implantou o Núcleo de Responsabilidade Socioambiental e Sustentabilidade da UNICA (União da Indústria de Cana-de-Açúcar), a quem presta consultoria desde 2001. Em 2005 implantou o Programa de Capacitação em Sustentabilidade em parceria com o Instituto Banco Mundial em 11 universidades paulistas e para 2500 colaboradores do setor sucroenergético.

Coordenou, em 2008, o primeiro relatório padrão GRI (Global Reporting Initiative) do setor da agroindústria. No ano de 2010 foi a responsável pela elaboração do relatório reconhecido com a nota máxima, A+, no padrão GRI (Global Reporting Initiative) auditado pela Pricewaterhouse Coopers. Participação no grupo de pesquisa internacional e criação técnica para definição dos critérios a serem avaliados pelos indicadores da Certificação Bonsucro (organização criada com o objetivo de reduzir os impactos ambientais e sociais da produção de cana-de-açúcar).

Elaborou Relatórios de Sustentabilidade para a Usina Viralcool, Usina São Manoel, Usina Colombo, Eco Florestas, Louis Dreyfus, Braskem, Secretaria de Meio Ambiente de Tocantins, Secretaria da Agricultura do Estado de São Paulo, Ibope Inteligência e CNA (Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil) entre outros trabalhos na área de Sustentabilidade.

EMBRAPA (SP)
– Marília I. S. Folegatti Matsuura, graduada em Zootecnia (Universidade de São Paulo), Mestre e Doutora em Tecnologia de Alimentos (Universidade Estadual de Campinas) e tem pós-doutorado em Avaliação de Ciclo de Vida (USP). Trabalha na Embrapa desde 1999 e está vinculada à Embrapa Meio Ambiente desde 2004. Marília conduz pesquisas em avaliação de impacto ambiental de produtos agrícolas e agroindustriais, pela abordagem da Avaliação de Ciclo de Vida. É coordenadora da Rede ACV Embrapa e da Comissão Técnica de Inventários do Programa Brasileiro de Avaliação do Ciclo de Vida (PBACV), secretária-executiva do Portfólio de Mudanças Climáticas da Embrapa e representante da comunidade científica do Fundo Clima.

Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais – ABIOVE (SP)
– Daniel Furlan Amaral, economista pela USP com mestrado pela mesma instituição. Cursa doutorado em Economia Aplicada, também pela USP. É gerente de economia na ABIOVE e responsável pelo acompanhamento econômico de questões regulatórias e de investimentos ligados ao complexo soja, com análise de temas relacionados a logística, biodiesel e comércio. 

Mahle (SP)
– Ricardo Simões de Abreu, engenheiro mecânico formado, com cursos de pós-graduação na área de motores e administração. Desenvolveu vários projetos ligados a motores de combustão interna, ramo onde atua há mais de 37 anos no Instituto Mauá, Mercedes-Benz e MAHLE. É membro do Conselho Diretor da SAE Brasil e do Comitê de Líderes da Mobilização Empresarial pela Inovação (MEI) da CNI.

Roundtable on Sustainable Biomaterials – RSB (Suíça)
– Áurea Nardelli, Engenheira Florestal, Mestre e Doutora em Ciência Florestal pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), possui 20 anos de experiência em sustentabilidade em diferentes setores, em especial nas áreas florestal e agrícola. Durante 10 anos atuou como auditora líder junto a organismos internacionais de certificação, participando ativamente nos testes de campo e nas primeiras avaliações de sustentabilidade de biocombustíveis pelos padrões Sekab, Bonsucro, ISCC e RSB. Nesse período, foi também revisora técnica de projetos de carbono no âmbito do MDL – Mecanismo de Desenvolvimento Limpo, para registro junto à UNFCCC. Desde dezembro de 2013 representa na América do Sul a RSB – Roundtable on Sustainable Biomaterials, uma coalizão internacional que promove os biomateriais e biocombustíveis sustentáveis, da qual é Gerente de Certificação e Conselheira Técnica.

União da Indústria de Cana-de-Açúcar – UNICA (SP)
– Zilmar José de Souza, desde 2009 é gerente em bioeletricidade da UNICA – União da Indústria de Cana de Açúcar. Formado em Economia pela FEARP-USP, possui mestrado em Economia pela ESALQ-USP e doutorado em Engenharia de Produção pela UFSCar. Terminou o pós-doutorado em 2006, em Economia, pela FGV-SP. Tem experiência profissional em empresas como Banco Itaú, CPFL, Energias do Brasil, e no governo do Estado de São Paulo (Agência Reguladora de Saneamento e Energia). Também foi professor nas Universidades Mackenzie e UNESP – Jaboticabal.