Edição 2018 | Sem I

O Workshop

O Laboratório Nacional de Biociências (LNBio), em parceria com a Malvern Panalytical e a Pensabio, promove o Workshop em Técnicas Ortogonais para Caracterização de Biomoléculas. O evento será realizado em 12 de abril, no campus do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), em Campinas-SP. A iniciativa é gratuita e as inscrições devem ser feitas até 8 de abril.

O workshop discutirá o conceito e a aplicação de diferentes técnicas de caracterização utilizadas no processo de descoberta e desenvolvimento de fármacos baseados em pequenas moléculas e biofármacos.
A programação do evento abordará os mais recentes avanços em determinação de tamanho de partículas, agregação, concentração, peso molecular e análises de interação via microcalorimetria.

Serão abordadas as técnicas DLS, GPC/SEC, microcalorimetria de titulação isotérmica e de varredura diferencial e outras técnicas como Western Blot, Elisa e Ensaios Multiplex, aplicadas à caracterização de proteínas

8h30 – 8h50
Credenciamento

8h50 – 9h
Abertura
Ana Carolina M Figueira – LNBio/CNPEM

9h-11h
From Protein Expression to Detailed Structural Analysis – CoreMeasurements to Characterize a Protein

Matthew McGann, Especialista de Bioscience- Malvern-Panalytical

Once a protein has been expressed and isolated, the number of analytical techniques available to characterize a protein are vast and complex. However, there are a core set of measurable protein properties that will help you better understand the behavior of the protein within its application. From understanding molecular weight, to characterizing protein-protein interactions, this workshop will introduce a typical workflow for characterizing a protein sample and identify the value and insight provided by each analytical technique. The workflow will include techniques to investigate the physical properties, structural properties, binding properties and formulation properties of a protein.

11h-11h20h Coffee Break

11h20-12h10  Técnicas complementares para caracterização de proteínas: WES, ELLA e Luminex”. (Complementary Techniques for protein characterization: WES, ELLA e Luminex)

Lauremília Costa- Especialista de Produtos e Aplicações- Pensabio

Proteins play essential roles in cell biology and their functional characterization is fundamental to better understand cell function in organisms. In order to characterize these roles, many techniques are available. However, many of them are challenging and time consuming. In this lecture we will show new and revolutionary technologies available to characterize proteins not only in biological samples, but any protein in solution.

 12h10- 12h30 Caracterização biofísica de complexos essencias para a formação da parede celular bacteriana

Mayara Miyachiro – Pos-doc no LNBio/CNPEM em projeto de cooperação com CNRS/França

As enzimas Mur são responsáveis pela síntese de precursores do peptideoglicano e através de ensaios de SEC-MALS foi possível observar a formação de oligômeros, os quais são essenciais para que essas proteínas possam interagir entre si. Além disso, tais interações foram validadas por ensaios de termoforese em micro-escala (MST) e ultra-centrifugação analítica pelo método de velocidade. A identificação desses complexos é importante para elucidar os mecanismos pelos quais as bactérias se dividem com a finalidade de desenvolvimento de antimicrobianos.

12h30- 12h50 – Estabilidade físico-química de sistemas de liberação de fármacos a partir do uso da concentração de nanopartículas obtidas por NTA

Ligia Nunes de Morais Ribeiro  – IB, UNICAMP

O acompanhamento da estabilidade físico-química de coloides nanoestruturados como sistemas de liberação de fármacos é um requisito para garantir sua aplicação com sucesso. A Análise de Rastreamento de Nanopartículas (NTA) tem sido exponencialmente aplicada na caracterização coloidal in vitro. Além disso, alguns trabalhos demonstraram importante relação entre a concentração de nanopartículas e o desempenho biológico de coloides. Dada a importância da elucidação da concentração de nanopartículas, demonstramos a sua utilização como parâmetro analítico obrigatório na estabilidade físico-química de sistemas coloidais. Com base em nossos resultados, entendemos que o número nanopartículas/mL é o parâmetro analítico que servirá como ponte para o abismo existente entre a caracterização in vitro e o desempenho biológico de sistemas coloidais, e, portanto, deve ser monitorado ao longo de tempo.