O Curso de Capacitação Técnica Biorenewables Training – 1ª edição Biofísica de Macromoléculas: da teoria à prática apresenta, através de aulas teóricas e práticas, as técnicas disponíveis na instalação de Biofísica de Macromoléculas (BFM), os equipamentos disponíveis no Laboratório Nacional de Biorrenováveis (LNBR), e aplicações das metodologias em projetos de pesquisa que visam investigar propriedades bioquímicas, biofísicas e funcionais de macromoléculas em solução.
Por se tratar de um curso teórico-prático, a quantidade de participantes é limitada a até 8 pessoas. Esta primeira edição do curso terá carga horária de 24 horas, divididas em 3 dias. O curso é promovido pelo LNBR, que integra o Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), organização social qualificada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).
O curso será oferecido em português.
O objetivo do curso é apresentar os participantes às técnicas espectroscópicas de absorção de luz, de espalhamento de luz e calorimetria de titulação isotérmica, na teoria e na prática, adquirindo senso crítico para propor e discutir o uso dessas metodologias em seus projetos de pesquisa, e que sejam capazes de executar os procedimentos experimentais abordados durante o curso.
Poderão se inscrever: pesquisadores da rede pública e da rede privada, professores universitários, alunos de pós-graduação (mestrado e doutorado) ou pós-doutorado, estagiários e alunos de iniciação científica. O foco são os pesquisadores em geral que possuem, pretendem ou já desenvolvem projetos de pesquisa com macromoléculas. Caso a demanda de inscritos seja maior do que a quantidade de vagas disponíveis serão selecionados, preferencialmente, aqueles externos à comunidade do CNPEM.
Critérios de prioridade/seleção:
- Candidatos externos à comunidade do CNPEM;
- Candidatos que possuam projetos que envolvam as técnicas abordadas no curso;
- Candidatos da rede pública terão prioridade sobre os da rede privada (importante: apenas um candidato será selecionado por instituição)
- Candidatos que possuem maior tempo de atuação como professor/pesquisador/pós-graduando (Doutorandos terão prioridade sobre mestrandos e mestrandos sobre alunos de iniciação científica ou estagiários);
- Será considerada, ainda, a distribuição geográfica dos candidatos no país com seleção de representantes das regiões Norte/Nordeste, Sul/Centro-Oeste e Sudeste.