Comunicado de Cancelamento

Lamentamos informar o cancelamento da ER2LS, antes prevista para ocorrer entre os dias 13 e 24 de julho de 2020 promovida pelo Laboratório Nacional de Luz Síncrotron, parte do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais, em Campinas, SP.

Atendendo as medidas de combate à pandemia do COVID-19, o comitê organizador optou pelo cancelamento da Escola cujas principais características são a interação dos alunos com os pesquisadores do LNLS/CNPEM e a realização das atividades nas instalações do campus do CNPEM.

Agradecemos o interesse e empenho dos inscritos em levantar as informações e documentação exigidas.

O comitê organizador da ER2LS 2020 será mantido para a edição de 2021 e se dedicará a organizar um evento com a mesma qualidade e proporcionar as interações técnico-científicas que foram o sucesso das edições anteriores da Escola. Além disso, o comitê organizador compromete-se a oferecer tutoriais nas linhas de luz do Sirius, a nova fonte de luz síncrotron brasileira, que já estejam em operação em 2021.

Informamos também que os alunos inscritos na edição de 2020 deverão realizar uma nova inscrição na edição seguinte, em 2021. Todos concorrerão de forma igualitária.

Lembramos ainda que os vídeos das aulas ministradas na edição de 2019 da Escola Brasileira de Síncrotron estão disponíveis no nosso canal no YouTube. Acesse abaixo.

Veja os melhores momentos da edição anterior!

Confira as videoaulas da edição anterior!

Sobre a ER2LS

A Escola Ricardo Rodrigues de Luz Síncrotron (ER2LS) acontecerá entre os dias 13 e 24 de julho de 2020 no Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS), no campus do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), em Campinas, SP. A ER2LS busca ampliar a capacitação da atual comunidade de usuários do LNLS, além de impulsionar a formação e o treinamento de novos usuários, potencialmente aptos a utilizar técnicas de luz síncrotron em suas áreas de pesquisa.

A Escola Ricardo Rodrigues de Luz Síncrotron (ER2LS) é a nova denominação para a Escola Brasileira de Síncrotron (EBS) e homenageia o Prof. Ricardo Rodrigues, pioneiro da luz síncrotron no Brasil. Ricardo Rodrigues foi responsável pelo projeto e construção dos aceleradores dos dois síncrotrons brasileiros, o UVX e seu sucessor, Sirius, em fase final de comissionamento. Sua notória criatividade, dedicação e arrojo em aceitar desafios técnicos foram fundamentais para o desenvolvimento da Engenharia de Aceleradores no Brasil, hoje com qualidade reconhecida internacionalmente.

O LNLS trabalha atualmente no comissionamento da nova fonte de luz síncrotron Sirius, e na montagem e comissionamento de suas estações experimentais, chamadas de linhas de luz.  Dessa forma, a programação da ERL2S será composta por aulas expositivas sobre as propriedades da luz síncrotron e fundamentos das técnicas experimentais associadas, seminários sobre as técnicas de caracterização avançadas que estarão disponíveis no Sirius, além de experimentos offline, aulas de tratamento de dados, discussões com pesquisadores e tutoriais nas linhas de luz do Sirius que estiverem em comissionamento ou já em operação.

Realização