A Escola Sirius para Professores do Ensino Médio (ESPEM) será realizada de 17 e 21 de julho de 2023 pelo Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), organização social supervisionada pelo Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), em parceria com a Sociedade Brasileira de Física (SBF). A ESPEM recebe inscrições de professores de Física, Química e Biologia das redes municipal, estadual, federal ou privada de todo País.

A programação conta com aulas expositivas sobre a fonte de luz síncrotron Sirius, que dá nome à Escola, incluindo uma introdução à ciência e tecnologia dos aceleradores de partículas, à produção de luz síncrotron, e à interação entre a luz e a matéria e suas aplicações nas diferentes áreas da ciência. Os professores participam de visitas às instalações e são introduzidos às pesquisas e desenvolvimentos dos Laboratórios Nacionais (LNLS, LNNano, LNBio, LNBR), bem como ao curso superior interdisciplinar em Ciência, Tecnologia e Inovação (Ilum) do CNPEM. Assistem, ainda, a seminários com temas atuais em diferentes áreas em que atuam os profissionais do Centro, contextualizado com o cotidiano e dicas sobre como transpor o conhecimento para a sala de aula. A Escola é um espaço para discussões entre os professores, potencializando o contato e a troca de experiências e tecnologias com colegas de todo o Brasil.

Os participantes se tornam novamente alunos por uma semana em uma experiência de imersão na atmosfera de pesquisa e desenvolvimento de fronteira do CNPEM, com o objetivo de levar ideias da ciência moderna para as salas de aula onde atuam.

Mais que uma iniciativa para dar conhecimento à sociedade sobre as atividades do Sirius e do CNPEM, a ESPEM tem o potencial de ser um ponto de inflexão na formação dos professores participantes e em sua prática dentro e fora da sala de aula.

Datas Importantes

Abertura das inscrições 02 de maio
Encerramento das inscrições 21 de maio
Divulgação dos selecionados A partir de 31 de maio
ESPEM 2023 17 a 21 de Julho

PRESENCIAL

Realização no campus do CNPEM, em Campinas-SP.

GRATUITA

Não há custos para se inscrever na Escola.

AUXÍLIO PARA PARTICIPAÇÃO

Auxílio transporte, hospedagem e alimentação aos professores selecionados.

Cartaz de Divulgação ESPEM 2023

Compartilhe a ESPEM em sua instituição!
Baixe Aqui!
Sua assinatura não pôde ser validada.
Você fez sua assinatura com sucesso.

Nunca envie senhas por meio deste formulário.

CONFIRA OS REGISTROS DA VISITA DOS PROFESSORES DA ESPEM 2022

CONHEÇA O SIRIUS

Sirius, a fonte de luz síncrotron brasileira, é a maior e mais complexa infraestrutura científica já construída no País. Este equipamento de grande porte usa aceleradores de partículas para produzir um tipo especial de luz, chamada, luz síncrotron. Essa luz é utilizada para investigar a composição e a estrutura da matéria em suas mais variadas formas, com aplicações em praticamente todas as áreas do conhecimento.

Sirius é uma infraestrutura aberta, à disposição da comunidade científica brasileira e internacional, operada e desenvolvida no Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM) – Organização Social supervisionada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). Sirius é financiado com recursos do MCTI e projetado por pesquisadores e engenheiros do CNPEM, em parceria com a indústria nacional.

ORGANIZAÇÃO