O Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais, Organização Social vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), traz à luz sua mais nova iniciativa: A Ilum Escola de Ciência. Sem fins lucrativos e com financiamento do Ministério da Educação (MEC), a Ilum é uma escola de graduação criada para formar profissionais aptos a atuar em áreas que exigem sólida base científica e tecnológica.

O plano pedagógico da Ilum baseia-se em um ensino de ciência aprofundado e inovador, fundamentado em metodologias ativas de ensino, aliadas a professores experientes e dedicados e a uma infraestrutura diferenciada. O seu objetivo é que os alunos se tornem profissionais engajados em problemas interdisciplinares, com formação sólida em linguagens matemáticas e computação e conhecimento em ciências da vida e da matéria, humanidades e empreendedorismo, que possam ser aplicados a diversos temas da atualidade.

A Ilum oferecerá um único curso de bacharelado em ciência, tecnologia e inovação em período integral, com duração de três anos, com imersão gradativa no ambiente de pesquisa e de inovação tecnológica de ponta do CNPEM.

O curso será gratuito para o aluno, e a sua seleção de vagas será feita com base no resultado do ENEM, em uma carta de intenção escrita pelo candidato e, por fim, entrevista. O processo de ingresso para admissão de alunos teve início em outubro de 2021 e o início do curso está previsto para fevereiro de 2022, com 40 vagas abertas anualmente. O perfil do aluno buscado pela Escola é o jovem curioso, que tenha interesse genuíno por ciência.

Raízes Históricas

A Ilum terá uma relação simbiótica com o CNPEM, um dos mais renomados polos de Ciência e Tecnologia do País, onde está instalado o Sirius, maior e mais complexo projeto científico brasileiro. Inclusive, a Ilum está sendo implantada no mesmo local onde o CNPEM começou: um prédio no bairro Santa Cândida, em Campinas, São Paulo, endereço onde na década de 80 foi iniciado o desenvolvimento do primeiro acelerador de elétrons do Hemisfério Sul.

Entre 2019 e 2020, o prédio foi reformado e adequado à proposta pedagógica da Escola.

No entanto, o aluno da Ilum não permanecerá apenas na sede da escola, mas terá acesso constante ao campus do CNPEM, onde terá contato com o ambiente de pesquisa dos seus Laboratórios Nacionais.

Prédio no Bairro Santa Cândida (Campinas, SP), que em 1987 passou a abrigar a equipe e os desenvolvimentos da primeira fonte de luz síncrotron do Hemisfério Sul. Quase 35 anos depois, o mesmo prédio torna-se a sede da Ilum Escola de Ciência

Quero Ser Ilum!

O processo de ingresso para admissão de alunos foi aberto em outubro de 2021, e o início do curso está previsto para fevereiro de 2022, com 40 vagas abertas anualmente. O perfil do aluno buscado pela Escola é o jovem curioso, que tenha interesse genuíno por ciência.

O curso será gratuito para o aluno, e a sua seleção de vagas será feita com base no resultado do ENEM, em uma carta de intenção escrita pelo candidato e, por fim, entrevista.

 

Clique na aba PROCESSO DE INGRESSO para acessar o formulário de inscrição!

Como forma de fundamentar e alimentar o processo de amadurecimento pedagógico, a Ilum promove um ciclo de discussões sobre temas ligados a ensino, ciência, tecnologia e inovação, os “Diálogos Ilum”.

Voltado para educadores, potenciais alunos e demais interessados por ciência e ensino, os diálogos são realizados online, sempre às quintas-feiras, às 16h. Interessados em participar das discussões devem preencher o formulário abaixo:

  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

Imprensa

Caro jornalista,

A Assessoria de Comunicação do CNPEM poderá auxiliá-lo com os temas relacionados à Ilum Escola de Ciência para:

• Direcionamento de pautas;

• Agendamentos de entrevistas com o(s) profissional(is) da Ilum mais indicados para sua pauta;

• Fornecimento de material de suporte (documentos e imagens), caso necessário.

Caso precise de nosso suporte, entre em contato por meio do formulário ao lado.

  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

CNPEM

Ambiente de pesquisa e desenvolvimento sofisticado e efervescente, único no País e presente em poucos polos científicos no mundo, o Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM) é uma organização social supervisionada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações (MCTI). O Centro é constituído por quatro Laboratórios Nacionais e é berço do mais complexo projeto da ciência brasileira – o Sirius – uma das mais avançadas fontes de luz síncrotron do mundo. 

O CNPEM reúne equipes multitemáticas altamente especializadas, infraestruturas laboratoriais mundialmente competitivas e abertas à comunidade científica, linhas de pesquisa em áreas estratégicas, projetos inovadores em parcerias com o setor produtivo e ações de treinamento para pesquisadores e estudantes. O Centro constitui um ambiente movido pela busca de soluções com impacto nas áreas de saúde, energia, meio ambiente, novos materiais, entre outras.

As competências singulares e complementares presentes no CNPEM impulsionam pesquisas e desenvolvimentos nas áreas de luz síncrotron; engenharia de aceleradores; descoberta de novos medicamentos, inclusive a partir de espécies vegetais da biodiversidade brasileira; mecanismos moleculares envolvidos no surgimento e na progressão do câncer, doenças cardíacas e do neurodesenvolvimento; nanopartículas funcionalizadas para combate de bactérias, vírus, câncer; novos sensores e dispositivos nanoestruturados para os setores de óleo e gás e saúde; soluções biotecnológicas para o desenvolvimento sustentável de biocombustíveis avançados, bioquímicos e biomateriais.

 

Ilum Escola de Ciência

Endereço: Rua Lauro Vannucci, 1020, Parque Rural Fazenda Santa Cândida, Campinas – SP, CEP 13087-548

A Ilum oferecerá um único curso de bacharelado em ciência, tecnologia e inovação em período integral, com duração de três anos, com imersão gradativa no ambiente de pesquisa e de inovação tecnológica de ponta do CNPEM. O currículo contemplará os seguintes campos: linguagens matemáticas; ciências da vida, ciências da matéria, humanidades e empreendedorismo. Durante os primeiros dois anos, haverá aulas teóricas e práticas no prédio sede da Ilum com imersão gradual no CNPEM, e o terceiro ano será dedicado exclusivamente ao desenvolvimento de projetos no CNPEM.

O plano pedagógico da Ilum baseia-se em um ensino de ciência aprofundado e inovador, fundamentado em metodologias ativas de ensino, aliadas a professores experientes e dedicados e a uma infraestrutura diferenciada. O seu objetivo é que os alunos se tornem profissionais engajados em problemas interdisciplinares, com formação sólida em linguagens matemáticas e computação e conhecimento em ciências da vida e da matéria, humanidades e empreendedorismo, que possam ser aplicados a diversos temas da atualidade.

O curso foi recentemente avaliado pelo INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), órgão assessor do MEC, e obteve nota máxima em todos os quesitos. A avaliação considerou aspectos acadêmicos, como a proposta curricular, a infraestrutura e o corpo docente, e ainda o perfil socialmente abrangente dos alunos ingressantes.

Contato

  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.