O I Minicurso de Função de Distribuição de Pares em Difração de Elétrons (ePDF) é uma realização do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), uma organização social do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI).

A análise da Função de Distribuição de Pares (PDF) vem se tornando uma ferramenta importante capaz de elucidar a estrutura atômica de nanomateriais. Neste minicurso será abordado os aspectos teórico-práticos do PDF em Difração de Elétrons (ePDF) e sua importância para a determinação estrutural de nanomateriais e materiais amorfos, desde a aquisição de dados de difração de elétrons (espaço recíproco) até a tratamento do ePDF G(r) (espaço real). O público-alvo do evento são alunos de Pós-Graduação e Pesquisadores da área de nanomateriais e materiais amorfos, especialmente Pesquisadores com experiência em Microscopia Eletrônica de Transmissão (TEM).

O evento acontecerá nos dias 10 e 11 de Outubro de 2022 de forma presencial no LNNano/CNPEM.

Os participantes serão convidados a participarem da seção de apresentação de pôsteres sobre Microscopia Eletrônica de Transmissão (TEM) aplicada em suas áreas de pesquisa. Estamos incentivando os participantes a apresentarem suas pesquisas contendo preferencialmente aplicações de técnicas de TEM em suas respectivas áreas e discutirem com os palestrantes, colaboradores do LNNano/CNPEM e os demais participantes do evento como novas técnicas avançadas de caracterização estrutural podem ajudá-los em suas pesquisas. Durante a seção de pôsteres será realizada um cocktail de confraternização para promover um ambiente descontraído de discussão científica. A apresentação de pôsteres não é obrigatória aos participantes, apenas incentivada para promover a discussão, troca de conhecimentos e introduzir à comunidade científica brasileira as novas técnicas de caracterização estrutural de nanomateriais disponíveis no LNNano/CNPEM.

 

As regras de participação e ficha de solicitação de inscrição serão disponibilizadas neste site, na Seção de Inscrições, entre 15 e 31/08/2022.

Datas Importantes

  • Inscrições  15 a 31/08/2022.
  • Período de seleção  01/09/2022  a 05/09/2022
  • Divulgação selecionados  05/09/2022 (e-mail e lista no site)
  • Período de pagamento 05/09/2022 a 18/09/2022
  • 2ª chamada (se houver) e pagamento 19/09/2022 a 23/09/2022

Visita ao LNNano

Durante o curso os participantes poderão se inscrever para uma visita guiada as instalações abertas do LNNano/CNPEM. Os interessados poderão conhecer a estrutural organizacional do LNNano e suas Divisões (Nanomateriais, Dispositivos e Nanobiotecnologia) e as instalações de Microscopia Eletrônica (TEM e SEM), Microscopia de Força Atômica, Espalhamento de Espectroscopia de Raios-X (XPS, DRX, Micro-CT), Fabricação de Dispositivos (Sala Limpa), Nanotoxocologia e Nanosegurança e Síntese de Nanomateirais.

O que é PDF?

O que é PDF?

A estrutura atômica dos materiais pode ser descrita por uma função que correlaciona a probabilidade de encontrar um átomo a uma distância interatômica r (Å) de outro átomo, a qual é denominada Função de Distribuição de Pares (do inglês pair distribution function – PDF). Esta função é conhecida como PDF g(r) e é correlacionada com a variação da densidade numérica (número de átomos por volume) do material. Assim, o PDF é uma técnica avançada de caracterização estrutural atômica de materiais diretamente no espaço real (Å), embora sua obtenção dependa da Transforma de Fourier do termo chamado Fator de Estrutura S(Q), que por sua vez é obtido pelos dados experimentais de Difração que estão no espaço recíproco (Å-1).

O que são Nanomateriais?

O que são Nanomateriais?

Nanomateriais são materiais com pelo menos uma de suas dimensões na escala nano (1 nanômetro, 10-9 m, equivale a um milionésimo de milímetro) e que possui propriedades óticas, eletrônicas, magnéticas ou superfície diferenciada das propriedades observadas por seus sólidos macroscópicos. Assim, os nanomateriais precisam ser sintetizados ou obtidos com elevado controle morfológico e estrutural para garantir o controle de suas propriedades diferenciadas. Atualmente, nanomateriais são extensamente estudados para aplicações em diversos setores industriais, como: saúde, energia, defesa, materiais avançados, eletrônica, agricultura e meio ambiente.

Por que aprender ePDF?

Por que aprender ePDF?

A técnica de ePDF possibilita uma determinação estrutural atômica precisa de nanomateriais e materiais amorfos. Diferentemente dos métodos de caracterização dos picos de Bragg que correlacionam majoritariamente os volumes de maior cristalinidade da amostra, o PDF possibilita o entendimento estruturas desorganizadas ou amorfas, como por exemplo, a superfície de alguns nanomateriais. Por utilizar os dados de Espalhamento Total da amostra (picos de Bragg e espalhamento difuso), o PDF trás de forma clara a relação de distancias interatômicas total da amostra. Ademais, pode ser uma técnica que apresenta seus resultados diretamente no espaço real, os dados cristalográficos estão correlacionados com o mundo real que conhecemos de forma direta e de maior facilidade de compreensão.

Por que utilizar elétrons para PDF?

Por que utilizar elétrons para PDF?

A técnica de ePDF utiliza dados de Difração de Elétrons para obter a função PDF g(r). A resolução do método PDF depende da obtenção de dados de difração com adequada resolução em altos ângulos de espalhamento (Qmax), tipicamente acima de 20 Å-1. Tradicionalmente, raios X ou nêutrons de alta energia (luz síncrotron) são utilizados, uma vez que fontes de raios X comerciais possuem Qmax baixos, exemplos: anodos de Mo (17 Å-1), Ag (20 Å-1) e Cu (8 Å-1). Equipamentos de TEM atuais (80-300 kV) podem facilmente ser utilizados para obtenção de dados de Difração de Elétrons como resolução adequada (Qmax entre 20 a 30 Å-1). Com a maior disponibilidade de equipamentos de TEM frente a equipamentos de luz sincrotron, a técnica de ePDF tem se destacado na caracterização estrutural de nanomateriais (< 10 nm) e materiais amorfos, pois estes materiais apresentam maior facilidade de coleta de dados de Difração no regime cinemático.