O genuíno interesse pelo conhecimento para o avanço de nossa sociedade foi a marca deixada pelo Ricardo que soube manter uma postura exemplar de cidadão comprometido em deixar sua contribuição como ser humano do século XXI.
Tive o privilégio, como estudante de Engenharia Química de ser companheiro do Ricardo no primeiro grupo de Iniciação Científica no Instituto de Física da UFPR (1968 a 1970), liderado pelo professor Cesar Cusatis. Nosso principal interesse era a Física Teórica e Matemática. Sob orientação do Cusatis, fazíamos cursos de férias e discutíamos muito sobre ciência em geral, conceitos de física e também de sociedade.
Ricardo e Gilberto Kremer eram os mais hábeis em matemática e me surpreendia a facilidade com que o Ricardo navegava de equações diferenciais para projetos de Engenharia Civil e eletrônica. O genuíno interesse pelo conhecimento para o avanço de nossa sociedade foi a marca deixada pelo Ricardo que soube manter uma postura exemplar de cidadão comprometido em deixar sua contribuição como ser humano do século XXI.
Nossas vidas se cruzaram novamente em São Carlos e durante os anos iniciais de atividade do LNLS quando tínhamos o privilégio de ter feixe, compartilhar ideias, discutir dificuldades e projetos com o Ricardo, Carlos Scorzato e com o grupo de ótica de Raios X -GORXI, que Cusatis, Ricardo e Irineu Mazzaro estabeleceram.
Anexo duas fotos de 1970: