[LEER EN LENGUA ESPAÑOLA]

Poderão se candidatar ao 29º Programa Bolsas de Verão do CNPEM somente estudantes de cursos de graduação universitária das áreas de Ciências Exatas e da Terra (Inclui as Engenharias) e das Ciências Biológicas e da Saúde, matriculados regularmente em instituições universitárias localizadas em países da América Latina e do Caribe.

Somente serão aceitas candidaturas de estudantes que – NO ATO DA INSCRIÇÃO – comprovem estar matriculados, no mínimo, no terceiro semestre do curso (ou seus equivalentes, em sistemas de instituições que usam como referência anualidade, trimestralidade ou quadrimestralidade). Não serão aceitas candidaturas de estudantes matriculados no penúltimo ou último semestre do curso.

Para alunos de cursos que têm duração de três anos – somente serão aceitas candidaturas dos matriculados em terceiro ou quarto semestre.

NÃO SERÃO ACEITAS INSCRIÇÕES de pós-graduandos (mestrandos ou doutorandos), nem de formados, mestres e doutores. Não serão também aceitas inscrições de candidatos já graduados ou que estão fazendo um novo curso de graduação.

Estudantes que fizeram Bacharelado e, de modo automático, prosseguem no curso para obter o título de Licenciatura (situação bastante ocorrente nos cursos de Química) poderão se candidatar, desde que não estejam nos penúltimo e último semestre do curso. Estudantes que trocaram o curso por outro serão aceitos, desde que na análise do Histórico Escolar (do curso inicial e do curso atual) fique evidenciado que não estão no penúltimo ou último semestre.

VEJA AS DEMAIS EXIGÊNCIAS em Inscrições de Candidatos.

Dentre as qualidades que se esperam dos candidatos ao 29º PBV, os postulantes devem ter excelente rendimento acadêmico, comprovado pelo Histórico Escolar das disciplinas já cursadas, e demonstrar interesse por pesquisa científica ou desenvolvimento tecnológico.

A seleção dos candidatos será feita pelo Comitê Gestor do 29º PBV e os pesquisadores dos Laboratórios Nacionais do CNPEM que farão orientação de projetos destinados aos aprovados. Serão analisados o desempenho acadêmico do candidato, participações em atividades de monitoria e iniciação científica, os argumentos expressos pelo candidato na carta em que se apresenta e as referências feitas por professores/orientadores em carta(s) de recomendação. O CNPEM poderá aplicar entrevistas a candidatos, inclusive com uso de meios digitais.

Não há cotas específicas para países, instituições ou áreas de interesse do candidato. O CNPEM não divulga ranking de candidatos quando da publicação da LISTA dos estudantes selecionados para participar do Programa. O CNPEM também não divulga o número de vagas do Programa e nem faz comentários sobre a avaliação de candidatos.

Ao candidatar-se ao 29º Programa Bolsas de Verão CNPEM cada estudante aceita todas as normas constantes no Edital.

[x]