Quem pode se inscrever

[LEER EN LENGUA ESPAÑOLA]

REQUISITOS EXIGIDOS AOS CANDIDATOS

Poderão se candidatar ao 27º Programa Bolsas de Verão do CNPEM somente estudantes de Licenciatura, Bacharelado e Tecnologia de cursos de graduação universitária das áreas de Ciências Exatas e da Terra e das Ciências Biológicas e da Saúde, matriculados regularmente em instituições universitárias localizadas em países da América Latina e do Caribe.

Os pretendentes ao Programa devem ter excelente rendimento acadêmico, comprovado pelo Histórico Escolar das disciplinas já cursadas, e demonstrar interesse por pesquisa científica ou desenvolvimento tecnológico.

Somente serão aceitas candidaturas de estudantes que – NO ATO DA INSCRIÇÃO – comprovem estar matriculados em terceiro, quarto, quinto, sexto ou sétimo semestre do curso (ou seus equivalentes, em sistemas de instituições que usam como referência anualidade, trimestralidade ou quadrimestralidade).

Para alunos de cursos que têm duração de três anos – somente serão aceitas candidaturas dos matriculados em terceiro ou quarto semestre.

NÃO SERÃO ACEITAS INSCRIÇÕES inscrições de pós-graduandos (mestrandos ou doutorandos), nem de formados, mestres e doutores. Não serão também aceitas inscrições de candidatos que já sejam graduados e estão fazendo um novo curso de graduação.

VEJA AS DEMAIS EXIGÊNCIAS em Inscrições de Candidatos.

Um Comitê de pesquisadores do CNPEM fará a seleção dos candidatos com base na documentação exigida quando da inscrição. Serão analisados o desempenho acadêmico do candidato, participações em atividades de monitoria e iniciação científica, os argumentos expressos pelo candidato na carta em que se apresenta e as referências feitas por professores/orientadores em carta(s) de recomendação.

Não há cotas específicas para países, instituições ou áreas de interesse do candidato. O CNPEM não divulga ranking de candidatos quando da publicação da LISTA dos estudantes selecionados para participar do Programa. O CNPEM também não divulga o número de vagas do Programa e nem faz comentários sobre a avaliação de candidatos.