As informações contidas neste website têm valor de edital. Leia atentamente todos os tópicos antes de iniciar sua inscrição.

O Programa Bolsas de Verão (PBV)

O Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), Organização Social supervisionada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), realiza anualmente o Programa Bolsas de Verão (PBV). O principal objetivo desse Programa é difundir ciência e estimular jovens estudantes a seguirem carreiras científicas e de desenvolvimento tecnológico.

O programa é destinado, exclusivamente, a estudantes matriculados(as) em cursos de graduação universitária das áreas de Ciências Exatas e da Terra (incluindo Engenharias e Tecnologias) e Ciências Biológicas e da Saúde de instituições universitárias localizadas em países da América Latina e Caribe. O desafio de cada estudante selecionado(a) é desenvolver um plano de trabalho dentro de um projeto de pesquisa multi- e/ou interdisciplinar proposto por pesquisadores do CNPEM e apresentar seus resultados na forma de seminários e de um relatório final de pesquisa.

O PBV foi realizado pela primeira vez em janeiro e fevereiro de 1992, quando o Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS) desenvolvia o projeto de um acelerador de elétrons para a produção luz síncrotron, primeiro equipamento desse tipo no Hemisfério Sul.

A partir daquele ano, o Programa passou a ser regularmente realizado sempre nos meses de verão no Brasil e, também, período de férias para os estudantes universitários da América Latina e Caribe. Com a expansão do LNLS e a criação dos demais Laboratórios Nacionais do CNPEM (LNBio, LNBR e LNNano), o PBV passou a ser realizado de forma integrada, recebendo mais de 400 estudantes ao longo das 30 edições realizadas até 2023.

Os projetos a serem desenvolvidos durante o PBV31 serão propostos por equipes de pesquisadores, professores e especialistas do CNPEM, terão abordagens multi- e/ou interdisciplinares, e estarão enquadrados em grandes áreas temáticas como: Saúde; Agricultura; Meio Ambiente; Energias e materiais renováveis; Tecnologias quânticas; Tecnologias Habilitadoras: Ciência com luz síncrotron, Bioimagem, Síntese e caracterização de materiais, Aceleradores de partículas, Engenharia e Instrumentação científica e Teoria e Ciência de Dados.

Somente ao chegar ao campus do CNPEM, em janeiro de 2024 será revelado ao(à) estudante qual o projeto, quem será(ão) seu(s)/sua(s) orientador(es)/orientadora(s), e em qual Unidade do CNPEM passará suas inesquecíveis “Férias de Verão”.

Principais datas

Atividade

Data

Início das divulgações 25/8/2023
Inscrições 1/9 a 1/10/2023 (prorrogadas)
Avaliação dos projetos a partir de 2/10/2023
Publicação de selecionados a partir de 10/11/2023
Realização do PBV31 5/1 a 1/3/2024

Quem pode se inscrever?

Poderão se candidatar ao PBV31 somente estudantes de cursos de graduação universitária das áreas de Ciências Exatas e da Terra (Inclui as Engenharias e Tecnologias) e das Ciências Biológicas e da Saúde, matriculados regularmente em instituições universitárias localizadas em países da América Latina e do Caribe.

Serão aceitas candidaturas de estudantes que – NO ATO DA INSCRIÇÃO – comprovem estar matriculados, no mínimo, no terceiro semestre do curso (ou seus equivalentes, em sistemas de instituições que usam como referência anualidade, trimestralidade ou quadrimestralidade). Não serão aceitas candidaturas de estudantes matriculados(as) no último semestre do curso.

Para estudantes de cursos que têm duração de três anos – somente serão aceitas candidaturas de matriculados(as) entre o terceiro e o quinto semestre.

Não serão aceitas inscrições de:

  • Pós-graduandos (mestrandos ou doutorandos);
  • Formados, mestres e doutores;
  • Alunos vinculados ao CNPEM;
  • Candidatos graduados ou que estão fazendo um novo curso de graduação. Exceto:
    * Estudantes que fizeram Bacharelado ou Licenciatura e, de modo automático, prosseguem no curso para obter o segundo título de Licenciatura ou Bacharelado (situação bastante ocorrente nos cursos de Química), desde que não estejam no último semestre do curso.
    * Estudantes que trocaram de curso, desde que na análise do Histórico Escolar (do curso inicial e do curso atual) fique evidenciado que não estão no último semestre.

Informações aos candidatos

O que é esperado dos(as) candidatos(as)?

Dentre as qualidades que se esperam dos(as) candidatos(as) ao PBV31, os postulantes devem ter excelente rendimento acadêmico, comprovado pelo Histórico Escolar das disciplinas já cursadas, e demonstrar interesse por pesquisa científica ou desenvolvimento tecnológico.

Como será a seleção dos(as) candidatos(as)?

A seleção dos(as) candidatos(as) será feita pelo Comitê Gestor do PBV31, pesquisadores, professores e especialistas do CNPEM que farão a orientação dos projetos. Serão analisados critérios objetivos como o desempenho acadêmico do(a) candidato(a), participações em atividades de monitoria e iniciação científica, além dos argumentos expressados pelo(a) candidato(a) na carta em que se motivação e a referência feita por professores/orientadores na carta de recomendação.

  • Será considerada a adequação do perfil do(a) estudante à área do projeto a ser desenvolvido durante o PBV31.
  • A seleção de candidaturas será feita de forma a se ter aproximadamente o mesmo número de participantes homens e mulheres.
  • Não há cotas específicas para países, instituições ou áreas de interesse do(a) candidato(a).
  • O CNPEM não divulga ranking de candidatos quando da publicação da LISTA dos estudantes selecionados para participar do Programa.
  • O CNPEM também não divulga o número de vagas do Programa e nem faz comentários sobre a avaliação de candidatos.
  • O CNPEM poderá aplicar entrevistas a candidatos(as), inclusive com uso de meios digitais.
  • Ao candidatar-se ao PBV31, o(a) estudante aceita todas as normas constantes – nos textos informativos da página do 31o. Programa Bolsas de Verão do CNPEM.

Benefícios e contrapartidas

Os (as) participantes terão os seguintes benefícios:

  • Passagem desde o local de residência para Campinas, São Paulo, Brasil e retorno ao local de residência em meio de transporte e roteiros à critério do CNPEM, de modo que o(a) estudante chegue à Campinas no dia 5 de janeiro e retorne ao seu local de residência até o dia 1° de março de 2024;
  • Hospedagem em instalações tipo pousada, hostel ou alojamento de pesquisadores, em Campinas, em sistema duplo (dois estudantes em cada quarto), com café da manhã e comodidades como acesso à internet, troca periódica de roupas de cama e banho;
  • Almoço no Refeitório do CNPEM, de segunda a sexta-feira, no padrão idêntico ao oferecido a funcionários, bolsistas, estagiários e visitantes;
  • Traslado diário entre o local de hospedagem e o campus do CNPEM e retorno ao local de hospedagem (de segunda a sexta-feira);
  • Ajuda financeira, em moeda do Brasil (Real), em valor a ser definido quando do início do Programa, destinada a cobrir despesas com deslocamento do Bolsista desde sua residência até o local de embarque para viagem à Campinas, deslocamento desde aeroporto/rodoviária até o local de hospedagem, deslocamento desde o local de hospedagem até rodoviária/aeroporto e outros gastos pessoais;
  • Acesso a seminários e palestras no CNPEM;
  • Orientação individualizada feita por pesquisador(a), professor(a) e/ou especialista(a) do quadro interno em uma das unidades do CNPEM;
  • Apoio e acompanhamento psicológico e pedagógico durante o período de realização do PBV31;
  • Cobertura de seguro de assistência médica.

Obrigações dos estudantes:

  • Dedicação exclusiva ao projeto científico e/ou tecnológico que será apresentado no primeiro dia do PBV31, no campus do CNPEM, em Campinas, São Paulo, Brasil, de segunda a sexta-feira, totalizando no mínimo 40 horas semanais aplicadas ao desenvolvimento do seu plano de trabalho;
  • Participação obrigatória em todas as atividades previstas no PBV31 (por exemplo: treinamento de ambientação, apresentação de Seminários e visitas internas aos Laboratórios Nacionais);
  • Apresentação de Seminários, conforme orientações específicas que serão fornecidas durante o período de realização do Programa;
  • Cumprimento de prazos estabelecidos pelos Orientadores e Gestores do Programa;
  • Cumprimento de Normas Internas do CNPEM;
  • Cumprimento do Código de Conduta do CNPEM;
  • Aceitação do Termo Cessão de direitos de imagem;
  • Participação em eventuais ações de divulgação das atividades do PBV/CNPEM.

Perguntas frequentes

Estou no Exterior participando de um intercâmbio entre universidades. Posso me inscrever como candidato ao Programa Bolsas de Verão do CNPEM?

SIM, você pode se inscrever por meio do Formulário de Inscrição destinado a estudantes matriculados em instituições de ensino localizadas no Brasil. Em caso de ser selecionado para participar do PBV31, você deverá estar em Campinas do dia 5 de janeiro até o dia final do Programa 01 de março de 2024. Você deverá estar em seu local de residência no Brasil, indicado no Formulário de Inscrição, que será considerado para a emissão de passagem com destino a Campinas e posterior retorno.

Posso apresentar Carta de Recomendação do meu Orientador (a) em programas de intercâmbio ou estágio em instituições de pesquisa ou empresas?

SIM. A carta deve obedecer ao padrão exigido, ou seja, ser escrita em Língua Portuguesa, Inglesa ou Espanhola em papel da instituição do Orientador (a), assinada e transformada em arquivo PDF para envio junto com o Formulário de Inscrição. O CNPEM não recebe documentação avulsa. Também não recebe e-mails com recomendações de candidatos.

Existe algum modelo para a carta de motivação e recomendação?

Não. Tanto a carta de recomendação ou de motivação podem ser escritas de forma espontânea e devem ser enviadas junto com a inscrição.

Cometi um erro no envio da minha inscrição? Como posso proceder?

Você pode refazer sua inscrição ajustando as informações e anexando os documentos necessários. Neste caso, será considerada a última entrada no sistema.

Tenho Bolsa de Iniciação Científica de agência de fomento. Posso me candidatar ao Programa?

SIM, você pode se candidatar. Em caso de ser selecionado, você terá que ficar dedicado integralmente às atividades do PBV31, em Campinas, São Paulo, com chegada no dia 5 de janeiro e dedicação integral até o dia final do Programa, em 1° de março de 2024. Os Benefícios oferecidos pelo Programa Bolsas de Verão não impedem que você receba a Bolsa de Iniciação Científica. Sua ausência das atividades de Iniciação Científica deverá ser objeto de acerto junto à sua instituição de ensino e o(a) Orientador(a).

Terminei todos os créditos previstos na grade curricular do curso e estou apenas fazendo o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Posso me candidatar?

NÃO. Todo candidato ao Programa deve comprovar, pelo Histórico Escolar, que está enquadrado nos critérios informados em Quem pode se inscrever.

Caso seja selecionado poderei propor um projeto que gostaria de desenvolver durante o Programa?

NÃO. Cada candidato indicará no ato da sua inscrição até dois projetos/áreas de interesse que serão publicados na página do PBV. No entanto, somente saberá qual é o projeto, plano de trabalho e o seu respectivo(a) orientador(a) quando chegar ao campus do CNPEM em 5 de janeiro de 2024. O projeto será vinculado ao seu perfil, indicado na documentação enviada junto com o Formulário de Inscrição e na justificativa indicada em sua carta de motivação.

Minha primeira matrícula no curso foi em 2023 e já estou fazendo Iniciação Científica. Posso ser candidato ao Programa Bolsas de Verão?

NÃO. São requisitos básicos para candidatar-se os informados em Quem pode se inscrever. O(a) candidato(a) – quando da inscrição – deverá no mínimo estar matriculado no terceiro semestre do curso

As férias do meu curso terminarão antes de 1 de março de 2024. Nessa situação poderei terminar meu projeto com antecedência?

NÃO. TODOS os participantes do PBV31 assumirão o compromisso de estar em Campinas do dia 5 de janeiro a 01 de março de 2024 e participar das atividades previstas, com dedicação exclusiva e intensa. O CNPEM fornecerá a cada estudante uma Declaração Comprobatória de sua participação no Programa, adequada para apresentação à Coordenação do Curso, visando abonar eventual falta.

A participação no Programa Bolsas de Verão do CNPEM serve como carga horária para cumprimento de estágio obrigatório ou atividade complementar prevista no meu curso?

O CNPEM não pode intervir em decisão que é autônoma de cada curso. Ao final do Programa, após o cumprimento de todas as exigências pelo estudante, será emitido um CERTIFICADO no qual constará a carga-horária aplicada no Programa. É esse documento que você poderá apresentar na sua instituição/curso para análise relacionada ao tema da pergunta. O CNPEM dispõe de Programa Unificado de Estágio (PUE), com chamada anual, e com regulamentação específica aplicável a esse tipo de atividade acadêmica.

Em minha universidade ocorreu greve que afetou o calendário de aulas. Só entrarei em período de férias após o início do PBV. Se eu for selecionado poderei iniciar as atividades no Programa após essa data?

NÃO. Todos os estudantes selecionados para participar do PBV31 deverão estar em Campinas no dia 5 de janeiro de 2024 e ficarão dedicados integralmente às atividades do Programa até a data de encerramento, em 01 de março de 2024, quando retornarão aos seus locais de origem.

Meu curso tem desdobramento automático, com a concessão, primeiramente, do Bacharelado, e, em seguida, da Licenciatura [como em Química, por exemplo]. Posso ser candidato?

SIM, desde que as demais exigências previstas no website do PBV31 sejam observadas e você esteja enquadrado.

Posso escolher em quais Unidades do CNPEM quero fazer a atividade do Programa caso seja selecionado?

NÃO. Você indicará, no ato da inscrição, sua área de interesse. O plano de trabalho que lhe será destinado estará enquadrado nessas áreas. Devido ao caráter multi- e interdisciplinar das atividades de pesquisa e desenvolvimento tecnológico realizadas pelos pesquisadores e especialistas que atuam no CNPEM, o projeto poderá estar alocado em qualquer uma das unidades do Centro.

A carta de motivação do candidato explicando o porquê de participar do PBV31 pode ser dispensada?

NÃO. A carta é um dos documentos exigidos no ato de inscrição. Ela é muito importante no processo de análise pois deverá ser suficientemente bem escrita e contar quais são suas aspirações, suas origens, suas perspectivas de aprendizado etc. Em síntese, tenha em mente que ao ler a carta cada avaliador da sua candidatura espera poder compreender quem é você e o porquê de ter indicado os tais projetos como sendo de seu interesse. Sua carta de candidato deve ser assinada.

Após enviar minha inscrição posso atualizar meu Currículo na Plataforma Lattes caso tenha novas informações a acrescentar?

SIM. É importante manter o Currículo na Plataforma Lattes do CNPq sempre atualizado. Esta é uma regra válida para toda a sua vida acadêmica. Obrigatoriamente, quando da inscrição ao PBV31 seu CV na Plataforma Lattes deverá estar atualizado.

Posso dispensar o benefício da hospedagem em Campinas, pois tenho parentes na cidade?

NÃO. É regra que todos os participantes do PBV31 fiquem hospedados num único local durante todo o tempo de permanência do Programa, para favorecer o intercâmbio de ideias, culturas e sessões de estudo, necessárias ao bom desempenho no projeto individualizado de cada Bolsista do Programa.

Quem integra o comitê do PBV31?

Comitê Gestor

Adriana Paes Leme (LNBio/CNPEM)
Elisa Silva Ferreira (LNNano/CNPEM)
Itamar Tomio Neckel (LNLS/CNPEM)
João Luis Nunes Carvalho (LNBR/CNPEM)
Juliana Helena Costa Smetana (Ilum/CNPEM)
Marcos Rodrigo Alborghetti (LNBio/CNPEM)
Renata Rocha de Oliveira (LNBio/CNPEM)
Osmar Roberto Bagnato (DAT/CNPEM)

Comitê Técnico

Amanda Kokol Coltro (ACO/CNPEM)
Erik Medina (ACO/CNPEM)
Giovana Nogueira (ACO/CNPEM)
Joana Schossler (ACO/CNPEM)
Maria Lívia Gonçalves (ACO/CNPEM)
Murilo Silva de Oliveira (ACO/CNPEM)

  • O(a) estudante que se inscrever para participar do PBV31 aceita os termos do conteúdo informativo descritos no website do PBV31;
  • Em caso de dúvidas, utilize a caixa de contato no rodapé desta página;
  • Casos omissos ao conteúdo disponível na página do PBV31 serão tratados pelo Comitê Gestor.

Siga o CNPEM nas redes sociais

InstagramLinkedInYouTube

 

Rua Giuseppe Máximo Scolfaro, 10.000
Polo II de Alta Tecnologia de Campinas
CEP 13083-970 – Campinas/SP, Brasil
Tel.: +55 19 3512-1010

Contato

Nome(obrigatório)
E-mail(obrigatório)