Em junho de 2013, o LNLS realizou o 1º Workshop Parceria Sirius, em que foram apresentados, a representantes de cerca de 50 empresas nacionais, um conjunto de desafios tecnológicos para a construção da nova fonte de luz sincrotron.
Em 5 de setembro de 2014, A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), em parceria com a Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), lançou uma chamada pública para seleção de empresas paulistas:
Recursos da ordem de R$ 40 milhões, divididos entre as duas instituições, foram disponibilizados, no âmbito do Programa PIPE/PAPPE Subvenção Econômica, para o desenvolvimento de 20 dos desafios tecnológicos identificados pelo Projeto Sirius, sendo possível que cada proposta solicitasse até R$ 1,5 milhão para seu desenvolvimento.
As propostas foram analisadas e a divulgação do resultado da aprovação das propostas aconteceu no dia 8 de julho de 2015. Foram selecionadas 8 empresas que desenvolverão 13 projetos de pesquisa para a realização dos desafios propostos no edital.
As empresas escolhidas para desenvolvimento dos equipamentos são:
- Atmos Sistemas, de São Paulo;
- Equatorial Sistemas, de São José dos Campos;
- Omnisys Engenharia, de São Bernardo do Campo;
- FCA Brasil, de Campinas;
- Luxtec Sistemas Opticos, de Campinas;
- Engecer, de São Carlos;
- Opto Eletrônica, de São Carlos;
- Macnica DHW, unidade da capital paulista.
A homologação das empresas e assinatura dos termos de outorga se dará nos meses seguintes.