Introdução
Uma fonte de luz síncrotron de 3ª geração como o Sirius produz um feixe de luz bastante intenso, que é absorvido primariamente pelas linhas de luz. Uma linha de luz é caracterizada por uma instalação com elementos óticos (espelhos e monocromadores), mecânicos e eletrônicos que permitem o usuário realizar experimentos científicos com altíssima precisão. Devido à grande intensidade (potência) do feixe de luz e a necessidade de grande estabilidade neste feixe, todos os elementos óticos da linha necessitam de refrigeração de alta confiabilidade e estabilidade. É comum esta refrigeração ser realizada por um equipamento dedicado chamado banho termostatizado (em inglês: Thermal Baths, Circulators, recirculators chillers, etc.). Genericamente estes banhos provêm um recipiente com água/fluido de refrigeração sob a influência de um elemento resfriador, uma resistência, uma bomba para circulação e um controlador de processo. Este conjunto permite controlar a temperatura da água em um range extenso e com grande precisão e fazer com que esta agua circule pelo elemento a ser resfriado/controlado.
Parâmetros Técnicos
Este desafio trata do projeto de um banho termostatizado nacional de grande precisão, custo reduzido se comparado à um equipamento importado e principalmente prover alta confiabilidade (durabilidade) com baixo custo de manutenção. Além disso visa implementar características e funcionalidades adicionais que os equipamentos comerciais padronizados não possuem.
A tabela 1 resume as especificações básicas do equipamento, detalhando parâmetros de controlem refrigeração, circulação, mecânicos, elétricos e principalmente funcionalidades requeridas.
Demanda
Após aprovação dos protótipos estima-se uma produção inicial de 50 unidades. Como cronograma desse desenvolvimento, está previsto para julho de 2016 a entrega de um primeiro protótipo para teste das características elétricas, térmicas e para avaliação e reajustes de projeto. E dezembro de 2016 a entrega do produto finalizado para testes em campo. Em março de 2017, está previsto a entrega de um lote com 10 cabeças-de-série para teste de robustez e utilização real em campo.
Referências, quando aplicáveis, estão disponíveis no Anexo 1 do edital FAPESP/FINEP.