Para atuar no grupo de Instrumentação Eletrônica (GIE) do Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS)
Reafirmamos nosso compromisso com a diversidade, equidade e inclusão, incentivando a candidatura de pessoas com deficiência, neurodivergentes, mulheres, LGBTI+, de diversas etnias, gerações e corpos, além de outros grupos socialmente marginalizados.
O CNPEM está em busca de desenvolvedor de microeletrônica para fazer parte da equipe de seu primeiro projeto de ASIC (Application Specific Integrated Circuit) para detecção de fótons de raios X com aplicações em imagem computacional (computational imaging). Tal projeto se desenvolve no contexto do primeiro laboratório de máxima contenção biológica da América Latina, o Orion, em construção no campus do CNPEM para habilitar pesquisas com patógenos que exigem Biossegurança de Nível 4 (o nível mais alto da escala). O Orion será o primeiro no mundo acoplado a uma fonte de luz síncrotron, o Sirius, a qual por si só insere o Brasil em um seleto grupo de países com infraestruturas científicas capazes de gerar altos fluxos de fótons com alto brilho para o estudo dos mais diversos materiais.
Com o avanço da ciência de luz síncrotron, as demandas por detectores de raios X dedicados mais eficientes e avançados se intensificaram [1]. Ao longo do desenvolvimento do Sirius foram desenvolvidos detectores utilizando ASIC contador de fótons da colaboração Medipix [2], capitaneada pelo CERN. Porém, para atender os desafios tecnológicos impostos pelo Orion, uma nova tecnologia de ASIC que permita atingir melhor desempenho de resolução espacial mantendo a eficiência de detecção de fótons se torna necessária. Os desenvolvimentos mais recentes conduzidos em outros laboratórios, tal como os projetos MÖNCH [3] e JUNGFRAU [4], apesar de estenderem fronteiras de desempenho, não atendem às necessidades do Orion.
Neste contexto o CNPEM iniciou o desenvolvimento de um ASIC de vanguarda, com pixel físico de 30 µm e processamento integrado capaz de realizar alocação subpixel com resolução espacial de 10 µm e altos fluxos de fótons, uma meta ambiciosa e inédita na comunidade de detectores híbridos de raios X no mundo.
O profissional buscado se inserirá em uma equipe que tem a missão de especificar, desenvolver e validar o design da microeletrônica em conjunto e em parceria com empresas, institutos nacionais e internacionais e indústria de semicondutores.
Atividades
Acompanhar o desenvolvimento de projetos em microeletrônica (ASIC) analisando e elaborando documentações, simulações e testes para validar o funcionamento de circuitos relacionados aos projetos;
Colaborar com equipes internas e parceiros externos para definição de topologias de circuitos eletrônicos;
Atuar na especificação e execução de testes de circuitos integrados;
Participar de projetos de P&D de futuras tecnologias relacionadas a detectores de radiação;
Acompanhar projetos de pesquisa emergentes relacionados a detectores através de publicações científicas, sendo capaz de analisar a relevância e identificar correlações;
Participar em projetos relacionados a instrumentação eletrônica, podendo atuar no desenvolvimento de hardware, firmware e programação de FPGAs.
Requisitos
Ensino superior completo em Engenharia Elétrica, Engenharia Eletrônica ou áreas correlacionadas;
Pós-graduação ou experiência de atuação nas áreas relacionadas ao projeto;
Conhecimentos em fluxo de projetos de microeletrônica (ASIC);
Conhecimentos em projeto de circuitos eletrônicos analógicos e digitais;
Ferramentas EDA (Electronic Design Automation);
Inglês intermediário (fluência em leitura).
Diferenciais
Habilidades em programação (python, microcontroladores, FPGA);
Experiência com instrumentação e testes de dispositivos eletrônicos;
Experiência com comunicação de alta velocidade em sistemas embarcados (transceivers gigabit);
Conhecimentos em física para detectores de radiação.
Referências
[1] R. Ballabriga et al. Photon Counting Detectors for X-Ray Imaging With Emphasis on CT. IEEE Transactions on Radiation and Plasma Medical Sciences, VOL. 5, NO. 4, July 2021. DOI: 10.1109/TRPMS.2020.3002949 (open access)
[2] V. Sriskaran et al. High-rate, high-resolution single photon X-ray imaging: Medipix4, a large 4-side buttable pixel readout chip with high granularity and spectroscopic capabilities. Journal of Instrumentation, Volume 19, February 2024. DOI: 10.1088/1748-0221/19/02/P02024 (open access)
[3] S. Chiriotti et al. High-spatial resolution measurements with a GaAs:Cr sensor using the charge integrating MÖNCH detector with a pixel pitch of 25 μm. Journal of Instrumentation, Volume 17, April 2022. DOI: 10.1088/1748-0221/17/04/P04007 (open access)
[4] V. Hinger et al. Advancing the JUNGFRAU detector toward low-energy X-ray applications. Journal of Instrumentation, Volume 17, September 2022. DOI: 10.1088/1748-0221/17/09/C09027 (open access)
Benefícios
- Assistência Médica – Unimed;
- Assistência Odontológica – Uniodonto;
- Seguro de Vida – Allianz;
- Previdência Privada – BrasilPrev;
- Licença Maternidade (estendida 6 meses);
- Auxílio Creche;
- Restaurante no local;
- Vale Alimentação – Sodexo (R$850,00/mês);
- Fretado;
- Vale Transporte;
- Estacionamento no local;
- Clube – Telecamp;
- Clube – Associação SESC gratuita;
- Gympass – desconto em academias
- Convênios com empresas que oferecem descontos.