O Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), em parceria com a Regional 3 da Sociedade Brasileira de Catálise (SBCat), promovem o 14º Encontro da Regional 3 de Catálise (ERCAT) entre os dias 22 e 23 de abril de 2024, em Campinas-SP, Brasil.
O evento tem como o tema “Da bancada à indústria: os desafios da catálise moderna” e principal objetivo é reunir estudantes da graduação a pós-graduação, acadêmicos, pesquisadores e empresas da área de catálise para debater desenvolvimentos científicos e tecnológicos na área de catálise, com avanços na busca por processos sustentáveis, química verde, entre outros.
O ERCAT é um evento bienal que ocorre em alternância com o Congresso Brasileiro de Catálise. O 14º ERCat da Regional 3 retorna em 2024 com programação composta por plenárias, apresentações orais, sessão de pôsteres e visitas. Pela primeira vez sediado no Sirius, os participantes poderão conhecer as diversas técnicas experimentais oferecidas pela fonte de luz síncrotron, especialmente as que são voltadas a explorar casos científicos de catálise. O Encontro coincide ainda com o início da operação regular da estação experimental Paineira, especializada em difração de raios X em policristais, e o fim das instalações e início do comissionamento científico da estação experimental Quati, voltada para espectroscopia de raios X com resolução temporal.
A Sociedade Brasileira de Catálise é composta por grupos regionais que abrangem todo o país. A Regional 3, responsável por promover este encontro, inclui São Paulo, Sul de Minas, Triângulo Mineiro e Paraná. As regionais visam congregar pessoas e entidades dedicadas à catálise e áreas correlatas em regiões geográficas próximas e/ou com afinidade científica, buscando a união entre pesquisa, indústria e iniciativas públicas para impulsionar o desenvolvimento de tecnologias em prol do avanço da sociedade.