O Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), organização social supervisionada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) realiza dias 6 e 7 de julho a quinta edição do AFM Workshop. Assim como as edições anteriores, realizadas entre 2015 e 2019, este evento é aberto a estudantes de pós-graduação, pesquisadores, técnicos e profissionais envolvidos em pesquisa, ensino e inovação.

O Workshop visa promover uma introdução às técnicas de microscopias de varredura por sonda, suas diferentes aplicações, bem como o estado da arte da tecnologia nesta área. As temáticas e apresentações são organizadas por profissionais do Laboratório de Microscopia de Força Atômica e Síntese (MFAS), do Laboratório Nacional de Nanotecnologia (LNNano) e de outros pesquisadores e técnicos do CNPEM e convidados.

Nesta edição, serão apresentados também o novo upgrade na área de espectroscopia e imageamento por infravermelho com os novos lasers no AFM modelo NanoIR2-s (ANASYS/BRUKER).

 

As inscrições para o CNPEM V AFM Workshop foram de 20 de maio a 3 de junho de 2022

Seleção dos participantes será divulgada individualmente por e-mail a partir de 9 de junho.

As atividades teóricas e práticas presenciais no campus do CNPEM, em Campinas-SP, são planejadas e realizadas seguindo as recomendações sanitárias sobre a pandemia de COVID-19 e estão sujeitas a alterações, podendo levar ao adiamento, cancelamento ou migração para a realização online. Veja mais informações aqui.

Tópicos básicos

  • Apresentação das técnicas de microscopia de varredura por sonda, comparação entre as mesmas e técnicas relacionadas; 
  • Preparação e manipulação de amostras; 
  • Instrumentação. 

Tópicos específicos

  • Topografia – microscopia de tunelamento (STM), microscopia de força atômica (AFM) nos modos de contato, contato intermitente (Tapping), não-contato (limites práticos na operação entre não-contato e contato intermitente) e força pulsada (PeakForce Tapping e QI); 
  • Propriedades elétricas – carga, potencial, piezoresposta, capacitância, condutividade (EFM, KPFM, PFM, SCM, dC/dz, Spreading resistance etc.); 
  • Propriedades mecânicas (viscoelasticidade, adesão, dureza, nanotribologia); 
  • Propriedades ópticas (SNOM, AFM-IR); 
  • Funcionalização de sondas e medidas de interação com a superfície de células e tecidos (Bio AFM) 
  • Espectroscopias (Força X distância, Amplitude X distância, Fase X distância etc.). 

Práticas

  • Preparação de amostras – sólidas, pós, dispersas em líquidos; 
  • Experimentos básicos de AFM – topografia, amplitude (erro), contraste de fase; 
  • Experimentos em modos elétricos; 
  • Experimentos em modo magnético; 
  • Experimentos em meio líquido; 
  • Experimentos de STM em ultra-alto-vácuo; 
  • Experimentos de espectroscopia e imageamento de absorção/reflexão no infravermelho; 
  • Experimentos em modo óptico de campo próximo, utilizando a linha de infravermelho do Sirius. 

Sobre o CNPEM

Ambiente sofisticado e efervescente de pesquisa e desenvolvimento, único no Brasil e presente em poucos centros científicos do mundo, o Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM) é uma organização privada sem fins lucrativos, sob a supervisão do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI). O Centro opera quatro Laboratórios Nacionais e é o berço do projeto mais complexo da ciência brasileira – Sirius – uma das fontes de luz síncrotron mais avançadas do mundo. O CNPEM reúne equipes multitemáticas altamente especializadas, infraestruturas laboratoriais globalmente competitivas e abertas à comunidade científica, linhas estratégicas de investigação, projetos inovadores em parceria com o setor produtivo e formação de investigadores e estudantes. O Centro é um ambiente impulsionado pela pesquisa de soluções com impacto nas áreas de Saúde, Energia e Materiais Renováveis, Agroambiental, Tecnologias Quânticas. A partir de 2022, com o apoio do Ministério da Educação (MEC), o CNPEM expandiu suas atividades com a abertura da Ilum Escola de Ciência. O curso superior interdisciplinar em Ciência, Tecnologia e Inovação adota propostas inovadoras com o objetivo de oferecer formação de excelência, gratuita, em período integral e com imersão no ambiente de pesquisa do CNPEM.