Ciência Aberta 2024

As portas do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM) serão abertas mais uma vez no Ciência Aberta 2024.

A sexta edição do evento terá um formato inédito, com dois dias de atividades, nos dias 09 e 10 de agosto. O primeiro dia, uma sexta-feira, será dedicado a grupos escolares e excursões. No segundo dia, um sábado, o público geral poderá acessar o campus.

A última edição, realizada em junho de 2023, contou com a presença de mais de 16 mil pessoas, que puderam ver de perto o Sirius, o acelerador de partículas brasileiro, e aproveitaram diversas atividades realizadas ao longo do dia. Veja o vídeo!

Evento gratuito

Mas, caso possa, aceitaremos doações de alimentos (não obrigatório)

Dias 9 e 10 de agosto

Dia 9 (estudantes) e 10 (público geral). Estacionamento grátis na SABIS®

Campus do CNPEM

O CNPEM fica na Rua Giuseppe Máximo Scolfaro, 10.000, Campinas (SP)

inédito: um dia só para escolas 🏫

É professor(a)? Deseja montar uma excursão para conhecer o CNPEM? Quer fretar um ônibus para a sua turma escolar e vir ao Centro? Você pode. No Ciência Aberta 2024 o CNPEM abrirá as portas com exclusividade para grupos escolares e excursões na sexta-feira (9), enquanto o público geral será recebido no sábado (10). Se você se enquadra na categoria de grupos, manifeste interesse clicando no botão. Clique no botão apenas caso tenha um grupo escolar ou venha em uma excursão. O público geral não precisa de cadastro e/ou manifestação de interesse.

Atenção: os grupos interessados em visitar o CNPEM no dia 9 de agosto têm até sexta-feira (14/junho) para manifestar interesse pelo formulário do link abaixo. Não deixe para a última hora!

EXCURSÕES DE GRUPOS DE ESTUDANTES
ID

o que andam falando do ciência aberta 📰

tire suas dúvidas sobre o ciência aberta 🧐

O Ciência Aberta é gratuito?

Sim, o Ciência Aberta é Gratuito. O CNPEM recolherá alimentos não perecíveis e direcionará as doações para instituições de Campinas, que farão a distribuição.

Preciso de ingresso para entrar no Ciência Aberta?

Somente grupos escolares deverão se cadastrar para participar do evento na sexta-feira, dia 09. No sábado, não será necessário cadastro prévio.

Haverá estacionamento? Será pago ou gratuito?

O estacionamento é gratuito e tem capacidade limitada. O CNPEM orienta os visitantes a darem preferência a opções alternativas de transporte.

Onde fica o estacionamento?

O estacionamento fica no terreno ao lado da Escola SABIS®, na Rua Giuseppina Vianelli di Napoli, 555 – Bosque das Palmeiras, Campinas. Fique atento às placas de indicação para o estacionamento.

Quem poderá entrar no Ciência Aberta na sexta-feira 09/08?

Este ano, o CNPEM dedicará a sexta-feira para receber grupos de estudantes de ensino fundamental, ensino médio, ensino técnico, universidades e EJA. As demais pessoas poderão participar do evento no sábado, dia 10/08.

As instituições de educação precisam se cadastrar para participar do Ciência Aberta?

Sim. O preenchimento do formulário de manifestação de interesse é obrigatório para todos os grupos de estudantes interessados em participar do Ciência Aberta no dia 09 de agosto.

Haverá estacionamento para ônibus e vans dia 09/08?

Sim. Os ônibus e vans terão estacionamento gratuito na Escola SABIS®, na Rua Giuseppina Vianelli di Napoli, 555 – Bosque das Palmeiras, Campinas. O local é próximo ao CNPEM.

O CNPEM oferece guarda-volumes?

O CNPEM não oferece guarda-volumes e não se responsabiliza pela perda de objetos pessoais.

Posso levar animal de estimação?

Não será aceito a entrada de animais de estimação. Será autorizada a entrada de cães-guias, em caso de pessoa com deficiência visual, conforme lei 11.126/05.

O CNPEM disponibiliza fraldários?

Sim, os fraldários do Campus estarão indicados no mapa do evento.

Sou portador ou conheço alguém que utiliza marcapasso. É seguro visitar o acelerador de partículas?

Sim. É totalmente seguro visitar o acelerador de partículas.

O campus do CNPEM é acessível para quem utiliza cadeira de rodas ou tem dificuldade de locomoção?

Nem todos os pontos do campus são acessíveis para usuários de cadeiras de rodas ou com dificuldade de locomoção, porém o evento oferecerá transporte, basta procurar a indicação das vans e acessar gratuitamente o serviço.

O Ciência Aberta é