17 A 19 DE OUTUBRO DE 2022

O Laboratório Nacional de Biorrenováveis (LNBR), que integra o Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), em Campinas-SP, promove anualmente o Curso de Caracterização Química de Bagaço e Palha de Cana-de-açúcar.

O Curso é gratuito e tem como público alvo alunos em nível de graduação, pós-graduação e profissionais com atuação em instituições de pesquisa e ensino cujos estudos se relacionem com o processamento de biomassas.

Durante o curso são apresentados conceitos teóricos sobre biomassas vegetais envolvendo a metodologia analítica, bem como os cálculos utilizados para balanço de massas nos processos. Com intuito de promover o bom aproveitamento, o curso é normalmente limitado a um grupo de 7 pessoas. O curso tem duração de 20 horas, divididas entre partes práticas e teóricas.

O objetivo é apresentar a metodologia para caracterização físico-química de bagaço e palha de cana-de-açúcar visando disseminar a técnica entre alunos, professores e profissionais da área. A técnica toma possível a comparação entre distintos processos de conversão de biomassas a outros produtos, através da determinação de seus constituintes no início, meio e fim do processo.

O que os participantes falam sobre o Curso

“Excelente curso! Ótima estrutura do CNPEM/LNBR, os professores muito bons em suas áreas de pesquisa, ótimos profissionais, o campus extremamente organizado. Conteúdo do curso muito pertinente e objetivo, o material didático de apoio muito bom também. Todo o acompanhamento técnico da parte prática foi excelente, muito solícito. Só tenho a agradecer ao CNPEM/LNBR pela grande oportunidade de participar do curso!!!!” – técnico em química da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM)

“O LNBR tem sido referência para diversas pesquisas envolvendo as mais diversas biomassas. Ter a oportunidade de participar do curso de Caracterização Química de Bagaço e Palha de Cana-de-açúcar nesta edição permite definir, aprimorar e ajustar os detalhes desta metodologia em nosso laboratório de pesquisa, auxiliando na valorização dos materiais lignocelulósicos e a exploração das suas oportunidades na mesma biorrefinaria.” – docente na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)

“O curso foi sensacional. A dinâmica com que passaram as informações entre aulas teóricas e práticas foi de grande importância para a assimilação do conteúdo. O curso me inseriu no universo da biomassa que trabalharei no meu mestrado na UNICAMP. Super recomendo.” – mestranda da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

“O curso de Caracterização de Bagaço e Palha de Cana-de-açúcar é excelente. As aulas teóricas e práticas são impecáveis. Além disso, a estrutura do CNPEM é fantástica e os funcionários do campus são extremamente educados e receptivos.” – mestrando na Universidade Estadual de Maringá (UEM)

“O curso superou minhas expectativas. A expertise dos professores e a estrutura disponível no CNPEM me proporcionaram aprofundar os conhecimentos acerca da caracterização de biomassa lingnocelulósica de forma que eu possa aplicar na minha pesquisa.” – doutorando da Universidade de São Paulo (USP)

“O curso foi excelente. As aulas ministradas e o conteúdo apresentado pelo professor foram de grande valia para adquirir conhecimento nesta área. Os profissionais dos laboratórios foram todas muito atenciosos e possuem conhecimento total da sua área de atuação, nos dando orientações e dicas valiosas para que possamos realizar as análises. E a ainda ficaram a disposição para qualquer ajuda se necessário após o curso. Obrigado aos organizadores pela oportunidade de adquirir este conhecimento” – assistente técnico de pesquisa do Instituto de Zootecnia

“Quero expressar minha gratidão ao Prof. George. O curso é fantástico, os laboratórios super equipados e a equipe é muito acolhedora. Fiquei impressionada com a acessibilidade do Prof. George e essa disposição e alegria que ele tem em passar seu conhecimento! Com certeza irei implementar o procedimento aqui no IST de Papel e Celulose. Muito obrigada.” – analista técnica plena do SENAI

“O Curso é de extrema valia para estudantes e profissionais da área de biomassa. Os ministrantes do curso sempre atenciosos e com excelente didática. O Profº George é uma pessoa fantástica.” – doutorando da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

  • DATAS IMPORTANTES

    • Inscrições: de 1 a 15 de julho de 2022
    • Divulgação dos selecionados: 15 de agosto
    • Prazo de confirmação de participação dos convocados: 25 de agosto
    • Em caso de desistência, chamada lista de espera: 30 de agosto
    • Prazo confirmação de participação dos candidatos da 2ª chamada: 5 de setembro
  • INFORMAÇÕES IMPORTANTES

    • O curso é oferecido gratuitamente;
    • Os participantes devem trazer jaleco de algodão de manga longa e óculos de segurança. Devem também trajar calças compridas e sapatos fechados;
    • Atente-se ao prazo de 10 minutos de tolerância de atraso nos três dias do curso.
  • CRITÉRIOS DE SELEÇÃO

    A seleção dos candidatos será feita pelo comitê organizador, com base na formação e área de estudo do candidato. No caso de candidaturas realizadas por mais de uma pessoa do mesmo departamento de uma instituição, será aceita apenas uma candidatura, sendo a preferência dada pela ordem de inscrição. A distribuição geográfica dos inscritos também é um fator a ser considerado na seleção, a fim de capacitar grupos de diferentes regiões do País.

  • CERTIFICADOS

    A organização fornecerá aos participantes, com no mínimo 75% de presença, um certificado de participação no curso que incluirá carga horária total.

  • COMITÊ ORGANIZADOR

    George Jackson de Moraes Rocha (LNBR/CNPEM)
    Lívia Paula Silva Palmeiras Vasconcelos (LNBR /CNPEM)
    Tatiane Tarley Pereira (LNBR/CNPEM)
    Viviane Marcos Nascimento (LNBR/CNPEM)