A Ciência do Clima e a Comunicação Social da Emergência Climática

O evento tem por finalidade discutir estratégias de aprimoramento da comunicação científica da emergência climática. Essa finalidade justifica-se facilmente. Processos como a proximidade de um ponto de não retorno da floresta amazônica, dos incêndios do Pantanal, ou, em outras latitudes, a amplificação ártica, o ritmo do degelo da Groenlândia e da Antártida, do degelo marinho no Ártico, da elevação do nível do mar, da liberação de GEE do permafrost, entre outros, vêm-se mostrando consistentes com os worst-case scenarios do IPCC (em geral, categorizados com o qualificativo: “baixa confiabilidade”), isso quando não se revelam ainda piores do que as piores simulações dos modelos climáticos, como é o caso do aquecimento atual do Atlântico Norte.[i]

Diante dessa aceleração vertiginosa do aquecimento, impõe-se à ciência a responsabilidade de comunicar à sociedade, do modo mais amplo e acessível possível, as ameaças presentes, iminentes, gravíssimas e, no limite, existenciais, que pesam sobre a humanidade e sobre a maioria das formas de vida pluricelular no planeta.

 

 

[i] Cf. Zeke Hausfather, “Are temperatures this summer hotter than scientists expected?” Berkeley Earth, 27/VII/2023. <https://berkeleyearth.org/are-temperatures-this-summer-hotter-than-scientists-expected/>.

 

Saiba mais

Formato do Evento

O evento ocorrerá no auditório do Centro de Vivência da Ilum, que fica no campus principal do CNPEM. Durante dois dias, a Ilum receberá renomados pesquisadores do cenário brasileiro para discutir a ciência do clima e a comunicação social da emergência climática. A proposta é que do evento surjam debates e elaborações para sanar a deficitária comunicação entre o saber especializado e a percepção social da emergência climática. O público poderá interagir com os palestrantes a cada mesa de discussão, organizadas nos períodos da manhã e da tarde. O evento conta também com a participação dos alunos da Ilum, que apresentarão trabalhos desenvolvidos na temática em uma sessão de pôster. 

Palestrantes

Alexandre Araújo Costa Universidade Estadual do Ceará

Claudio Angelo Jornalista do Observatório do Clima

Eduardo Couto Diretor LNBR/CNPEM

Ivia Minelli Professora Ilum

Luiz Marques Professor Ilum/UNICAMP

Marcos Sorrentino Diretor do Departamento de Educação Ambiental e Cidadania do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima

Moema Miranda Rede Eclesial Pan-Amazônica

Osvaldo Moraes Departamento para o Clima e Sustentabilidade / MCTI

Paulo Artaxo Instituto de Física, USP

Rachel Trajber CEMADEN e Ministério da Educação (Setor de Educação Ambiental)

Datas Importantes

Início das inscrições: 5 de junho

Encerramento das inscrições: 5 de julho

Divulgação dos selecionados: 12 de agosto

Data do evento: 9 e 10 de setembro

Critérios de Seleção

Devido às limitações de espaço físico, apenas 50 participantes externos poderão comparecer presencialmente. O evento dará prioridade às inscrições de alunas e alunos de graduação, pós-graduação, pesquisadores e professores universitários. O critério de seleção será análise dos formulários de inscrição, com prioridade para aqueles que demonstrarem aderência ao tema do evento.