Sobre o Curso

O Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM) realiza de 15 a 19 de julho de 2024 a segunda edição do Curso de Fundamentos em Microscopia Eletrônica. Dedicado a estudantes de pós-graduação e pesquisadores em áreas relacionadas à nanotecnologia, o evento abordará os aspectos fundamentais da Microscopia Eletrônica de Transmissão em seis tópicos principais, destacados abaixo. O Curso será ministrado por profissionais do Laboratório Nacional de Nanotecnologia (LNNano) e será realizado de forma presencial no auditório do LNNano, no campus do CNPEM, em Campinas-SP.

O curso tem como objetivo fornecer ao participante conhecimento básico para planejar seus experimentos, parâmetros a serem utilizados para obter seus resultados e interpretação do conjunto de dados usando microscopia eletrônica de transmissão. São 80 vagas disponíveis para participantes selecionados.

Datas Importantes

Início das inscrições06 de maio
Encerramento das inscrições03 de junho
Divulgação dos selecionados12 de junho
Período de pagamento da taxa de inscrição12 a 16 de junho
Fundamentos em Microscopia Eletrônica15 a 19 de julho

Tópicos Principais

Taxas de Inscrições

CategoriaValor
Estudantes – graduação, mestrado ou doutorado em andamentoR$120,00
Profissionais – ensino superior concluído, pós-doutorado, pesquisadores e professoresR$190,00

O link para pagamento será enviado apenas aos participantes aprovados na seleção, a partir do dia 12 de junho.

Informações Adicionais

Público-alvo: alunos de Pós-Graduação e Pesquisadores de nanomateriais, materiais amorfos e áreas correlatas. Confira os critérios de seleção e as orientações para inscrição.

Agenda: o curso conta com 5 dias de programação. Veja a agenda do evento.

Local: este evento será presencial e não haverá transmissão para participantes externos. Saiba como chegar e sugestões de hospedagem.

Confira a foto oficial do I Fundamentos em Microscopia Eletrônica

Subscreva na Newsletter do CNPEM

Receba notícias das ações e iniciativas do CNPEM, incluindo atualizações do Curso de Fundamentos em Microscopia Eletrônica.

Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

Sobre o CNPEM

Ambiente sofisticado e efervescente de pesquisa e desenvolvimento, único no Brasil e presente em poucos centros científicos do mundo, o Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM) é uma organização privada sem fins lucrativos, sob a supervisão do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI). O Centro opera quatro Laboratórios Nacionais e é o berço do projeto mais complexo da ciência brasileira – Sirius – uma das fontes de luz síncrotron mais avançadas do mundo. O CNPEM reúne equipes multitemáticas altamente especializadas, infraestruturas laboratoriais globalmente competitivas e abertas à comunidade científica, linhas estratégicas de investigação, projetos inovadores em parceria com o setor produtivo e formação de investigadores e estudantes. O Centro é um ambiente impulsionado pela pesquisa de soluções com impacto nas áreas de Saúde, Energia e Materiais Renováveis, Agroambiental, Tecnologias Quânticas. A partir de 2022, com o apoio do Ministério da Educação (MEC), o CNPEM expandiu suas atividades com a abertura da Ilum Escola de Ciência. O curso superior interdisciplinar em Ciência, Tecnologia e Inovação adota propostas inovadoras com o objetivo de oferecer formação de excelência, gratuita, em período integral e com imersão no ambiente de pesquisa do CNPEM.