Participantes da primeira edição do Curso, realizado de 24 a 26 de julho de 2023.

O Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM) realiza de 24 a 26 de julho de 2023 a primeira edição do Curso de Fundamentos em Microscopia Eletrônica. Dedicado a estudantes de pós-graduação e pesquisadores em áreas relacionadas à nanotecnologia, o evento abordará os aspectos fundamentais da Microscopia Eletrônica de Transmissão em seis tópicos principais, destacados abaixo. O Curso será ministrado por profissionais do Laboratório Nacional de Nanotecnologia (LNNano) e será realizado de forma presencial no auditório do LNNano, no campus do CNPEM, em Campinas-SP.

O curso tem como objetivo fornecer ao participante conhecimento básico para planejar seus experimentos, parâmetros a serem utilizados para obter seus resultados e interpretação do conjunto de dados usando microscopia eletrônica de transmissão. São 80 vagas disponíveis para participantes selecionados.

Tópicos principais

  • Introdução
  • Difração de elétrons
  • Imagem
  • Espectroscopia: EDS (Energy Dispersive X-ray Spectroscopy) and EELS (Electron Energy Loss Spectroscopy)
  • Microscopia Corrigida
  • Tópicos Avançados

Público-alvo: alunos de Pós-Graduação e Pesquisadores de nanomateriais, materiais amorfos e áreas correlatas.

Critérios de seleção: currículo Lattes; grau de escolaridade; conhecimentos de microscopia eletrônica (básico, intermediário, avançado)

Categorias de inscrição

  • Estudantes – R$ 120,00
  • Profissionais – R$ 190,00

O link para pagamento será enviado apenas aos participantes aprovados na seleção, início de junho/2023.

Sobre o CNPEM

Ambiente sofisticado e efervescente de pesquisa e desenvolvimento, único no Brasil e presente em poucos centros científicos do mundo, o Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM) é uma organização privada sem fins lucrativos, sob a supervisão do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI). O Centro opera quatro Laboratórios Nacionais e é o berço do projeto mais complexo da ciência brasileira – Sirius – uma das fontes de luz síncrotron mais avançadas do mundo. O CNPEM reúne equipes multitemáticas altamente especializadas, infraestruturas laboratoriais globalmente competitivas e abertas à comunidade científica, linhas estratégicas de investigação, projetos inovadores em parceria com o setor produtivo e formação de investigadores e estudantes. O Centro é um ambiente impulsionado pela pesquisa de soluções com impacto nas áreas de Saúde, Energia e Materiais Renováveis, Agroambiental, Tecnologias Quânticas. A partir de 2022, com o apoio do Ministério da Educação (MEC), o CNPEM expandiu suas atividades com a abertura da Ilum Escola de Ciência. O curso superior interdisciplinar em Ciência, Tecnologia e Inovação adota propostas inovadoras com o objetivo de oferecer formação de excelência, gratuita, em período integral e com imersão no ambiente de pesquisa do CNPEM.