O IV Curso de Introdução à Nanotecnologia & Nanotoxicologia é uma realização do Laboratório Nacional de Nanotecnologia (LNNano), integrante do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), e acontecerá nos dias 15 e 16 de Agosto de 2019 no Campus do CNPEM, em Campinas, São Paulo.

Quem pode participar?

Estudantes de graduação, pós-graduação, profissionais da indústria e empresários interessados em obter uma visão geral do estado da arte da pesquisa em nanotecnologia e nanotoxicologia.

O curso é gratuito, as vagas são limitadas (100 lugares) e os participantes serão selecionados por ordem de inscrição seguindo os critérios de seleção descritos na página de inscrições

Quais temas serão abordados?

Produção, processamento, modelagem, caracterização, aplicações industriais de nanomateriais. Toxicologia e a avaliação de potenciais riscos dos nanomateriais para a saúde humana e ambiental. Também serão abordados aspectos envolvendo legislação e marco regulatório da nanotecnologia no Brasil.

Durante o curso os interessados conhecerão as instalações abertas, principais atividades e linhas de pesquisa do LNNano/CNPEM visando estimular o avanço desta área estratégica para o desenvolvimento científico, tecnológico e inovação.

 

 

 


Informações gerais aos participantes 

 

  • O idioma oficial do evento é o português.
  • A comissão organizadora do curso não disponibiliza auxílio para transporte, alimentação e acomodação.

Almoço

Os participantes poderão almoçar no Restaurante do CNPEM durante os dias de evento. A refeição inclui as opções disponíveis no cardápio do dia, no valor de R$ 12,15 (doze reais e quarenta e quinze centavos), pago pelo participante, com dinheiro ou cartão.

Endereço do campus

CNPEM – Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais. Rua Giuseppe Máximo Scolfaro, 10000
Pólo II de Alta Tecnologia de Campinas – SP – Brazil. Telefone: +55 19 3512-1267
Google Maps

 

Para ter mais informações, acesse Informações Gerais ou clique aqui

 

O que é Nanotecnologia?

É ciência, engenharia e tecnologia realizada em escala nanométrica (1-100 nm). Desse modo, a nanotecnologia estuda e desenvolve objetos extremamente pequenos (nanomateriais) para aplicações em diversos setores industriais, como: saúde, energia, materiais, agricultura e ambiente.

O que é Nanotoxicologia?

É uma nova área do conhecimento dedicada ao estudo integrado dos impactos de nanomateriais sobre organismos vivos e ambiente, e tem como missão nortear o desenvolvimento seguro da nanotecnologia na direção da inovação responsável e sustentabilidade.