Erik Nardini
Representantes de órgãos públicos, empresários e produtores. O Laboratório Nacional de Ciência e Tecnologia do Bioetanol (CTBE) conseguiu reunir na última quinta-feira, 30, os principais nomes do Setor Sucroenergético para discutir os desafios e oportunidades para a cultura de cana, produção de açúcar e etanol no Nordeste.
Gonçalo Pereira dá boas-vindas aos convidados do Workshop na quinta-feira, 30 (Divulgação/CTBE)
O Workshop Estratégico é um evento organizado pelo CTBE que tem como objetivo fazer a ponte entre o setor produtivo e o ambiente acadêmico e de pesquisa, promovendo o networking e facilitando a troca de experiências e soluções. A primeira edição aconteceu ontem (30) e terminou hoje (31) com uma visita ao próprio CTBE e ao Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS).
Nordeste bem representado: palestrantes visitam CTBE e conhecem o LNLS (Erik Nardini/CTBE)
“A ideia do Workshop Estratégico já estava sendo cogitada desde o final do ano passado”, conta Gonçalo Pereira, diretor do CTBE. “A visita que nosso time de pesquisadores fez às usinas no Nordeste [em fevereiro] era tudo o que precisávamos para definir o tema de abertura. Foi realmente incrível ver todo o setor unido”, revela.
LEIA REPORTAGEM COMPLETA SOBRE A VISITA AO NORDESTE
Ao todo foram doze palestras no período da manhã divididas em três grandes áreas: agricultura, mecanização e indústria. As apresentações da manhã foram dedicadas exclusivamente aos convidados da região Nordeste, dentre eles representantes das Usinas Trapiche, Japungu, Caeté, São José e Petribu; professores da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e Universidade Federal de Alagoas (UFAL); o diretor da Agrocana Comércio e Representações; e o diretor do Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste (CETENE), Unidade de Pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações (MCTIC).
Durante as palestras foram abordados e discutidos os mais diversos temas, dentre eles: desenvolvimento de variedades de cana, adubação e diagnósticos de macro e micronutrientes, irrigação, infestação da broca gigante, formação de flocos alcoólicos, concentração de vinhaça e fermentação com alto teor alcoólico.
CONFIRA A RELAÇÃO COMPLETA DE PARTICIPANTES
À tarde, GranBio, Raízen e Banco do Nordeste fizeram, respectivamente, apresentações sobre cana-energia, biomassa e energia e sobre linhas de financiamento exclusivas para empresários com operações no Nordeste. José Coelho, diretor da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), também vinculada ao MCTIC, apresentou detalhes sobre os trabalhos da EPE e destacou a importância da biomassa de cana-de-açúcar para uma cogeração limpa e eficiente.
Representando o CTBE, o engenheiro Jorge Mangolini Neves, especialista em Mecanização Agrícola da Divisão Agrícola apresentou possíveis soluções para problemas identificados durante a visita às usinas no Nordeste. “A Usina Trapiche, por exemplo, tem 80% de sua área em encosta com declividade superior a 15%, então precisam de soluções no plantio e na colheita mecanizada para lidar com terrenos extremamente inclinados”, conta Neves. “Identificamos isso na visita e apresentamos hoje, durante o Workshop, as possíveis soluções para problemas que detectamos”, destaca.
Máquinas atuais são incapazes de enfrentar áreas tão declivosas: CTBE apresenta possíveis soluções (Divulgação/Cesar Trapiche)
Também do CTBE, o especialista Ed Carlos Rocha apresentou simulações realizadas pelo Núcleo de Mecanização por meio do software ROCKY, ferramenta que permite fazer análises criteriosas e precisas de maquinários e partículas, com a vantagem e a velocidade da modelagem em três dimensões.
VEJA A AGENDA COMPLETA COM TEMAS DO WORKSHOP
Documento com principais tópicos será disponibilizado
O Sumário Executivo, documento que reúne os dez principais tópicos abordados no Workshop, está sendo preparado pelo Comitê Organizador. Ele será disponibilizado no site do evento ao longo dos próximos dias e servirá como base para o plano de ação. “A ideia é que esse documento seja referência para a tomada de decisão”, explica Carolina Grassi, pesquisadora do CTBE e uma das organizadoras do evento.
O Workshop Estratégico CTBE nasce com a nobre missão de organizar periodicamente seminários sobre os assuntos mais urgentes não apenas do Setor Sucroenergético, mas de outras áreas em que o CTBE consegue atuar com sua expertise em Bioeconomia.
“Prova disso é que para maio já estamos preparando um Workshop sobre Macaúba, fruto com notável potencial para a extração de óleo de altíssima qualidade”, adianta Pereira, diretor do CTBE. “No final de julho teremos uma edição sobre o Setor Sucroenergético brasileiro”, conta. “Não vamos mais parar. É definitivo”, comemora.
Sobre o CTBE
O Laboratório Nacional de Ciência e Tecnologia do Bioetanol (CTBE) integra o Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), organização social vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC). O CTBE desenvolve pesquisa e inovação de nível internacional na área de biomassa voltada à produção de energia, biocombustíveis e bioprodutos. O Laboratório possui um ambiente singular no País para o escalonamento de tecnologias, visando a transferência de processos da bancada científica para o setor produtivo, no qual se destaca a Planta Piloto para Desenvolvimento de Processos.
Comitê Organizador
O evento Workshop Estratégico CTBE é preparado e estruturado pelo Comitê Organizador formado pelos seguintes integrantes:
Carolina Grassi
Erik Medina
Vera Gouveia
Raquel Scatolin
Dora Marques
Tatiane Morais
Pâmela Machado