As ferramentas ômicas tem sido amplamente empregadas em diversas áreas da biologia moderna. Dentre elas destacamos o estudo da diversidade e potencial genético de micro-organismos e comunidades microbianas amplamente distribuídas em todos os habitats do nosso planeta. As comunidades microbianas, sobretudo aquelas não cultiváveis, guardam potencialidades enzimáticas e metabólicas que mais recentemente vem sendo desvendadas e exploradas por meio da genômica, metagenômica e metatranscriptômica.
O curso, promovido pelo Laboratório Nacional de Biorrenováveis (LNBR), que integra o Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), organização social supervisionada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) introduzirá aos participantes o estado-da-arte em análises ômicas, destacando ferramentas e estratégias computacionais dedicadas ao estudo de comunidades microbianas com enfoque na descoberta de novas enzimas com possíveis aplicações biotecnológicas.
O evento será totalmente online e reunirá especialistas e pesquisadores do CNPEM que irão ministrar palestras, promover discussões e atividades práticas voltadas ao estudo de microbiomas. Os participantes poderão preparar previamente seus computadores com as atividades práticas de modo a executá-las simultaneamente com o palestrante durante o curso (hands-on).
DATAS IMPORTANTES
Inscrições: 13/Setembro a 17/Outubro, 2021
Divulgação dos selecionados: 5/Novembro, 2021
Período do curso: 18 e 19/Novembro, 9h às 13hINFORMAÇÕES IMPORTANTES
O curso será gratuito e on-line. O idioma oficial do curso é o Português.
PÚBLICO-ALVO
Alunos de graduação, alunos de pós-graduação, profissionais que exerçam atividades na área de biologia, biotecnologia e bioinformática. É recomendável possuir conhecimentos básicos em biologia molecular.
CRITÉRIOS DE SELEÇÃO
As vagas serão gratuitas e limitadas. A fim de capacitar grupos de diferentes regiões do país e com níveis de experiência distintos, consideraremos como critérios de seleção a distribuição geográfica, nível de formação dos candidatos e carta de motivação. A carta de motivação, a ser preenchida durante a inscrição, será um espaço para que o inscrito conte brevemente sua trajetória acadêmica e explique como o curso de contribuiria para sua formação e seus projetos acadêmicos e/ou científicos. A carta será limitada a 2000 caracteres.