O Comitê de Seleção do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) do CNPEM torna público o Edital do Programa, edição 2025/2026, para a seleção de estudantes PIBIC. Acesse:
Edital PIBIC do CNPEM 2025/2026
O Comitê de Seleção do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) do CNPEM torna público o Edital do Programa, edição 2025/2026, para a seleção de estudantes PIBIC. Acesse:
Edital PIBIC do CNPEM 2025/2026
O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Cientifica (PIBIC), financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), tem como principais objetivos desenvolver o pensamento crítico e despertar a vocação científica entre os estudantes de graduação nas diferentes áreas do conhecimento.
As bolsas PIBIC são concedidas a alunos que estejam efetivamente matriculados em cursos de graduação no Brasil. Além disso, as atividades do aluno previstas no projeto de pesquisa pressupõem uma frequência mínima de trabalho presencial em laboratório, nas instalações do CNPEM, em Campinas-SP.
O PIBIC tem período de vigência de doze meses, iniciando-se no mês de setembro de cada ano. As cotas às quais o CNPEM tem direito são distribuídas de acordo com critérios de mérito acadêmico avaliados por um Comitê formado por pesquisadores da própria instituição. Esse mesmo Comitê acompanha o desenvolvimento dos bolsistas por meio de relatórios. Um comitê externo avalia os trabalhos apresentados no congresso de estudantes do CNPEM (CEC), evento no qual a participação é obrigatória para todos os bolsistas.
O CNPEM compõe um ambiente científico de fronteira, multiusuário e multidisciplinar, com ações em diferentes frentes do Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I). Organização social supervisionada pelo MCTI, o CNPEM é impulsionado por pesquisas que impactam as áreas de saúde, energia, materiais renováveis e sustentabilidade. Responsável pelo Sirius, maior equipamento científico já construído no Brasil, o CNPEM desenvolve o Projeto Orion, complexo laboratorial para pesquisas avançadas em patógenos.
As atividades técnico-científicas do CNPEM são executadas pelos Laboratórios Nacionais de Luz Síncrotron (LNLS), Biociências (LNBio), Nanotecnologia (LNNano) e Biorrenováveis (LNBR), além da Ilum Escola de Ciência, um curso de bacharelado em Ciência e Tecnologia, com apoio do Ministério da Educação (MEC).
O estudante selecionado para o PIBIC deverá cumprir mínimo de 12 horas semanais de dedicação ao projeto.
O valor atual da bolsa é de R$ 700,00 (setecentos reais).
Sim. Todos os inscritos permanecem em uma lista de espera aguardando por novas vagas, oriundas de desistências.
Sim. Todos os alunos que foram bolsistas devem apresentar os seus resultados no evento. Se o bolsista estiver ausente ou impossibilitado de participar faz-se necessário o contato prévio com a coordenação do PIBIC.