Sobre o Workshop

O Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM) realizará entre os dias 1 e 5 de setembro de 2025 a terceira edição do SEM-FIB Workshop.

Destinado a pesquisadores, estudantes de pós-graduação, técnicos e profissionais do ensino e inovação, o evento tem por objetivo fornecer uma introdução teórico-prática em microscopia eletrônica de varredura (SEM/MEV), atuando principalmente na capacitação dos potenciais usuários das instalações abertas de microscopia eletrônica do Laboratório Nacional de Nanotecnologia (LNNano).

Esta edição do workshop abordará aspectos básicos dos equipamentos com foco na introdução das principais técnicas disponíveis, como aquisição de imagens, EDS, EBSD, análise em pressão variável (LV e ESEM) e preparação de amostras. Um breve conteúdo sobre FIB (Focused Ion Beam) e instrumentação para experimentos in situ também será apresentado.

Com aulas expositivas em auditório e oficinas demonstrativas nos equipamentos do LNNano, espera-se fornecer aos participantes uma base fundamental para o entendimento das técnicas e de suas diferentes aplicações.

Datas Importantes
Início das inscrições 22/05/2025
Encerramento das inscrições 22/06/2025
Prorrogado: 26/06/2025
Divulgação dos selecionados a partir de 15/07/2025
III SEM-FIB Workshop 1-5/09/2025
Informações Adicionais

Público-alvo: Alunos de pós-graduação, pesquisadores e técnicos de microscopia eletrônica. Confira os critérios de seleção e as orientações para inscrição.

Atenção: As inscrições são gratuitas. Os candidatos selecionados receberão uma confirmação via email.

Agenda: O workshop conta com 5 dias de programação. Veja a agenda do evento.

Local: este evento será presencial e não haverá transmissão para participantes externos. Saiba como chegar e sugestões de hospedagem.

Subscreva na Newsletter do CNPEM

Receba notícias das ações e iniciativas do CNPEM, incluindo atualizações do SEM-FIB Workshop.

Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
Sobre o CNPEM

O CNPEM compõe um ambiente científico de fronteira, multiusuário e multidisciplinar, com ações em diferentes frentes do Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I). Organização social supervisionada pelo MCTI, o CNPEM é impulsionado por pesquisas que impactam as áreas de saúde, energia, materiais renováveis e sustentabilidade. Responsável pelo Sirius, maior equipamento científico já construído no Brasil, o CNPEM desenvolve o Projeto Orion, complexo laboratorial para pesquisas avançadas em patógenos.

As atividades técnico-científicas do CNPEM são executadas pelos Laboratórios Nacionais de Luz Síncrotron (LNLS), Biociências (LNBio), Nanotecnologia (LNNano) e Biorrenováveis (LNBR), além da Ilum Escola de Ciência, um curso de bacharelado em Ciência e Tecnologia, com apoio do Ministério da Educação (MEC).