O Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), Organização Social supervisionada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), realiza anualmente o Programa Bolsas de Verão (PBV). O principal objetivo desse Programa é difundir ciência e estimular jovens estudantes a seguirem carreiras científicas e de desenvolvimento tecnológico.
O programa é destinado a estudantes matriculados(as) em cursos de graduação universitária das áreas de Ciências Exatas e da Terra (incluindo Engenharias e Tecnologias) e Ciências Biológicas e da Saúde de instituições universitárias localizadas em países da América Latina e Caribe. O desafio de cada estudante selecionado(a) é desenvolver um projeto de pesquisa multi- e/ou interdisciplinar proposto por pesquisadores do CNPEM e apresentar seus resultados na forma de seminários e de um relatório final de pesquisa.
O PBV foi realizado pela primeira vez em janeiro e fevereiro de 1992, quando o Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS) desenvolvia o projeto de um acelerador de elétrons para a produção luz síncrotron, primeiro equipamento desse tipo no Hemisfério Sul. A partir daquele ano, o Programa passou a ser regularmente realizado sempre nos meses de verão no Brasil e, também, período de férias para os estudantes universitários da América Latina e Caribe.