SUP 1 - ELÉTRICA, ELETRÔNICA E SOFTWARE EMBARCADO

As atividades dessa SUP envolvem desenvolvimento de instrumentação e circuitos eletrônicos, sistemas de automação e testes (hardware e software), projeto, prototipagem e validação de circuitos eletrônicos digitais, analógicos e/ou conversores de potência. A oportunidade também pode envolver atividades relacionadas à aquisição de dados, desenvolvimento de drivers e firmwares e programação de sistemas embarcados, microcontroladores e/ou FPGA poderão, bem como elaboração de documentação técnica.

Cursando Superior em: Engenharia Elétrica, Engenharia de Computação, Engenharia Mecatrônica, Engenharia Física, Engenharia Eletrônica, Engenharia de Controle e Automação, Ciência da Computação, Física e/ou cursos correlatos.

SUP 2 - CONTROLE E AUTOMAÇÃO, MECATRÔNICA E METROLOGIA

As atividades dessa SUP envolvem desenvolvimento de sistemas mecatrônicos, de automação, controle e metrologia de alta precisão. Dentre as atividades estão: programação de CLPs, projeto de sistemas mecatrônicos, desenvolvimento de instrumentação, optomecânica e optoeletrônica, integração e automação de sistemas mecatrônicos, prototipagem e modelagem de sistemas de controle, elaboração de setups de testes e validações experimentais, ou ainda metrologia mecânica com varreduras 3D, medições por coordenadas portáteis e monitoramento de infraestruturas.

Cursando Superior em: Engenharia (Física, de Controle e Automação, Elétrica, Mecânica, Mecatrônica), Física, Matemática Aplicada e/ou cursos correlatos.

SUP 3 - COMPUTAÇÃO, SISTEMAS E CIÊNCIA DE DADOS

As atividades dessa SUP envolvem computação científica ou aplicadas em diversas áreas do CNPEM. As atividades podem conter: desenvolvimento e manutenção de softwares em diversos ambientes (Linux, Windows, containers), interfaces gráficas para controle e operação de sistemas. Oportunidades nesta área podem incluir computação de alta performance, gestão de banco de dados, padronização e ingestão de dados e metadados científicos, além de envolver também a execução de pipelines e envolver a implementação de rotinas automatizadas (scripts) nas mais variadas linguagens e ferramentas de ETL.

Cursando Superior em: Ciência da computação, Ciência de dados, Engenharia (de computação, elétrica, controle e automação, física) e/ou cursos correlatos.

SUP 4 - FABRICAÇÃO MECÂNICA E GESTÃO DA QUALIDADE

Os estagiários poderão atuar em processos de produção de peças especiais para uso em projetos do CNPEM, se envolvendo na elaboração de processos e durante a execução de produtos obtidos por manufatura aditiva e subtrativa; no apoio na revisão de documentos e procedimentos, acompanhamento de auditorias internas e tratativas de não conformidades, atualização de indicadores e relatórios de qualidade, organização e controle de documentos e arquivos em ambiente laboratorial de manufatura. Participação em reuniões e ações de melhoria contínua, auxílio na análise de dados e na comunicação entre áreas.

Cursando Superior em: Eng. mecânica, Eng. de produção, Eng. mecatrônica, Eng. de materiais, Tecnólogo Processos de Produção

SUP 5 - FÍSICA DE ACELERADORES, ELETROMAGNETISMO e RADIOFREQUÊNCIA E RADIAÇÕES

Na área de física de aceleradores e radiações as atividades estarão relacionadas a estudos analíticos, simulações matemáticas/numéricas, discussão de algoritmos, implementação de scripts de controle, concepção e acompanhamento de testes, experimentos com o feixe (de elétrons, prótons ou fótons) em aceleradores, análises de interação da radiação com a matéria, pesquisa avançada e design em aceleradores, radiações e suas aplicações, análise de dados e métodos de diagnóstico para aprimoramento dos experimentos nos aceleradores. A área de eletromagnetismo trata do desenvolvimento de dispositivos, como magnetos (ímãs permanentes ou eletroímãs normais/supercondutores), cavidades de radiofrequência, indutores, e máquinas rotativas, com possíveis aplicações em aceleradores, instrumentação científica/tecnológica e energia renovável, incluindo atividades em projeto conceitual de dispositivos, simulações, programação para análise de dados e para implementação de modelos, montagem de dispositivos e sua caracterização em laboratório.

Cursando Superior em: Física, Engenharia (Física, Elétrica, de Telecomunicações, Eletrônica) e/ou cursos correlatos (Física médica, física computacional, outros).

SUP 6 - INSTRUMENTAÇÃO CIENTÍFICA

As atividades dessa SUP envolvem projetos de pesquisa, preparação de amostras, desenvolvimento, montagem e comissionamento de instrumentação científica associada a laboratórios e estações experimentais (óptica, detectores, ambientes de amostras, software de automação/controle e análise de dados). As vagas envolvem vivência nas áreas de desenvolvimento de projetos de mecânica, óptica, eletrônica, metrologia, medidas físicas, automação e computação científica.

Cursando Superior em: Física, Engenharia (Física, de Controle e Automação, Computação, Elétrica, Materiais, Mecânica, Mecatrônica) e/ou cursos correlatos.

SUP 7 - ENGENHARIA MULTIFÍSICA

As atividades dessa SUP envolvem desenvolvimento de componentes, técnicas, materiais, testes, validações e metodologias em engenharia de sistemas aplicados ao ciclo de vida do projeto: design mecânico, modelagem e simulações de projetos multifísicos, processos de fabricação, prototipagem e testes de caracterização de materiais e protótipos. As vagas abrangem diferentes áreas de atuação como sistemas de vácuo e refrigeração, sistemas criogênicos, supercondutores, sistemas mecatrônicos de alto desempenho e precisão, estações experimentais, óptica de raios-x e detectores.

Cursando Superior em: Engenharia (Mecânica, Física, Materiais, Mecatrônica), Física e/ou cursos correlatos.

SUP 8 - MANUTENÇÃO E INFRAESTRUTURA

As atividades dessa SUP envolvem apoio no planejamento e controle de manutenção, elaboração de relatórios e indicadores, atualização de layouts e projetos em AutoCAD. O estagiário acompanhará atividades em campo (preventivas, corretivas e de melhoria), dará suporte em pequenas obras e adequações de infraestrutura, além de ter contato com sistemas especiais, como os criogênicos. Também auxiliará em processos de aquisição de materiais/serviços, desenvolvimento de fornecedores e na interface com diferentes áreas do CNPEM. As vagas abrangem diferentes áreas de atuação, como elétrica, mecânica, civil, automação e criogenia (planta de liquefação de hélio).

Cursando Superior em: Engenharia Mecânica, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Engenharia Industrial, Automação e Controle e/ou cursos correlatos.

SUP 9 - MATERIAIS RENOVÁVEIS E NANOBIOMATERIAIS

As atividades dessa SUP envolvem projetos de pesquisa para produção e caracterização de materiais avançados a partir biomassa e nanocelulose, na sua funcionalização e caraterização visando nanocompositos hibridos funcionais, ou eletroquimica e dispositivos para saúde.

Cursando Superior em: Química, Química Industrial, Química tecnológica, Engenharia de Materiais, Engenharia Química, Processos Químicos, e/ou cursos correlatos

SUP 10 - MATERIAIS E DISPOSITIVOS NANOESTRUTURADOS

As atividades dessa SUP envolvem projetos de pesquisa que envolvem síntese, fabricação e caracterização de materiais cerâmicos, metálicos ou bidimensionais ou simulação computacional destes materiais (DFT e/ou Inteligencia Artificial) ou processamento de imagens de microscopia. Poderão realizar análises de caracterização laboratoriais diversas tais como MEV, EDS, XPS e espectrometria, ensaios mecânicos em amostras, ou ainda atuar no desenvolvimento e prospecção de alternativas para problemas em ciência e tecnologia de materiais.

Cursando Superior em:Física, Química, Engenharia (Física, de Materiais, Metalúrgica, Mecânica), Fisica Computacional ou Áreas Correlatas

SUP 11 - MÉTODOS DE PREPARO E ANÁLISE DE AMOSTRAS QUÍMICAS OU BIOLÓGICAS

As atividades dessa SUP  envolvem a manipulação, preparação e caracterização de amostras químicas ou biológicas. Na área de química, envolve reações na presença de gases, variações de temperatura e em ambiente criogênico. Na área biológica, compreendem o desenvolvimento de metodologias de preparo de amostras biológicas (células e fragmentos de tecidos) sob condições criogênicas e a validação do sistema de transferência de amostras. Estas oportunidades também englobam atividades de organizações gerais como reposição de insumos, controle de estoque e funcionamento de infraestrutura de equipamentos científicos dos laboratórios

Cursando Superior em:Química, Engenharia Química, Biologia, Bioquímica, Física e/ou cursos correlatos.

SUP 12 - BIOLOGIA CELULAR E FUNCIONAL

As atividades dessa SUP envolvem biologia celular e funcional. São exemplos: cultivo de linhagens celulares (2D e 3D); preparo de vetores virais; transfecção e transdução; microscopia confocal e de fluorescência; citometria de fluxo; histologia e imunomarcação; análise de expressão; preparo de amostras para análises multiômicas como transcriptômica, genômica e proteômica; entre outros.

Cursando Superior em: Farmácia, Biologia, Biotecnologia, Bioquímica, Biomedicina, e áreas correlatas.

SUP 13 - BIOQUÍMICA E BIOLOGIA SINTÉTICA

As atividades dessa SUP envolvem biologia e biofísica. São exemplos: atividades de biologia molecular, incluindo PCR, clonagem de genes, transformação e engenharia genética, CRISPR/Cas9; manipulação de microrganismos; produção, purificação e caracterização de proteínas recombinantes; eletroforese de proteínas e ácidos nucleicos; ensaios enzimáticos; caracterização de moléculas bioativas; emprego de técnicas biofísicas avaçadas, incluindo cristalografia de raios X e criomicroscopia eletrônica; entre outras.

Cursando Superior em: Biologia, Bioquímica, Biofísica, Biomedicina, Ciências da Computação, Engenharia Bioquímica, Engenharia Química, Farmácia, Química, Biotecnologia e/ ou cursos correlatos.

SUP 14 - COMPUTAÇÃO CIENTÍFICA APLICADA À BIOLOGIA

As atividades dessa SUP envolvem desenvolvimento e/ou aplicação de ferramentas computacionais. As atividades inclui: desenvolvimentos e manutenção de softwares e bancos de dados biológicos; computação de alta performance; implementação de rotinas automatizadas (scripts); modelagem e dinâmica molecular; análises utilizando aprendizado de máquina; processamento de imagens; entre outras.

Cursando Superior em: Informática Biomédica, Engenharia Biomédica, Engenharia Bioquímica, Engenharia Biotecnológica, Engenharia de Bioprocessos, Ciência da Computação, Engenharia da Computação, Biotecnologia, Biomedicina, Bioinformática, Ciências Biológicas, Física, Farmácia e cursos correlatos

SUP 15 - MODELAGEM DE BIOPROCESSOS

As atividades dessa SUP envolvem modelagem aplicada a bioprocessos, com foco principal no levantamento de dados de processos, rendimentos e modelos cinéticos de microrganismos, no desenvolvimento de modelos e simulações e na análise dos dados obtidos. Outras atividades podem incluir a modelagem e simulação de processos de biorrefinarias para obtenção de balanços de massa e energia, bem como análises de viabilidade tecnico-econômica.

Cursando Superior em: Engenharia Química, Engenharia de Alimentos, Engenharia de Bioprocessos, Biotecnologia

SUP 16 - SUPORTE DIDÁTICO

As atividades dessa SUP envolvem monitoramento e suporte aos docentes e alunos durante a preparação e condução das aulas. Suas atividades principais incluirão: Auxílio aos professores nos cursos de exatas ou de ciências da vida, com foco em práticas didáticas, acompanhamento durante disciplinas teóricas e práticas laboratoriais e realização de tarefas acadêmicas, como atendimento em plantões de dúvidas.

Cursando Superior em: Ciências da Computação, Engenharia Física, Engenharia de Materiais, Física, Química, Matemática, Matemática Aplicada.

SUP 17 - MICROBIOLOGIA APLICADA E BIOPROCESSOS

As atividades dessa SUP envolvem microbiologia e bioprocessos. São exemplos de atividades: cultivo de microorganismos em diferentes escalas, incluindo microplacas, frascos agitados e biorreatores de bancadas, triagem em larga escala de diferentes linhagens, bioprospecção e isolamento de microorganismos, extração de material genético, identificação por PCR, preparo de amostras para análises cromatográficas, além de apoiar análises de transcriptômica e metabolômica. Os estagiários também poderão participar das etapas de determinação de parâmetros cinéticos e análise estatística dos resultados.

Cursando Superior em: Biologia, Biotecnologia, Bioquímica, Engenharia Bioquímica, Engenharia Química, Engenharia de Bioprocessos, Engenharia de alimentos, Farmácia, Química e/ ou cursos correlatos.

SUP 18 - PROCESSOS DE BIOCONVERSÃO PARA PRODUTOS RENOVÁVEIS

As atividades dessa SUP envolvem Processos de Valorização de Lignina. Os candidatos auxiliarão na produção de bio-óleos de lignina de bagaço-de-cana, tratamento para isolamento de oligômeros e análise estrutural desses oligômeros utilizando técnicas como RMN (Ressonância Magnética Nuclear), SEC (Cromatografia por Exclusão de Tamanho), GC-MS (Cromatografia Gasosa acoplada à Espectrometria de Massas) e LC-MS (Cromatografia Líquida acoplada à Espectrometria de Massas). Além disso, realizarão testes de screening biológico para identificar bactérias capazes de metabolizar oligômeros de lignina na coleção biológica do LNBR.

Cursando Superior em: Química e/ou cursos correlatos, Engenharia Química, Engenharia Bioquímica, Engenharia de Alimentos

SUP 19 - EVENTOS E APOIO A USUÁRIOS

As atividades dessa SUP envolvem o apoio operacional e administrativo a eventos institucionais e ao recebimento de usuários externos no campus do CNPEM. Isso inclui suporte desde o planejamento até o fechamento de eventos, controle de materiais, montagem de espaços, recepção de participantes e comunicação com o público. Também faz parte da rotina a interação com o sistema de gestão de propostas, confecção de crachás, verificação de treinamentos obrigatórios, apoio na logística de envio/recebimento de amostras e preparação de materiais como listas de presença, senhas de acesso e brindes. O estagiário atuará em parceria com diferentes áreas internas, contribuindo para a realização de eventos e visitas.

Cursando Superior em: Turismo, Administração, Gestão de eventos, Relações Públicas e Comunicação Social

SUP 20 - SEGURANÇA RADIOLÓGICA E TREINAMENTOS

As atividades dessa SUP envolvem o apoio técnico e administrativo em ações relacionadas à segurança das radiações não ionizantes (RNI) e ao aprimoramento de treinamentos realizados pela área de Proteção Radiológica. O estagiário atuará na identificação e análise de riscos em ambientes laboratoriais, inspeção e caracterização de equipamentos emissores de RNI (como lasers, fontes UV e RF), bem como no desenvolvimento e testes de sensores e detectores. Também contribuirá com a elaboração de procedimentos, relatórios técnicos e planos de ação. No campo educacional, apoiará a análise e melhoria contínua dos treinamentos, buscando novas tecnologias, automatizando processos e desenvolvendo novos modelos de aplicação. Participará ainda de ações de conscientização e apoio à gestão documental da área.

Cursando Superior em: Física, Física Médica, Física Biomédica, Engenharia Física, Engenharia Biomédica ou áreas correlatas

SUP 21 - SEGURANÇA OPERACIONAL

As atividades dessa SUP envolvem apoio às rotinas do departamento, com atividades que incluem a emissão de MTRs, acompanhamento de não conformidades na gestão de requisitos legais, identificação e destinação adequada de resíduos, além da organização e gestão de arquivos. E fará parte das responsabilidades a atualização de planilhas de controle e indicadores para integração no Power BI. O estagiário poderá também atuar no suporte do acompanhamento de serviços prediais, na atualização de procedimentos operacionais e em processos vinculados aos contratos da área.

Cursando Superior em: Engenharia Ambiental, gestão Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia de Produção, Engenharia Física e áreas correlatas

SUP 22 - ENGENHARIA CIVIL E ARQUITETURA

 As atividades dessa SUP envolvem apoio na elaboração/análise de projetos, elaboração de planilhas de controle e relatórios técnicos, análise de modelos BIM, processo de contratação de projetos e, acompanhará atividades de obra e participar de atividades administrativas e operacionais.

Cursando Superior em: Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo

SUP 23 - ENGENHARIA ELÉTRICA E AUTOMAÇÃO PREDIAL

As atividades dessa SUP envolvem apoio na criação de projetos, analisando diagramas elétricos, memoriais técnicos e especificações, acompanhamento de obras e instalações, participando de testes e comissionamentos de sistemas, elaboração de relatórios técnicos, apoiando na gestão de processos administrativos, estudo de soluções e aplicações para otimizar resultados e desenvolvimento de desenhos em plataforma CAD.

Cursando Superior em: Engenharia Elétrica, Controle e Automação ou áreas correlatas.

SUP 24 - GESTÃO DE PROJETOS

As atividades dessa SUP envolvem apoio no desenvolvimento de habilidades em gestão de projetos, análise de dados e organização de informações em um ambiente dinâmico e colaborativo. As atividades diárias envolvem apoiar o levantamento e atualização de dados no sistema JIRA, auxilio na organização, padronização e controle de documentos técnicos e administrativos, colaboração na construção e manutenção de dashboards no Power BI, apoio na elaboração de relatórios e planilhas de acompanhamento, além de participar da melhoria contínua dos fluxos de informação e da gestão de arquivos eletrônicos da Diretoria.

Cursando Superior em: Biblioteconomia, Ciência da Informação, Administração, Engenharias, Sistema de informação, Ciências Sociais Aplicadas o ou áreas correlatas

SUP 25 - CONSERVAÇÃO E USO DE RECURSOS NATURAIS

As atividades dessa SUP envolvem atuação interdisciplinar com interface entre ecologia, modelagem ambiental e sustentabilidade. O estágio permitirá contato com ferramentas e conceitos inovadores, contribuindo diretamente para soluções baseadas na natureza e para a construção de um futuro mais resiliente. As atividades envolvem o apoio a estudos com foco no levantamento de dados e informações para avaliação de impacto sobre a biodiversidade utilizando Avaliação do Ciclo de Vida (ACV), avaliação dos impactos associados às diferentes formas de produção de biomassa e à reabilitação de áreas degradadas, considerando os serviços ecossistêmicos envolvidos, além do mapeamento e organização de bancos de dados de biodiversidade.

Cursando Superior em: Ciências biológicas, Ecologia, Engenharia Florestal, Gestão Ambiental, Engenharia Ambiental, Agronomia, Engenharia Agronômica ou áreas correlatas