Venha para o PUE

O Programa Unificado de Estágios (PUE) do CNPEM é direcionado a estudantes de nível técnico ou superior, criativos e inovadores que estejam sempre buscando novos desafios e desenvolvimento.

Se você é apaixonado por ciência e tecnologia aqui é o seu lugar.

O Programa Unificado de Estágios (PUE) do CNPEM promove o equilíbrio ideal entre teoria e prática. O desenvolvimento dos estagiários ao longo do Programa ocorre por meio de atividades de alta complexidade, orientadas à solução de verdadeiros desafios científicos.

No CNPEM os estagiários são encorajados a exercerem autonomia para atuar em projetos de grande magnitude, sempre ao lado de pesquisadores dispostos a ajudar, o que contribui para uma aprendizagem criativa e dinâmica.

O contato ativo e diário com ciência, tecnologia e inovação, oferecido aos estagiários do PUE, é o cenário ideal para o início de uma carreira brilhante! O início dos trabalhos dos estagiários selecionados nesta edição do PUE ocorre em fevereiro de 2023. O Programa tem duração de 1 ano, podendo ser prorrogado por igual período.

No CNPEM prezamos o respeito com a diversidade de todas as suas formas e entendemos que as pessoas são parte fundamental de nosso sucesso.

Faça parte do CNPEM

Organização Social supervisionada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), o CNPEM se destaca no cenário nacional por ser um centro de referência aberto, multiusuário e multidisciplinar, com ações direcionadas para diferentes atores do Sistema Nacional de CT&I.

O Centro reúne equipes multitemáticas altamente especializadas, infraestruturas laboratoriais sofisticadas e abertas à comunidade científica, projetos de pesquisa e desenvolvimento em áreas estratégicas, parcerias com o setor produtivo e atividades de formação e capacitação de jovens pesquisadores. O CNPEM opera quatro Laboratórios Nacionais e é o berço do projeto mais complexo da ciência brasileira – o Sirius. Mais recentemente, com o apoio do Ministério da Educação (MEC), o CNPEM expandiu suas atividades com a abertura da Ilum Escola de Ciência – curso de graduação inovador e interdisciplinar em Ciência, Tecnologia e Inovação.

Estão abertas as inscrições para o 2º processo seletivo do curso de ensino superior em Ciência e Tecnologia da Ilum Escola de Ciência. Candidatos de todo o país podem concorrer a uma das 40 vagas do curso gratuito, em período integral e com duração de 3 anos. As inscrições são gratuitas e todo o processo seletivo é feito de forma remota. Acesse o site da Ilum para saber mais

Conheça as áreas de estágio

Datas importantes

  • De 9 de setembro a 10 de outubro de 2022

    Período de Inscrições

  • OUTUBRO

    Provas Online

    Atenção! A aplicação dos testes não é obrigatória para todas as áreas.
    Os candidatos serão informados previamente por e-mail.

     

  • OUTUBRO E NOVEMBRO

    Entrevistas & “Elevator’s Pitch”

  • Entre DEZEMBRO/2022 e JANEIRO/2023

    Etapa Admissional

  • FEVEREIRO/2023

    Início do Estágio

Benefícios

Bolsa para 30 horas semanais no valor de R$ 900,00 para nível Técnico e R$ 1.370,00 para nível Superior.

Assistência Médica

Unimed

Fretado

Estacionamento

no local

Seguro de Vida

Allianz

Clube

Associação SESC

Convênios

com empresas que oferecem descontos

Assistência Odontológica

Uniodonto

Restaurante no local

Vale Transporte

Dúvidas Frequentes

1. Quem pode se inscrever no Programa Unificado de Estágios do CNPEM?

  • Alunos do Ensino Superior, a partir do 4° semestre; 
  • Alunos do Ensino Técnico, a partir do 1º ano.

O estudante deverá ter disponibilidade para realizar o estágio presencialmente por 1 ano ou, no máximo, dois anos (caso tenha o contrato renovado). 

2. Se não estiver matriculado em nenhum dos cursos descritos na página Áreas de Estágio, posso inscrever-me no Programa?

Sim. O estudante pode verificar as atividades na descrição das áreas, de nível Técnico ou Superior, e se candidatar com as quais se identificar. 

3. Existe a possibilidade de corrigir as informações da inscrição, após o envio do formulário?

Não. Nosso sistema não permite a edição das informações após o envio da candidatura. Verifique com atenção as informações que estão sendo submetidas e leia as descrições das áreas de estágio antes de preencher o formulário de inscrição. 

4. O que faço se eu perder a fase de Inscrição?

Serão considerados para o processo seletivo apenas os candidatos que se inscreverem dentro do prazo limite previamente divulgado no site do Programa e nos canais oficiais do CNPEM.

5. O que é CR (Coeficiente de Rendimento)?

O coeficiente de Rendimento (CR) é o índice que mede, ao longo do curso, o desempenho acadêmico do estudante ao fim de cada período letivo. O valor do CR varia de 0 (zero) a 10 (dez). Geralmente esta informação está descrita em seu histórico escolar, caso não encontre entre em contato com seu coordenador de curso ou secretaria da sua instituição de ensino.

6. Como faço para calcular meu CR de 0 a 10?

Nas instituições onde o CR não é calculado entre 0 e 10, você deverá fazer o cálculo proporcional, ou seja, quanto seria seu CR caso ele fosse nesta escala (casa decimal).

7. Quantas e quais são as fases do Programa Unificado de Estágios do CNPEM?

Para saber mais sobre as etapas do processo, consulte a sessão de datas, na página principal.

8. Como é feita a triagem dos currículos?

A triagem é feita pela área de Recursos Humanos do CNPEM e também pelos requisitantes das vagas. Para a análise, serão levados em consideração os pré-requisitos da descrição de cada vaga.

9 Como saberei se fui selecionado para as próximas fases do PUE?

Os candidatos aprovados na pré-seleção de currículos serão informados das próximas etapas pelo e-mail cadastrado no momento da inscrição

Sobre as Entrevistas

10. Como será feito o processo seletivo para o PUE?

O processo seletivo será totalmente online!

Para a etapa de entrevista, o candidato também receberá um link, onde deverá se conectar no dia e horário informados para um bate papo com o comitê de seleção e apresentação no modo “Elevator’s Pitch”, para o qual você deverá ser preparar previamente.

Obs: Você receberá por e-mail todas as instruções necessárias para elaborar sua apresentação.

11. O que é “Elevator’s Pitch”?

O “Elevator´s Pitch” é uma apresentação de 5 minutos e até 5 slides que será feita no dia da sua entrevista. Nesta apresentação nós queremos conhecer mais as suas conquistas e qualificações. Enfatize os seus projetos, realizações, feitos pessoais (por ex.: projetos realizados no seu curso, apresentações, iniciação científica, etc.) e diga-nos qual a relação disso com o seu interesse no Programa Unificado de Estágios 2023.

12. Quem avalia os candidatos selecionados para a fase de Entrevistas?

A entrevista será realizada pelo requisitante da vaga e por um representante da área de Recursos Humanos do CNPEM. 

Sobre a Admissão

13. Quais documentos devem ser apresentados na Admissão?

Os candidatos devem entregar à área de Recursos Humanos: 

  • uma foto 3×4; 
  • CPF; 
  • RG; 
  • Certificado de reservista; 
  • Comprovante de endereço; 
  • Título de eleitor e comprovante da última eleição; 
  • Atestado de Matrícula;
  • Histórico Escolar; 
  • Currículo atualizado; 
  • Número de Conta no Banco do Brasil (caso não possua, forneceremos solicitação de abertura); 
  • Termo de Compromisso (aprovado e assinado pela instituição de ensino). 

14. Qual será a modalidade do estágio?

Mesmo com o processo seletivo sendo todo online, as atividades do estágio serão presenciais. Dessa forma, você deverá estar preparado(a) para vir até o campus do CNPEM, em Campinas-SP, para a realização do estágio.

Fique tranquilo(a), todos os estagiários recebem orientações e indicações, no momento da admissão, para o caso de terem que se mudar para a região.