Venha para o PUE

O Programa Unificado de Estágios (PUE) do CNPEM é direcionado a estudantes de nível técnico ou superior, criativos e inovadores que estejam sempre buscando novos desafios e desenvolvimento.

Se você é apaixonado por ciência e tecnologia aqui é o seu lugar.

O foco do PUE é a aprendizagem teórica e prática. Seu desenvolvimento durante o período de estágio será através de atividades desafiadoras e projetos direcionados para sua aplicação nas atividades de estágio.

Além do contato ativo com a ciência, inovação e tecnologia, é um espaço que possibilita a aproximação do início de uma carreira profissional, uma vez que o ambiente do CNPEM proporciona atuação ativa nos projetos, colocando em prática toda teoria aprendida, de um jeito criativo e bastante autônomo. Ainda não conhece o CNPEM?

O início de trabalho dos estagiários selecionados nesta edição do PUE será em fevereiro de 2021. O Programa tem duração de 1 ano, podendo ser prorrogado para mais 1 ano.

No CNPEM prezamos o respeito com a diversidade de todas as suas formas e entendemos que as pessoas são parte fundamental de nosso sucesso.

Conheça as áreas de estágio

Datas importantes

  • De 16/09/2020 a 04/10/2020

    Período de Inscrições

  • OUTUBRO

    Provas Online

    Atenção! A aplicação dos testes não será obrigatória para todas as áreas.
    Os candidatos serão informados previamente por e-mail.
     

  • OUTUBRO E NOVEMBRO

    Entrevistas & “Elevator’s Pitch”

    Rodadas de apresentações curtas

  • Entre DEZEMBRO/2020 e JANEIRO/2021

    Etapa Admissional

  • FEVEREIRO/2021

    Início do Estágio

Benefícios

Bolsa para 30 horas semanais no valor de R$ 900,00 para nível Técnico e R$ 1.370,00 para nível Superior.

Assistência Médica

Unimed

Fretado

Estacionamento

no local

Seguro de Vida

Allianz

Clube

Associação SESC

Convênios

com empresas que oferecem descontos

Assistência Odontológica

Uniodonto

Restaurante no local

Vale Transporte

Dúvidas Frequentes

1. Quem pode se inscrever no Programa Unificado de Estágios do CNPEM?

  • Alunos do Ensino Superior, a partir do 4° semestre; 
  • Alunos do Ensino Técnico, a partir do 1º ano.

O estudante deverá ter disponibilidade para realizar o estágio presencialmente por 1 ano ou, no máximo, dois anos (caso tenha o contrato renovado). 

2. Se não estiver matriculado em nenhum dos cursos descritos na página Áreas de Estágio, posso inscrever-me no Programa?

Sim. O estudante pode verificar as atividades na descrição das áreas, de nível Técnico ou Superior, e se candidatar com as quais se identificar. 

3. O que faço se eu perder a fase de Inscrição?

Serão considerados para o processo seletivo apenas os candidatos que se inscreverem dentro do prazo limite previamente divulgado no site do Programa e na página do CNPEM no Facebook.

4. Quantas e quais são as fases do Programa Unificado de Estágios do CNPEM?

Para saber mais sobre as etapas do processo, consulte a sessão de datas, na página principal.

5. Como é feita a triagem dos currículos?

A triagem é feita pela área de Recursos Humanos do CNPEM e também pelos requisitantes das vagas. Para a análise, serão levados em consideração os pré-requisitos da descrição de cada vaga.

6. Como saberei se fui selecionado para as próximas fases do PUE?

Os candidatos aprovados na pré-seleção de currículos serão informados das próximas etapas pelo e-mail cadastrado no momento da inscrição

Sobre as Entrevistas

7. Como será feito o processo seletivo no cenário de pandemia?

O processo seletivo será totalmente online!

Para a etapa de provas, restrita a algumas áreas (para saber quais áreas terão aplicação de prova, consulte a aba áreas de inscrição), o candidato receberá um link pelo e-mail informado no momento da inscrição. Na data e horário indicados, este deverá abrir o link e responder as questões solicitadas.

Para a etapa de entrevista, o candidato também receberá um link, onde deverá se conectar no dia e horário informados para um bate papo com o comitê de seleção e apresentação no modo “Elevator’s Pitch”, para o qual você deverá ser preparar previamente.

Obs: Você receberá por e-mail todas as instruções necessárias para elaborar sua apresentação.

8. O que é "Elevator's Pitch"?

O “Elevator´s Pitch” é uma apresentação de 5 minutos e até 5 slides que será feita no dia da sua entrevista. Nesta apresentação nós queremos conhecer mais as suas conquistas e qualificações. Enfatize os seus projetos, realizações, feitos pessoais (por ex.: projetos realizados no seu curso, apresentações, iniciação científica, etc.) e diga-nos qual a relação disso com o seu interesse no Programa Unificado de Estágios 2021.

9. Quem avalia os candidatos selecionados para a fase de Entrevistas?

A entrevista será realizada pelo requisitante da vaga e por um representante da área de Recursos Humanos do CNPEM. 

Sobre a Admissão

10. Quais documentos devem ser apresentados na Admissão?

Os candidatos devem entregar à área de Recursos Humanos: 

  • uma foto 3×4; 
  • CPF; 
  • RG; 
  • Certificado de reservista; 
  • Comprovante de endereço; 
  • Título de eleitor e comprovante da última eleição; 
  • Atestado de Matrícula;
  • Histórico Escolar; 
  • Currículo atualizado; 
  • Número de Conta no Banco do Brasil (caso não possua, forneceremos solicitação de abertura); 
  • Termo de Compromisso (aprovado e assinado pela instituição de ensino). 

11. Como é o estágio para pessoas de outro estado?

Mesmo com o processo seletivo sendo todo online, as atividades do estágio serão presenciais. Dessa forma, você deverá estar preparado(a) para vir até o campus do CNPEM, em Campinas-SP, para a realização do estágio.
Fique tranquilo(a), todos os estagiários recebem orientações e indicações, no momento da admissão, para o caso de terem que se mudar para a região.

Sobre o CNPEM

Ambiente de pesquisa e desenvolvimento sofisticado e efervescente, único no País e presente em poucos polos científicos no mundo, o Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM) é uma organização social supervisionada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações (MCTI). O Centro opera quatro Laboratórios Nacionais e é berço do mais complexo projeto da ciência brasileira, o Sirius, uma das mais avançadas fontes de luz síncrotron do mundo.

O CNPEM reúne equipes multitemáticas altamente especializadas, infraestruturas laboratoriais mundialmente competitivas e abertas à comunidade científica, linhas de pesquisa em áreas estratégicas, projetos inovadores em parcerias com o setor produtivo e ações de treinamento para pesquisadores e estudantes. O Centro constitui um ambiente movido pela busca de soluções com impacto nas áreas de saúde, energia, meio ambiente, novos materiais, entre outras.

As competências singulares e complementares presentes no CNPEM impulsionam pesquisas e desenvolvimentos nas áreas de luz síncrotron; engenharia de aceleradores; descoberta de novos medicamentos; mecanismos moleculares envolvidos no surgimento e na progressão do câncer, doenças cardíacas e do neurodesenvolvimento; nanopartículas funcionalizadas para combate de bactérias, vírus, câncer; novos sensores e dispositivos nanoestruturados para os setores de óleo e gás e saúde; soluções biotecnológicas para o desenvolvimento sustentável de biocombustíveis avançados, bioquímicos e biomateriais.