A Unidade Embrapii Biomassa integra as competências existentes nos quatro Laboratórios Nacionais:

  • CTBE (Ciência e Tecnologia do Bioetanol): pesquisa e desenvolvimento nas áreas de produção e conversão industrial da biomassa de cana-de-açúcar e culturas complementares em combustíveis (1a e 2a geração), eletricidade e compostos derivados da química verde. Cerca de 9.000 m2 de infraestrutura singular no País possibilitam o escalonamento de tecnologias, com o objetivo de transferir novos processos ao setor produtivo. Um dos diferenciais do Laboratório nesse contexto é a Planta Piloto para Desenvolvimento de Processos (PPDP).
  • LNBio (Biociências):  pesquisa científica e aplicada voltados para serviços e projetos para empresas farmacêuticas, produção de cosméticos, ingredientes e insumos biomédicos. Seu foco inclui estudos de estrutura, dinâmica, estabilidade e interação entre proteínas e macromoléculas, genômica, proteômica e metabolômica, ensaios bioquímicos e de processamento de biomassa, bioinformática, desenvolvimento de espécies varietais e ensaios em casa de vegetação e utilização extratos de produtos naturais.
  • LNNano (Nanotecnologia): pesquisa básica e aplicada multidisciplinar com sofisticado parque de microscópios eletrônicos, equipamentos para desenvolvimento e escalonamento de processos e instalações semi-industriais para preparação de peças e protótipos. Atende demandas em serviços e projetos de todas as naturezas relativas à nanotecnologia, nos setores agroindustriais e de consumo, papel e celulose, alimentos, química e farmacêutica, eletro-eletrônica e na exploração de recursos naturais como biomassa, petróleo, gás e minérios.
  • LNLS (Luz Sincrotron): oferece 18 linhas de luz para estudo de propriedades estruturais, eletrônicas e magnéticas de biomassas, materiais poliméricos, biológicos, inorgânicos e orgânicos, filmes finos, itens geológicos e arqueológicos. Avalia a estrutura cristalina de diferentes classes de materiais. Realiza experimentos multidisciplinares em física de matéria condensada, atômica e molecular para produtos químicos básicos, especialidades e catalisadores. Oferece estudo de proteínas e de moléculas biológicas a nível molecular.