30 ANOS DO PROGRAMA BOLSAS DE VERÃO

O Programa Bolsas de Verão (PBV) completa 30 anos em 2022 e, para celebrar este marco, o Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), Organização Social vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), realizará uma série de ações a fim de contar um pouco mais sobre a história e a importância do Programa na formação de jovens de diversas partes do Brasil e da América Latina.

Ao longo desses 30 anos, o PBV tornou-se um marco na vida de diversos pesquisadores e profissionais das mais diversas áreas, contribuindo para a formação de pessoas e difusão do conhecimento gerado no CNPEM.

Para esta celebração, faremos uma ação continuada com depoimentos de ex-bolsistas nas redes sociais do CNPEM e uma live festiva, a ser realizada em 3 de fevereiro de 2022. Será um momento de muita alegria, descontração e boas histórias, que marcarão uma nova fase do Programa Bolsas de Verão!

Para fazer sua inscrição no evento comemorativo, clique no botão abaixo.

O PROGRAMA BOLSAS DE VERÃO

O Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), Organização Social vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), realiza anualmente o Programa Bolsas de Verão (PBV), com o objetivo de estimular jovens estudantes com vocação para pesquisa científica e desenvolvimento tecnológico.

O programa é destinado exclusivamente a estudantes matriculados em cursos de graduação universitária das áreas de Ciências Exatas e da Terra (incluindo Engenharias) e Ciências Biológicas e da Saúde de instituições universitárias localizadas em países da América Latina e Caribe. O desafio de cada estudante selecionado é desenvolver um projeto de pesquisa proposto por pesquisadores do CNPEM e apresentar seus resultados na forma de seminários e de um relatório final de pesquisa.

O PBV foi realizado pela primeira vez em janeiro e fevereiro de 1992, quando o Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS) desenvolvia o projeto de um acelerador de elétrons para a produção luz síncrotron, primeiro equipamento desse tipo no Hemisfério Sul. A partir daquele ano, o Programa passou a ser regularmente realizado sempre nos meses de verão no Brasil e, também, período de férias para os estudantes universitários da América Latina e Caribe.

Com a expansão do LNLS e a criação de outros Laboratórios Nacionais do CNPEM, o PBV passou a ser realizado de forma integrada nas instalações que formam este centro de pesquisa e desenvolvimento tecnológico, localizado em Campinas, cidade com mais de 1 milhão de habitantes, a 100 quilômetros da capital São Paulo.

Ao todo, o PBV já recebeu mais de 400 estudantes.

ATENÇÃO

O CNPEM comunica que o 30° Programa Bolsas de Verão será adiado e não ocorrerá em janeiro e fevereiro de 2022. A decisão considera todas as implicações decorrentes da pandemia de COVID-19. Em consequência, não será divulgado, neste momento, o edital com as regras aplicáveis à próxima edição do PBV.

Qualquer nova atualização sobre o 30º PBV será divulgada nesta página e demais canais de comunicação do CNPEM.

Sua assinatura não pôde ser validada.
Você fez sua assinatura com sucesso.

CNPEM

Ambiente de pesquisa e desenvolvimento sofisticado e efervescente, único no País e presente em poucos polos científicos no mundo, o Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM) é uma organização social supervisionada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações (MCTI). O Centro é constituído por quatro Laboratórios Nacionais e é berço do mais complexo projeto da ciência brasileira – o Sirius – uma das mais avançadas fontes de luz síncrotron do mundo.

O CNPEM reúne equipes multitemáticas altamente especializadas, infraestruturas laboratoriais mundialmente competitivas e abertas à comunidade científica, linhas de pesquisa em áreas estratégicas, projetos inovadores em parcerias com o setor produtivo e ações de treinamento para pesquisadores e estudantes.

Ambiente de pesquisa e desenvolvimento sofisticado e efervescente, único no País e presente em poucos polos científicos no mundo, o Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM) é uma organização social supervisionada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações (MCTI). O Centro é constituído por quatro Laboratórios Nacionais e é berço do mais complexo projeto da ciência brasileira – o Sirius – uma das mais avançadas fontes de luz síncrotron do mundo. O CNPEM reúne equipes multitemáticas altamente especializadas, infraestruturas laboratoriais mundialmente competitivas e abertas à comunidade científica, linhas de pesquisa em áreas estratégicas, projetos inovadores em parcerias com o setor produtivo e ações de treinamento para pesquisadores e estudantes.

 

Rua Giuseppe Máximo Scolfaro, 10.000
Polo II de Alta Tecnologia de Campinas
CEP 13083-970 – Campinas/SP, Brasil
Tel.: +55 19 3512-1010

Contato

Nome(Requirido)
E-mail(Requirido)