Selecionados para a ER2LS 2022

Confira a lista de selecionados!

A ER2LS 2022

Em 2022, a 5ª edição da Escola Ricardo Rodrigues de Luz Síncrotron (ER2LS) será realizada em formato híbrido, com videoaulas online sobre a produção e utilização da luz síncrotron, associadas a atividades práticas nas linhas de luz e laboratórios do Sirius, a nova fonte de luz síncrotron brasileira.

Seguindo o sucesso da edição anterior, a primeira semana da Escola, de 11 a 15 de julho, será dedicada as aulas teóricas e sessões de discussões online, realizadas através de uma plataforma online que permite a disponibilização do conteúdo didático e facilita a interação e trocas entre os alunos e professores da Escola.

A segunda semana da escola, de 18 a 22 de julho, será dedicada a realização de atividades práticas nas instalações científicas disponíveis até o momento no Sirius, compreendendo várias linhas de luz, aceleradores e laboratórios de apoio.

A Escola Ricardo Rodrigues de Luz Síncrotron (ER2LS), organizada pelo Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS), parte do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM) em Campinas, SP, acontecerá entre os dias 11 e 22 de julho de 2022. A ER2LS busca ampliar a capacitação da atual comunidade de usuários do LNLS, além de impulsionar a formação e o treinamento de novos usuários, potencialmente aptos a utilizar técnicas de luz síncrotron em suas áreas de pesquisa. A Escola visa atrair estudantes da graduação a pós-graduação, de todas as áreas.

A nova denominação da Escola Brasileira de Síncrotron (EBS)

Escola Ricardo Rodrigues de Luz Síncrotron (ER2LS) é a nova denominação para a Escola Brasileira de Síncrotron (EBS) e homenageia o Prof. Ricardo Rodrigues, pioneiro da luz síncrotron no Brasil. Ricardo Rodrigues foi responsável pelo projeto e construção dos aceleradores dos dois síncrotrons brasileiros, o UVX e seu sucessor, Sirius, em fase final de comissionamento. Sua notória criatividade, dedicação e arrojo em aceitar desafios técnicos foram fundamentais para o desenvolvimento da engenharia de aceleradores no Brasil, hoje com qualidade reconhecida internacionalmente. Confira o portal dedicado à memória do Prof. Ricardo Rodrigues.

Sua assinatura não pôde ser validada.
Você fez sua assinatura com sucesso.

Apoio