O Evento

CONFIRA A LISTA DE SELECIONADOS

O Laboratório Nacional de Biociências (LNBio), em parceria com NanoTemper Technologies, promove o Workshop de caracterização de macromoléculas com foco em afinidade de interações. O evento será realizado em 07 de agosto, no campus do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), em Campinas-SP. A iniciativa é gratuita e as inscrições devem ser feitas até 28 de julho.

A termoforese em microescala é o movimento direcionado de partículas em um gradiente microscópico de temperatura, gerando informação sobre mudanças tanto na camada de hidratação de biomoléculas, quanto em suas estruturas e conformações. Estes efeitos são resultantes da modificação do movimento de moléculas pelo gradiente de temperatura, sendo utilizadas para a determinação de valores de afinidade de ligações entre estas biomoléculas.

Esta metodologia tem sido essencial para a determinação de afinidades entre biomoléculas, sendo aplicada em diferentes contextos, revelando informações importantes sobre amostras proteicas. Neste contexto, o LNBio e a NanoTemper Technologies estão organizando este workshop, focando em um encontro de usuarios destas tecnologias no Brasil.  A ideia é gerar uma instância onde os usuários possam apresentar as linhas de pesquisa onde estão utilizando a termoforese e gerar espaços de discussão para abordar experimentos, protocolos, conselhos e troca de experiências em geral em conjunto com nosso equipo de NanoTemper aqui no Brasil.” Durante este workshop serão apresentadas palestras que detalham sobre a teoria existente por trás da técnica, além de apresentação de dados de usuários e discussões sobre soluções de problemas e aplicações.