Workshop em Termoforese – 2016

O Evento

O Laboratório Nacional de Biociências (LNBio), em parceria com NanoTemper Technologies, promove o Workshop de caracterização de macromoléculas com foco em estabilidade estrutural e afinidade de interações, com uso de nanoDSF e termoforese em microescala. O evento será realizado em 21 de setembro, no campus do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), em Campinas-SP. A iniciativa é gratuita e as inscrições devem ser feitas até 16 de setembro.

A termoforese em microescala é o movimento direcionado de partículas em um gradiente microscópico de temperatura, gerando informação sobre mudanças tanto na camada de hidratação de biomoléculas, quanto em suas estruturas e conformações. Estes efeitos são resultantes da modificação do movimento de moléculas pelo gradiente de temperatura, sendo utilizadas para a determinação de valores de afinidade de ligações entre estas biomoléculas.

O nanoDSF é proveniente de uma modificação do método de fluorimetria de varredura diferencial, também conhecido como Thermalshift, que prove medidas que determinam estabilidade térmica de proteínas, a qual pode ser medida por experimentos de desnaturação térmica ou química. Entretanto, no caso de nanoDSF, estas medidas são baseadas somente na fluorescência intriseca dos resíduos de triptofano e tirosinas presentes em proteínas, não necessitando de nenhuma sonda adicional.

Estas duas metodologias tem sido essenciais para a determinação de afinidades entre biomoléculas e medidas de estabilidade estrutural, sendo aplicadas em diferentes contextos, revelando informações importantes sobre amostras proteicas. Neste contexto, o LNBio e a NanoTemper Technologies estão organizando este workshop, focando na exposição e treinamento nas tecnicas de termoforese em microescala e nanoDSF. Durante este workshop serão apresentadas palestras que detalham sobre a teoria existente por trás de ambas as tecnicas, além de palestras que demonstram exemplos de suas aplicações. Mais ainda, será realizada uma sessão prática com experimentos, realizados nos equipamentos que serão disponibilizados para o workshop, na qual interessando estão convidados a trazer suas amostras.

Programação

Wednesday, September 21th

08:15 am 
Registration and coffee

09:00 am
Opening remarks and introduction to MST and nanoDSF
Dr. Daniel Maturana, Application Specialist, NanoTemper Technologies

10:00 am
Lecture
Dr. Fernando Melo, UNESP

10:30 am
Coffee break

11:00 am
MicroScale Thermophoresis assay optimization and data analysis
Dr. Daniel Maturana, Application Specialist, NanoTemper Technologies

12:00 pm
Short presentation from The Spectroscopy and Calorimetry Facility (LEC) 
1:00 pm 
Lunch

Practical Session

2:30 pm
Experimental work on user samples

5:00 pm
Wrap-up session, data presentation and analysis

 

Informações aos interessados

Inscrições

  • A inscrições para o evento são gratuitas;
  • Os interessados em participar do workshop devem preencher o formulário de inscrição disponível AQUI.
  • As inscrições podem ser realizadas até 16 de setembro; 
  • Caso o número de inscrições seja maior que o número de vagas disponíveis (70 para palestras teóricas e 25 para as sessões práticas), os inscritos serão selecionados de acordo com os seguintes critérios: apresentação de trabalho; descrição de interesse e experiências prévias com termoforese; estudantes de pós-graduação.

Informações Gerais

  • O evento acontecerá no Auditório do Anel do LNLS, localizado no campus do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM),  em Campinas-SP;
  • Selecionados para a sessão prática, poderão almoçar no restaurante do campus do CNPEM. A refeição custa por volta de R$ 15,00;
  • A comissão organizadora não disponibiliza auxílio para transporte, acomodação e almoço;
  • Os certificados de participação serão entregues ao final do workshop;
  • A organização do evento incentiva os participantes a trazerem dados para discussão com os especialistas.
  • Participantes da prática poderão trazer suas amostras para análise. Mais informações sobre essa questão serão repassadas por e-mail, após o período de inscrição.

Informações para Apresentação de Trabalho

  • A priori os trabalhos serão expostos em apresentações orais de curta duração;
  • Caso o número de trabalhos submetidos exceda às expectativas do comitê organizador, uma sessão de pôster poderá ser realizada;
  • Instruções detalhadas para a montagem das apresentações serão disponibilizadas após o fechamento das inscrições.

Como chegar

CNPEM – Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais
Rua Giuseppe Máximo Scolfaro, 10000
Pólo II de Alta Tecnologia de Campinas
Campinas – SP – Brazil

 

ORGANIZAÇÃO