Nível Superior

SUP 1 - ELÉTRICA, ELETRÔNICA E SOFTWARE EMBARCADO

As oportunidades desta área englobam atividades no desenvolvimento dos subsistemas relacionados ao Sirius, linhas de luz, aceleradores e engenharia do CNPEM. Além de projetos, os estagiários estarão presentes em demais atividades rotineiras das equipes. As atividades podem compreender: Instalações elétricas, desenvolvimento de instrumentação eletrônica, sistemas de automação e testes (hardware e software), projeto e prototipagem de circuitos eletrônicos digitais, analógicos e de potência, sistemas embarcados (microcontroladores e FPGA).

Cursando Superior em: Engenharias Física, Elétrica, Eletrônica, Mecatrônica, da Computação ou de Controle e Automação; Física e/ou cursos correlatos.

SUP 2 - CONTROLE, AUTOMAÇÃO E MECATRÔNICA

As oportunidades desta área englobam sistemas mecânicos, mecatrônicos e metrologia de alta precisão. Dentre as atividades estão: projeto e integração de sistemas mecatrônicos, prototipagem e modelamento de sistemas de controle, sistemas embarcados para controles especiais, automações variadas, CLP, IHM, painéis elétricos, coleta e análise de dados.

Cursando Superior em: Engenharias Mecatrônica, Elétrica, Mecânica, Física, de Controle e Automação e/ou cursos correlatos.

SUP 3 - COMPUTAÇÃO E SISTEMAS

As oportunidades desta área englobam atividades de computação científica ou aplicada, em diversas áreas do CNPEM. As atividades podem conter: desenvolvimentos e manutenção de softwares em diversos ambientes (Linux, Windows, containers), interface gráficas para controle e operação de sistemas, drivers e firmwares para sistemas embarcados e de controle. Além disso, oportunidades nesta área podem incluir computação de alta performance e envolver a implementação de rotinas automatizadas (scripts) nas mais variadas linguagens.

Cursando Superior em: Análise de Sistemas; Ciência da Computação; Engenharias da Computação ou Física e/ou cursos correlatos.

SUP 4 - FÍSICA DE ACELERADORES E TECNOLOGIA BIOMÉDICA

As oportunidades desta área englobam atividades relacionadas às ciências e/ou física médica, com participação em projetos relacionados ao Sirius e à Engenharia do CNPEM. As atividades são variadas e visam aplicar princípios, conceitos e métodos de física e engenharia para resolver problemas desafiadores. Podem envolver estudos, cálculos matemáticos, simulações matemáticas ou de radiação eletromagnética, análises de dados, concepção e acompanhamento de testes, discussão de algoritmos e assuntos relacionados à engenharia biomédica. Algumas das vagas compreendem Física de aceleradores.

Cursando Superior em: Física; Física Médica; Engenharias Biomédica, da Computação, Elétrica ou Física; Matemática; Matemárica Aplicada; Estatística e/ou cursos correlatos.

SUP 5 - ELETROMAGNETISMO

As oportunidades desta área englobam trabalhos com simulações magnéticas, desenvolvimento de sistemas de caracterização e projeto de dispositivos magnéticos de última geração para o Sirius, aplicando conceitos de eletromagnetismo, programação, análise de dados e integração de equipamentos eletrônicos.

Cursando Superior em: Física, Engenharias Física ou Elétrica e/ou cursos correlatos.

SUP 6 - INSTRUMENTAÇÃO CIENTÍFICA

As oportunidades desta área englobam atividades que podem compreender: projetos de pesquisa, desenvolvimento, montagem e comissionamento de instrumentação científica associada a laboratórios e estações experimentais. Tal instrumentação pode incluir:  óptica, detectores de raios X,   preparação de amostras, ambientes de amostras (controle de movimento, vácuo, pressão, temperatura, campos magnéticos, etc.), software de automação, controle e análise de dados experimentais.   Os estagiários terão contato direto com diversos grupos e variadas disciplinas, adquirindo assim vivência nas áreas de desenvolvimento de projetos de mecânica, óptica,  eletrônica, metrologia, medidas físicas, controle, automação e computação científica.

Cursando Superior em: Física; Engenharias Física, da Computação, Elétrica, Mecânica, Mecatrônica ou de Automação e Controle; Química; Biologia e/ou cursos correlatos.

SUP 7 - ENGENHARIA MULTIFÍSICA

As oportunidades desta área englobam desenvolvimento de componentes e técnicas para os aceleradores e linhas de luz do Sirius, incluindo todo ciclo de vida do projeto – levantamentos bibliográficos, modelagem, projetos multifísica, simulações computacionais, fabricação mecânica, prototipagem e testes. Dentre as aplicações estão sistemas de vácuo, materiais e processos especiais, sistemas criogênicos, supercondutividade, estações experimentais multifuncionais, óptica de raios-X e sistemas mecatrônicos de alto desempenho.

Cursando Superior em: Engenharias Física, de Materiais, Mecânica, Mecatrônica; Física e/ou cursos correlatos.

SUP 8 - INFRAESTRUTURA - MECÂNICA, CIVIL E UTILIDADES

As oportunidades desta área englobam o acompanhamento de projeto, contratação, instalação e comissionamento de soluções de engenharia mecânica, civil e utilidades. Os estagiários atuarão em projetos que podem compreender os seguintes subsistemas: HVAC (heating, Venting and air conditioning), sistemas de resfriamento, Criogenia (Nitrogênio e Hélio Líquidos) e utilidades mecânicas (água desmineralizada, água abrandada, ar comprimido, gases, etc.).

Cursando Superior em: Engenharias Mecânica, Elétrica, de Automação e Controle, Civil, Industrial ou Física; Física e/ou cursos correlatos.

SUP 9 - MATERIAIS RENOVÁVEIS E NANOBIOMATERIAIS E DISPOSITIVOS

As oportunidades desta área englobam projetos de pesquisa para produção e caracterização de materiais avançados a partir de nanocelulose, fabricação de transistores de filmes nanoestruturados para biossensoriamento e estudo de nanointerfaces híbridas orgânico-inorgânico-biológico.

Cursando Superior em: Biotecnologia; Química; Química Industrial; Química Tecnológica; Farmácia; Engenharias de Materiais ou Química; Processos Químicos e/ou cursos correlatos.

SUP 10 - MATERIAIS E DISPOSITIVOS NANOESTRUTURADOS

As oportunidades desta área englobam projetos de pesquisa para síntese de nanomateriais para energia renovável, síntese, fabricação e caracterização estrutural de materiais e dispositivos quânticos, ou fabricação e caracterização de filmes finos nanoestruturados.

Cursando Superior em: Engenharias Física, de Materiais ou Química; Física; Química; Química de Materiais e/ou cursos correlatos.

SUP 11 - QUÍMICA - SÍNTESE ORGÂNICA E INORGÂNICA

As oportunidades desta área englobam treinamento em metodologias de síntese química, técnicas de purificação, separação e elucidação estrutural de compostos sintetizados, preparação de amostras e preparação de soluções e galvanoplastia. Executará rotinas laboratoriais e suporte a projetos institucionais e ainda poderá atuar com análises de caracterização laboratoriais (espectrometria de massas, FTIR de bancada, área superficial, TGA, UV-VIS, potencial ZETA, RMN, etc).

Cursando Superior em: Química, Química Industrial, Química Tecnológica, Farmácia e/ou cursos correlatos.

SUP 12 - DINÂMICA MOLECULAR APLICADA À BIOTECNOLOGIA

As oportunidades desta área englobam desenvolvimento de simulações computacionais utilizando técnicas modernas de dinâmica molecular, implementação das metodologias de simulação, de cálculos em supercomputadores para estudar enzimas de interesse biotecnológico, visando futuras aplicações industriais. As atividades contemplarão o planejamento, execução e análise dos resultados, estando o estagiário envolvido em todas as etapas de simulação do sistema que lhe será designado, utilizando diferentes programas. Espera-se que os estagiários adquiram também um bom conhecimento na análise de estrutura e mecanismos moleculares de enzimas.

Cursando Superior em: Biologia, Biotecnologia, Bioquímica, Ciências Biomoleculares, Ciências Físicas, Engenharia Química, Física, Química e/ou cursos correlatos.

SUP 13 - PROCESSOS DE BIOCONVERSÃO PARA PRODUTOS RENOVÁVEIS

As oportunidades desta área englobam atividades de despolimerização e, fracionamento de lignina, passando por estabilidade dos bio-óleos produzidos a partir de lignina. Os estagiários estarão envolvidos no desenvolvimento de reações enzimáticas para bioconversão de aromáticos derivados de lignina e do bio-óleo. As atividades também incluem desenvolvimento e consolidação de técnicas analíticas avançadas para caracterização da lignina e bio-óleo em distintos processos de conversão. Executará rotinas laboratoriais e suporte a pesquisa envolvendo, preparo de soluções, redação de protocolos analíticos, preparo de curvas de calibração, ensaios enzimáticos, derivatização de amostras e atuação em técnicas de caracterização (CG-MS, RMN, UV-vis, tga, etc.).

Cursando Superior em: Química; Biologia; Engenharias Química ou Bioquímica e/ou cursos correlatos.

SUP 14 - BIOTECNOLOGIA APLICADA À AGRICULTURA

As oportunidades desta área englobam diversas áreas da biotecnologia e microbiologia aplicada à agricultura, atuando em projetos que visam elucidar o papel dos microrganismos e seus metabólitos no crescimento de plantas, na inibição do crescimento de fitopatógenos e nas emissões de gases do efeito estufa de solos agrícolas. As atividades incluirão biologia molecular e ômicas, tais como extração de DNA/RNA, PCR, RT-qPCR, sequenciamento, metagenômica, transcriptômica, metabolômica, entre outras. Em adição, preparo de meios de cultura diversos, cultivos de microrganismos (bactérias e fungos), cultivo de plantas, experimentos com solo, planta e microrganismos em condições de câmaras de crescimento e casa de vegetação. Os estagiários também poderão realizar atividades complementares em outros LNs do CNPEM, e participarão ativamente das diversas etapas da pesquisa científica, que envolve desde as atividades laboratoriais, análises de dados, e apoio na elaboração de relatórios e artigos científicos.

Cursando Superior em: Biologia; Química; Biotecnologia; Agronomia; Ciências Ambientais; Bioquímica; Engenharia Química e/ou cursos correlatos.

SUP 15 - BIOLOGIA MOLECULAR E CELULAR, BIOQUÍMICA E MICROBIOLOGIA

As oportunidades desta área englobam diversas atividades na área de Biologia, como: atividades de biologia molecular (ex: CRISPR/Cas9, clonagem de genes de interesse, transformação genética, engenharia genética), produção, purificação e caracterização de proteínas, microbiologia aplicada e manipulação de microrganismos. As atividades também podem incluir biologia celular, manipulação de animais de experimentação e histologia visando estudos morfológicos por imagem. Os estagiários executarão rotinas laboratoriais e suporte a pesquisa que podem envolver preparo de amostras biológicas, extração e quantificação de DNA, PCR, eletroforese em gel, preparo de meios de cultura, cultivo de linhagens celulares, ensaios enzimáticos, crescimento de microrganismos, bioensaios, extração e quantificação de proteínas, Western Blotting, imunofluorescência e ensaios de microscopia confocal.

Cursando Superior em: Biologia; Bioquímica; Biofísica; Biomedicina; Química; Farmácia; Ciências da Computação; Engenharias Bioquímica ou Química e/ ou cursos correlatos.

SUP 16 - ADMINISTRATIVO

As oportunidades desta área englobam os seguintes departamentos:

  • Compras – Suporte administrativo aos compradores nos processos de compras nacionais e internacionais, com acompanhamento dos prazos de entrega, verificação e validação de documentos;
  • RH – Suporte nas rotinas de Administração de Pessoal, Gestão de Benefícios e Controle de Ponto;
  • Controladoria – Suporte nas rotinas financeiras, contábeis e fiscais, com dedicação a atividades relacionadas ao suporte de fechamento de período, geração de relatórios, interface com as demais áreas, organização de material para prestação de contas e controle patrimonial.

Cursando Superior em: Administração; Contabilidade; Estatística; Matemática; Tecnólogo em RH; Economia; Comércio Exterior e/ou cursos correlatos.

SUP 17 - SUPORTE DIDÁTICO

As oportunidades desta área englobam o suporte aos docentes na área de Matemática, Física, Biologia e Química em práticas didáticas, como plantões e acompanhamento de disciplinas teóricas e laboratório.

Cursando Superior em: Bacharelados ou Licenciaturas em Física, Matemática, Biologia, Química e/ ou Farmácia e/ ou cursos correlatos.