SUP 1 - ELÉTRICA, ELETRÔNICA E SOFTWARE EMBARCADO

As oportunidades desta área cobrem atividades no desenvolvimento dos subsistemas relacionados ao Sirius, linhas de luz, aceleradores e engenharia do CNPEM. Além de projetos, os estagiários estarão presentes em demais atividades rotineiras das equipes. As atividades podem compreender: desenvolvimento de instrumentação eletrônica, sistemas de automação e testes (hardware e software), projeto e prototipagem de circuitos eletrônicos digitais, analógicos e de potência, sistemas embarcados (microcontroladores e FPGA).

Cursando Superior em: Engenharia Elétrica, Engenharia Eletrônica, Engenharia Mecatrônica, Engenharia da Computação, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia Física, Física e/ou cursos correlatos.

SUP 2 - CONTROLE, AUTOMAÇÃO E MECATRÔNICA

As vagas desta área englobam sistemas mecânicos, mecatrônicos, automação, controle e metrologia de alta precisão. Dentre as atividades estão: projeto, integração e programação de sistemas mecatrônicos; prototipagem e modelagem de sistemas de controle; sistemas embarcados para controles especiais; automações variadas incluindo automação industrial com CLP, IHM, painéis elétricos e de automação; coleta e análise de dados.

Cursando Superior em: Engenharia Mecatrônica, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Engenharia Física e/ou cursos correlatos.

SUP 3 - COMPUTAÇÃO E SISTEMAS

Os estagiários desta área serão inseridos em atividades de computação científica ou aplicada em diversas áreas do CNPEM. As atividades podem conter desenvolvimentos e manutenção de: softwares em diversos ambientes (Linux, Windows, containers); interfaces gráficas para controle e operação de sistemas; administração de ambientes computacionais e redes por meio da configuração de recursos e sistemas; drivers e firmwares para sistemas embarcados e de controle; sistemas de visão computacional e inteligência artificial. Além disso, oportunidades nesta área podem incluir o desenvolvimento para ambientes de computação de alto desempenho e envolver a implementação de rotinas automatizadas (scripts) nas mais variadas linguagens.

Cursando Superior em: Análise de Sistemas, Ciência da Computação, Engenharia da Computação, Engenharia Física e/ou cursos correlatos.

SUP 4 - TECNOLOGIA BIOMÉDICA E PROTEÇÃO RADIOLÓGICA

Estagiários desta área estarão inseridos em atividades relacionadas a Engenharia Biomédica, Engenharia Física, Física Médica e Física. As atividades são variadas e visam aplicar princípios, conceitos e métodos de física, física das radiações e engenharia para resolver problemas em áreas como: equipamentos de imagem e diagnóstico, eletrofisiologia, bioimpressão, sistemas automatizados de cultura de células, eletroespectrometria, biossensores, detectores de radiação ionizante e não ionizante. As atividades podem envolver cálculos e simulações matemáticas até aplicação de conceitos e filosofia de segurança radiológica, incluindo análises de dados, concepção e acompanhamento de testes, discussão de algoritmos e assuntos relacionados à tecnologia biomédica e proteção radiológica.

Cursando Superior em: Física, Engenharia Física, Física Médica, Engenharia Biomédica, Biofísica, Matemática, Matemática Aplicada, Estatística, Engenharia da Computação, Engenharia Elétrica e/ou cursos correlatos.

SUP 5 - FÍSICA DE ACELERADORES, ELETROMAGNETISMO e RADIOFREQUÊNCIA

As vagas desta área serão direcionadas para atividades relacionadas à física de aceleradores, radiofrequência e dispositivos/sistemas magnéticos. Na área de física de aceleradores as atividades podem compreender: estudos analíticos, simulações matemáticas/numéricas, concepção e acompanhamento de testes, discussão de algoritmos, implementação de scripts de controle e experimentos com o feixe de elétrons em aceleradores (Sirius e outros), bem como análise de dados e sugestões de aprimoramentos dos experimentos e dos aceleradores. Na área de eletromagnetismo os trabalhos poderão conter simulações magnéticas, desenvolvimento de sistemas de caracterização e projeto de dispositivos magnéticos (eletroímãs, magnetos permanentes ou supercondutores) aplicando conceitos de eletromagnetismo, programação, análise de dados e integração de equipamentos eletrônicos.

Cursando Superior em: Física, Engenharia Física ou Engenharia Elétrica.

SUP 6 - INSTRUMENTAÇÃO CIENTÍFICA

O estagiário estará inserido em atividades que podem compreender: projetos de pesquisa, desenvolvimento, montagem e comissionamento de instrumentação científica associada a laboratórios e estações experimentais. Tal instrumentação pode incluir: óptica, detectores de raios X, preparação de amostras, ambientes de amostras (controle de movimento, vácuo, pressão, temperatura, campos magnéticos, etc.), software de automação, controle e análise de dados experimentais. O estagiário terá contato direto com diversos grupos e variadas disciplinas, adquirindo assim vivência nas áreas de desenvolvimento de projetos de mecânica, óptica, eletrônica, metrologia, medidas físicas, controle, automação e computação científica.

Cursando Superior em: Física, Engenharia Física, Engenharia da Computação, Engenharia Elétrica, Mecânica, Mecatrônica, Automação e Controle, Química, Biologia, e/ou cursos correlatos.

SUP 7 - ENGENHARIA MULTIFÍSICA

O estagiário estará inserido em atividades que podem compreender: desenvolvimento de componentes e técnicas para aceleradores e linhas de luz do Sirius, incluindo todo ciclo de vida do projeto – levantamentos bibliográficos, modelagem, projetos multifísica, simulações computacionais, fabricação mecânica, prototipagem e testes. Dentre as aplicações estão sistemas de vácuo, materiais e processos especiais, sistemas criogênicos, supercondutividade, estações experimentais multifuncionais, óptica de raios X e sistemas mecatrônicos de alto desempenho.

Cursando Superior em: Engenharia Física, Engenharia de Materiais, Engenharia Mecânica, Engenharia Mecatrônica, Física e/ou cursos correlatos.

SUP 8 - INFRAESTRUTURA - MECÂNICA, CIVIL E UTILIDADES

As vagas desta área envolvem o acompanhamento de projeto, contratação, instalação, comissionamento e manutenção de soluções de engenharia elétrica, automação, mecânica, civil e utilidades. Os estagiários atuarão em projetos e manutenção que podem compreender os seguintes subsistemas: elétrica (alta, média e baixa tensão, geradores, UPS, SPDA/aterramento), automação predial (controle de sistemas, sistema de alarme de incêndio, controle de acesso, CFTV); HVAC (Heating, Venting and Air Conditioning), sistemas de resfriamento, criogenia (Nitrogênio e Hélio líquidos) e utilidades mecânicas (água desmineralizada, água abrandada, ar comprimido, gases etc).

Cursando Superior em: Engenharia Mecânica, Engenharia Civil, Engenharia Industrial, Engenharia Física ou Física, Engenharia Elétrica, Automação e Controle e/ou cursos correlatos.

SUP 9 - MATERIAIS RENOVÁVEIS E NANOBIOMATERIAIS E DISPOSITIVOS

Os estagiários atuarão em projetos de pesquisa para produção e caracterização de materiais avançados a partir biomassa e nanocelulose, ou em fabricação de dispositivos (elétricos ou eletroquímicos) de filmes nanoestruturados para biossensoriamento e estudo de nanointerfaces híbridas orgânico-inorgânico-biológico.

Cursando Superior em: Biotecnologia, Química, Química Industrial, Química tecnológica, Engenharia de Materiais, Engenharia Química, Processos Químicos, e/ou cursos correlatos.

SUP 10 - MATERIAIS E DISPOSITIVOS NANOESTRUTURADOS

Os estagiários atuarão em projetos de pesquisa que podem envolver: síntese, fabricação e caracterização de materiais e dispositivos quânticos; fabricação e caracterização de filmes finos nanoestruturados; galvanoplastia/eletrodeposições; análises de caracterização laboratoriais como MEV/EDS, XPS e espectrometria.

Cursando Superior em: Engenharia Física, Engenharia de Materiais, Engenharia Química, Física, Química, Química de Materiais e/ou cursos correlatos.

SUP 11 - CIÊNCIAS FÍSICAS, QUÍMICAS E BIOLÓGICAS VOLTADAS À AGRICULTURA

Os estagiários desta área atuarão em áreas da ciência voltada para a agricultura, atuando em projetos que visam elucidar os processos físicos, químicos e biológicos/microbiológicos que afetam o solo e o crescimento de plantas. As atividades podem incluir: preparação de amostras de solos, plantas/Rizosfera e microrganismos (fungos), experimentos de imagem nas escalas micro e nanoscópica (usando raios X). O estagiário também poderá realizar atividades complementares em outros LNs do CNPEM. O estagiário participará ativamente das diversas etapas da pesquisa científica, que envolve desde as atividades laboratoriais, análises de dados, e apoio na elaboração de relatórios e artigos científicos. O estagiário fará parte de um estilo de pesquisa multidisciplinar tendo contato com diversos grupos e variadas disciplinas, adquirindo assim vivência nas áreas do desenvolvimento científico.

Cursando Superior em: Agronomia, Engenharia agronômica, Geologia, Gestão Ambiental, Engenharia Ambiental e Sanitária, Ciências Ambientais, Bioquímica, Engenharia Química, Química e/ou cursos correlatos.

SUP 12 - BIOLOGIA CELULAR E FUNCIONAL

As atividades podem incluir biologia celular e funcional. São exemplos: cultivo de linhagens celulares (2D e 3D); preparo de vetores virais; transfecção e transdução; microscopia confocal e de fluorescência; citometria de fluxo; histologia e imunomarcação; análise de expressão; preparo de amostras para análises multiômicas como transcriptômica, genômica e proteômica; entre outros.

Cursando Superior em: Farmácia, Biologia, Biotecnologia, Bioquímica, Biomedicina, e áreas correlatas.

SUP 13 - BIOQUÍMICA E BIOLOGIA ESTRUTURAL

Estagiários desta área poderão atuar em diversas atividades na área de biologia e biofísica. São exemplos: atividades de biologia molecular, incluindo PCR, clonagem de genes, transformação e engenharia genética, CRISPR/Cas9; microbiologia aplicada e manipulação de microrganismos; produção, purificação e caracterização de proteínas; eletroforese de proteínas e ácidos nucleicos; ensaios enzimáticos; caracterização de moléculas bioativas; emprego de técnicas biofísicas, incluindo RMN, cristalografia e microscopia eletrônica; entre outras..

Cursando Superior em: Biologia, Bioquímica, Biofísica, Biomedicina, Ciências da Computação, Engenharia Bioquímica, Engenharia Química, Farmácia, Química e/ ou cursos correlatos.

SUP 14 - MODELOS IN-VIVO E PRÉ-CLÍNICOS

As atividades podem incluir desenho da estratégia de modificação de genoma; síntese da maquinaria CRISPR Prime Editing por clonagem de DNA; sequenciamento e transcrição in vitro de mRNA e RNA guia; genotipagem dos animais fundadores por PCR, digestão com endonucleases e sequenciamento de DNA; manipulação de animais de experimentação; execução de protocolos para avaliação dos perfis farmacocinéticos e toxicológicos de xenobióticos; histologia visando estudos morfológicos por imagem, entre outros.

Cursando Superior em: Medicina Veterinária, Biologia, Zootecnia, Farmácia, Bioquímica, ou cursos correlatos.

SUP 15 - COMPUTAÇÃO CIENTÍFICA APLICADA À BIOLOGIA

Estagiários dessa área irão atuar no desenvolvimento e/ou aplicação de ferramentas computacionais. As atividades podem incluir: desenvolvimentos e manutenção de softwares e bancos de dados biológicos; computação de alta performance; implementação de rotinas automatizadas (scripts); análises de genômica, metagenômica, transcriptômica, proteômica e metabolômica; dinâmica molecular; análises utilizando aprendizado de máquina; processamento de imagens; entre outras.

Cursando Superior em: Informática Biomédica, Engenharia Biomédica, Engenharia Bioquímica, Engenharia Biotecnológica, Engenharia de Bioprocessos, Ciência da Computação, Engenharia da Computação, Biotecnologia, Biomedicina, Bioinformática, Ciências Biológicas, Física, Farmácia e cursos correlatos.

SUP 16 - AVALIAÇÃO TECNOLÓGICA

Os estagiários dessa área irão atuar na automatização, através da confecção de códigos computacionais, de modelos de estimativa de produtividade de biomassa, bem como no auxílio a confecção de códigos computacionais para viabilizar simulações e análises estatísticas dos resultados destes modelos. Atuar na sistematização de inventários de ciclo de vida de insumos para produção de biorrenováveis no Brasil e de produtos convencionais que possam ser substituídos por outros de base biológica, permitindo estudos de Avaliação do Ciclo de Vida mais completos e representativos da realidade brasileira. O estagiário também irá operar sistemas de informação geográfica para avaliações espaciais da cadeia produtiva dos biorrenováveis.

Cursando Superior em: Engenharias em geral, Engenharia Química, Ciência da Computação.

SUP 17 - GESTÃO E PLANEJAMENTO

Estagiários dessa área irão atuar em atividades de gestão e planejamento de laboratórios nacionais. As atividades podem incluir: criação e manutenção de estruturas de dados de gestão e planejamento estratégico e operacional, criação e manutenção de relatórios gerenciais, auxílio nas atividades de acompanhamento de projetos e condução de melhoria de processos de gestão. Os estagiários terão ainda a oportunidade de interação com profissionais de várias áreas de conhecimento, especialmente engenharia e ciências, durante a realização das atividades. Algumas vagas serão voltadas para setores administrativo e de controladoria, com foco em: auxílio em rotinas financeiras, contábeis e fiscais, com dedicação a atividades relacionadas ao suporte de fechamento de período, geração de relatórios, interface com as demais áreas, organização de material para prestação de contas e controle patrimonial.

Cursando Superior em: Administração, Matemática, Matemática Aplicada, Estatística, Ciências Sociais, Economia, Contabilidade, Ciências Contábeis, Engenharias e outras exatas.

SUP 18 - RECURSOS HUMANOS

Estagiários desta área estarão inseridos em atividades relacionadas a recrutamento e seleção. As atividades principais serão: auxílio na gestão de estagiários e contato com toda rotina do projeto PUE (Programa Unificado de Estágio), envolvendo a triagem e análise de currículos, contato com candidatos, realização de entrevistas, dinâmicas, integração e trilha de desenvolvimento.

Cursando Superior em: Psicologia, Tecnólogo em RH, Administração

SUP 19 - JURÍDICO

Estagiários desta área estarão inseridos em atividades relacionadas a análise e emissão de contratos de diversas natureza. Tais contratos podem ser de: suprimentos, propriedade intelectual, direitos de imagem, comodatos etc.

Cursando Superior em: Direito.

SUP 20 - SUPORTE DIDÁTICO

Estagiários desta área estarão inseridos no monitoramento e suporte aos professores nas aulas. As atividades principais serão: auxiliar os docentes nos cursos de exatas em práticas didáticas, como plantões de dúvidas e acompanhamento de disciplinas teóricas/laboratório.

Cursando Superior em: Ciências da Computação, Engenharia Física, Física, Engenharia de Materiais, Física, Matemática ou Matemática Aplicada.