Área: SUP 1

DESCRIÇÃO: Estas vagas são voltadas para um maior entendimento de processos ou moléculas envolvidas na saúde humana, como por exemplo: doenças virais e neurobiologia. Nesta área as atividades incluem, mas não estão restritas a clonagem e expressão de proteínas, cultivo de microrganismos, cultura de células, microscopia, metodologias de detecção e análise e imagens.

CURSOS: Biologia, Biomedicina, Biotecnologia, Química, Farmácia, Bioquímica ou cursos correlatos.

Área: SUP 2

DESCRIÇÃO: Atividades dos estagiários desta área incluem o desenvolvimento de aplicativos de alto nível para o controle dos aceleradores e linhas; simulação e otimização da dinâmica dos elétrons nos aceleradores; experimentos durante os primeiros testes do Sirius; desenvolvimento de bancadas de caracterização de equipamentos de alta estabilidade; projeto, construção e caracterização de sistemas mecatrônicos/robóticos de alta precisão; desenvolvimento de algoritmos complexos de análise de dados de computação científica utilizando programação paralela; simulação e projeto de sistemas de proteção radiológica; preparação e condicionamento de amostras de escalas micrométricas; caracterização de elementos ópticos; controle e automação de equipamentos nas linhas de luz; desenvolvimento de instrumentação de alta precisão; desenvolvimento de detectores; estudos e projetos de amplificadores de radiofrequência; construção de software de automação e integração de equipamentos em ambientes Linux/Windows; projetos de hardware, firmware para microcontroladores e FPGAs; criação de ferramentas de software e/ou simulação em python, e muito mais. Saiba mais sobre o LNLS.

CURSOS: Física, Física Médica, Engenharia Física, Engenharia de Computação, Ciência da Computação, Análise de Sistemas, Engenharia Elétrica, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia Mecatrônica, Engenharia Mecânica e cursos correlatos.

Área: SUP 3

DESCRIÇÃO: Desenvolvimento de dispositivos miniaturizados a partir de nanomebranas hibridas para diferentes aplicações em eletrônica e bioeletrônica. Desenvolvimento e aplicações de dispositivos eletroquímicos microfluidicos para o monitoramento de bioanalíticos em tempo real.

CURSOS: Física, Engenharia Física, Engenharia de Materiais, Engenharia Elétrica, Química ou cursos correlatos.

Área: SUP 4

DESCRIÇÃO: Preparo e soluções para bioprocessos fermentativos em escala laboratorial e em bioreatores. Determinação de composição química das amostras de fermentação. Avaliação das comunidades microbianas a partir do uso da vinhaça. Modelagem (balanços de massa e energia e estimativa de investimento) de usinas de cana-de-açúcar com enfoque no processamento industrial da palha para a geração de eletricidade. Desenvolvimento de uma ferramenta para avaliação dos impactos técnico-econômicos e ambientais do aproveitamento da palha em usinas de cana de açúcar (calculadora SUCRE). Desenvolvimento de métodos e preparação e caracterização de materiais nanoestruturados a partir de recursos renováveis, para aplicação em compósitos, meio ambiente, energia e sistemas coloidais. Síntese de suspensões coloidais de nanopartículas de óxidos inorgânicos, metais ou outros para aplicações diversas.

CURSOS: Química, Química Industrial, Química Tecnológica, Engenharia Química, Engenharia de Materiais, Engenharia de Alimentos, Ambiental, Engenharia de Bioprocessos ou cursos correlatos.

Área: SUP 5

DESCRIÇÃO: Modelagem da produtividade de culturas agrícolas e implicações da remoção da palha de cana-de-açúcar na reciclagem de nutrientes, fertilidade do solo e dinâmica do carbono do solo. Desenvolvimento do banco de dados regionalizados da produção de cana-de-açúcar (fase agrícola) para consolidação da Biorrefinaria Virtual, bem como para avaliação técnica, econômica e ambiental das usinas parceiras no Projeto SUCRE, visando incluir os impactos da remoção da palha de acordo com os aspectos de diferentes regiões produtoras de cana-de-açúcar no Brasil. Auxiliar na organização geral de documentos do projeto Sucre, bem como no tratamento e obtenção de dados de imagens de satélite para confecção do Boletim de Monitoramento mensal do CTBE.

CURSOS: Engenharias Agrícola, Agronômica, Ambiental, Mecânica, Geografia, Geologia ou cursos correlatos

Área: SUP 6

DESCRIÇÃO: Estudo de aplicações biológicas e ambientais de nanomateriais. Estudos de avaliação da nanoecotoxicidade vias ensaios enzimáticos e bioensaios com microrganismos, plantas e organismos aquáticos. Clonagem e nocauteamento de genes bacterianos, cultivos de microrganismos, expressão gênica heteróloga em bactérias, purificação e caracterização de enzimas ativas contra carboidratos; Genetica/biologia molecular e bioquímica de microrganismos. Fermentações alcoólicas em pequena escala e em reatores. Desenvolvimento de linhagens microbianas com base na levedura Saccaromyces cereviae para a produção de etanol de segunda geração.

CURSOS: Biologia, Bioquímica, Química Ambiental, Ambiental, Biotecnologia, Engenharia Química, Engenharia de Bioprocessos, Engenharia Alimentos, Biomedicina, Química ou cursos correlatos.

Área: SUP 7

DESCRIÇÃO: Auxilio as assessorias executivas de coordenação na área de inovação. Preparação de propostas de serviços tecnológicos, contato com clientes e preparo de relatórios. Preparação de documentos de propriedade intelectual, busca de anterioridade e follow-up do portfólio de tecnologias. Preparação e atualização de materiais de divulgação e apresentações institucionais.

CURSOS: Engenharia Química, Engenharia Física, Engenharia de Materiais, Engenharia de Produção ou Química