Área: SUP 1

DESCRIÇÃO: As oportunidades de estágio nesta área cobrem atividades tanto no desenvolvimento dos aceleradores e seus subsistemas, como nas linhas de luz e pesquisas ali realizadas. São exemplos: desenvolvimento de instrumentação eletrônica de alta precisão; projetos de circuitos eletrônicos digitais, analógicos e de potência; sistemas embarcados; programação VHDL (FPGA); Manutenção de equipamentos e sistemas eletrônicos; integração de equipamentos em ambientes Linux/Windows; desenvolvimentos de hardware e software para automação de testes etc.

CURSOS:  Engenharia Elétrica Eletrônica, Telecomunicações, Computação ou cursos correlatos.

Área: SUP 2

DESCRIÇÃO: As oportunidades de estágio nesta área englobam atividades como: participação em Projetos, construção e caracterização de sistemas mecatrônicos/robóticos de alta precisão; Construção de software de automação e integração de equipamentos em ambientes Linux/Windows; prototipagem e modelamento de sistemas de controle, voltados para aplicação de controle de movimento; Programação de hardware embarcado para controles especiais etc.

CURSOS: Engenharia Elétrica, Mecatrônica, Controle E Automação, Engenharia Física e cursos correlatos.

Área: SUP 3

DESCRIÇÃO: Desenvolvimento de materiais a partir de fontes renováveis para aplicação em meio-ambiente, energia, saúde e materiais estruturais. Desenvolvimento de dispositivos flexíveis e alongáveis visando aplicações na área de sensores e energia. Esfoliação de materiais lamelares visando entendimento fundamental das propriedades eletroquímicas de materiais 2D. Síntese de componentes para dispositivos eletrocrômico, e montagem e caracterização destes dispositivos. Desenvolvimento de plataformas microfluídicas integrando sensores eletroquímicos multidimensionais para análises químicas. O estagiário deverá em técnicas cromatográficas de separação (liquida e gasosa) acopladas à espectrometria de massas.

CURSOS: – Química, Engenharia Química, Ambiental, Alimentos ou cursos correlatos.

Área: SUP 4

DESCRIÇÃO: Estagiários desta área terão treinamento em atividades relacionadas ao comissionamento e operação dos aceleradores do Sirius, uma fonte do luz síncrotron no estado-da-arte da tecnologia, que está em fase final de montagem. As atividades são bastante variadas e vão desde a compreensão teórica dos fenômenos físicos envolvidos, passam pelo modelamento e simulação da dinâmica dos elétrons, das radiações emitidas, até interação com os equipamentos de compõem o complexo de aceleradores, podendo incluir atividades de proteção radiológica dos aceleradores e linhas de luz do Sirius.

CURSOS: Física, Engenharia Física, Física Médica.

Área: SUP 5

DESCRIÇÃO: O aproveitamento de resíduos agroindustriais (isto é, palha, biochar e vinhaça) durante a produção agrícola relaciona-se com benefícios ligados ao seu alto valor como fonte de matéria orgânica a ser incorporada em solos agrícolas, objetivando aumentar a sustentabilidade da produção de biorrenováveis. Assim, busca-se selecionar estudante na área de Ciência do Solo. Atividades dos estagiários desta vaga incluem o auxílio na condução de estudos em condições controladas; Coleta e preparo de amostras de solo para realização de análises laboratoriais; Tabulação de dados e execução de análises estatísticas; Auxílio na elaboração de relatórios técnicos e artigos científicos; Apresentação dos resultados obtidos para os pesquisadores envolvidos ao projeto.

CURSOS: Engenharia Agrícola, Agronômica, Agronomia, Geologia ou cursos correlatos

Área: SUP 6

DESCRIÇÃO: Estagiários desta área estarão inseridos em algum campo das ciências biomédicas, ambientais e biotecnologia/ bioprocessos. Atividades incluídas nesta área vão desde a aplicação de biologia molecular e genética para clonagem de proteínas de interesse, a produção, purificação e cristalização de proteínas, passando por microbiologia aplicada, virologia e parasitologia e chegando ao uso de diferentes modelos animais de experimentação.

CURSOS: Biologia, Bioquímica, Biotecnologia, Farmácia, Bioprocessos, Química e Química Ambiental.

Área: SUP 7

DESCRIÇÃO: Os estagiários desta área serão inseridos em atividades de computação administrativa e/ou científicas, em diversas áreas do CNPEM. São exemplos de atividades: Desenvolvimento de algorítimos para mineração e análise de dados (descritiva e preditiva) advindos de meios administrativos, científicos ou biológicos; Desenvolvimento de interfaces gráficas de operação e controle de sistemas; Desenvolvimento de software para aquisição, tratamento e análise de dados de diversas origens; Desenvolvimento de drivers e firmwares para sistemas eletrônicos e de controle (Labview, microcontroladores, FPGA, etc.).

CURSOS: Ciência da Computação,  Engenharia da Computação, Análise De Sistemas, Engenharia Física, ou áreas correlatas.

Área: SUP 8

DESCRIÇÃO: As vagas desta área são destinadas à diversos grupos de trabalho, tendo em comum o desenvolvimento de instrumentação científica para as estações experimentais do Sirius. As áreas terão projetos de estágios específicos que englobam uma ou mais atividades que se seguem: auxilio no desenvolvimento, montagem e comissionamento de instrumentação científica incluindo óptica, detectores de raios X, preparação de amostras, ambientes de amostras (controle de movimento, vácuo, atmosfera, temperatura, etc.), software de automação, controle e análise de dados experimentais. O estagiário terá contato direto com os grupos das linhas de luz do Sirius e diferentes grupos de apoio/engenharia.

CURSOS: Física, Engenharia Física, Engenharia Mecânica, Engenharia Elétrica, Ciências Exatas ou áreas correlatas.

Área: SUP 9

DESCRIÇÃO: Fabricação e caracterização de dispositivos avançados a partir de novos nanomateriais. Crescimento e caracterização avançada de filmes finos amorfos.

CURSOS: Física, Engenharia Física, Materiais e Elétrica.

Área: SUP 10

DESCRIÇÃO: Estudar e desenvolver soluções de engenharia mecânica para sistemas de HVAC; Estudar e desenvolver especificações mecânica para sistemas de utilidades (mecânica de fluídos – água, água gelada, ar comprimido, gases, etc), Estudar e desenvolver soluções de engenharia complementares aos sistemas criogênicos (transporte e distribuição de nitrogênio líquido). Calculo e validação de estruturas metálicas auxiliares.

CURSOS: Engenharia Mecânica, Engenharia Civil e Utilidades

Área: SUP 11

DESCRIÇÃO: Desenvolvimento de pipelines de Bioinformática para análises de dados provenientes de sequenciamento em larga escala de genes marcadores e metagenomas para análises taxonômicas e funcionais de comunidades microbianas; Análises Genômicas: montagem, predição estrutural de genes e anotação funcional de genomas procarióticos; Análise de sequências gênicas e proteicas por meio de comparação com bancos de dados biológicos; análises filogenéticas. .

CURSOS: Informática Biomédica, Biotecnologia, Ciência da Computação, Engenharia da Computação