Home

O III Workshop em Microfluídica 2013 foi realizado nos dias 18 e 19 de julho de 2013, no auditório do Anel, do Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS), no campus do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), em Campinas.

Devido ao sucesso do evento realizado em 2012, o III Workshop manteve a duração de dois dias, de modo a expandir as apresentações em diversas áreas do conhecimento e promover o intercâmbio entre alunos e pesquisadores de diferentes instituições e/ou empresas.

A microfluídica possui aplicações em muitos setores industriais, cobrindo áreas tão diferentes como a Biologia, Medicina, Química, Engenharia de Processos, Transportes, Ciências Ambientais, Microeletrônica, dentre outras.

O objetivo desse evento é fomentar a cooperação no domínio da microfluídica, reunindo pesquisadores que trabalham nesta área fortemente multidisciplinar.

O III Workshop em Microfluídica 2013 contou com seis palestrantes convidados, 14 seminários de estudantes e uma sessão com apresentações de trabalhos científicos na forma de painel.

Também foi apresentado pela empresa Mecwins® a Demo para a caracterização de MEMS – caracterização estática e dinâmica de sensoresEmpresas interessadas poderão expor seus produtos e tecnologias durante o evento.

Confira a série de vídeos com as apresentações do curso

Confira o Livro de Resumos com todos os projetos apresentados no curso

Patrocínio:

   
 

 

 Apoio:  Empresa participante:


Destaques

Durante o III Workshop em Microfluídica, a comissão organizadora avaliou os trabalhos dos participantes e selecionou o melhor apresentado. O vencedor foi o doutorando Tiago A. Balbino, da Faculdade de Engenharia Química da Unicamp, que recebeu o prêmio oferecido pela RSC, uma das patrocinadoras do evento, das mãos dos professores Emanuel Carrilho (IQSC-USP) e Jose Alberto Fracassi da Silva (IQ-UNICAMP).

Tiago apresentou o trabalho “Microfluidic formation of pDNA/cationic nonviral nanocarriers for in vitro gene delivery”, feito em parceria com Juliana M. Serafin, Marcelo B. de Jesus e Lucimara G. de La Torre.

Tiago Balbino (ao centro) recebe prêmio das mãos dos professores Emanuel Carrilho (IQSC-USP) - à direita de Tiago - e Jose Alberto Fracassi da Silva (IQ-UNICAMP) - à esquerda de Tiago

 

Processos de Microfabricação


Microssistemas de Separação Analítica


Biosensores Microfluídicos


Microdispositivos para estudo de Cinética de fluxo


Microbombas – microválvulas – misturadores


Microdispositivos para Diagnósticos Clínicos


Empresa participante

Mecwins® – Demo para a caracterização de MEMS – caracterização estática e dinâmica de sensores

A Mecwins® oferece uma plataforma óptica (SCALA: Scanning Laser Analyzer) para caracterização de MEMS utilizando uma tecnologia da qual é proprietária. A SCALA é uma ferramenta completa para caracterizar os  seus dispositivos (cantilevers, pontes, membranas etc.) em ambientes distintos: ar, líquido, vácuo. É importante realçar que as medidas podem ser realizadas nos modos estático e dinâmico. Além disso, a SCALA pode obter imagens em 3D dos seus MEMS com a correspondente informação topográfica.

Nessa demonstração será apresentada a capacidade da plataforma, mediante a caracterização de MEMS, nos modos estático (perfis 2D, medições em um único ponto e imagens 3D) e dinâmico (determinação frequência de ressonância através de ruído térmico e aplicando frequência de excitação e modos de ressonancia 2D e 3D).

Sobre a empresa: A Mecwins® é uma empresa localizada no Parque Científico de Madrid (PCM). Foi fundada em 2008 como uma spin-off de um grupo de investigação do Instituto de Microeletrónica de Madrid (IMM), que pertence ao Conselho Superior Espanhol de Investigação Científica. O principal objectivo da empresa é oferecer uma tecnologia ultrasensível e robusta para ser aplicada no campo em desenvolvimento de sensores mecânicos.

Submissão de trabalhos

ATENÇÃO: O período de submissão de trabalhos foi prorrogado para o dia 23 de junho de 2013. Todos os autores receberão uma notificação sobre a aprovação do trabalho via email, até o dia 30 de junho.

Trabalhos aceitos como pôster
Dimensões do pôster: 1,20 x 0,90 m

Instruções para a Preparação de Trabalhos.

O trabalho deve estar contido em até duas páginas A4 (210 mm x 297 mm, retrato, margens superior e inferior com 3 cm e margens direita e esquerda com 2,5 cm).

Sublinhar o nome do autor que irá apresentar o trabalho, colocando o endereço eletrônico de contato na última linha, logo após as referências.

Favor não numerar a página nem usar cabeçalho e rodapé. Usar espaçamento simples, fonte Times New Roman 12 para todo o texto e fonte 18 para o título. Solicitamos preparar o Trabalho em arquivo word e colar gráficos e fotos (se necessário). Para referências, veja modelo abaixo. Após verificar cuidadosamente o texto, transforme-o em PDF e cole-o no campo específico da ficha de inscrição. Não haverá edição do texto após sua submissão.

Os RESUMOS devem ser escritos em parágrafo único, espaço simples, em itálico, tamanho 10 e conter até 150 palavras. Imediatamente após, mantendo a mesma formatação, segue uma linha contendo as palavras- chave.

Palavras-Chaves: Usar no mínimo 3 e no máximo 5 palavras-chave

Trabalhos deverão conter: resumo, introdução, procedimento experimental, resultados e discussão, conclusões, referências e agradecimentos.

Referências: [1]G.M. Whitesides, Nature 442, 368 (2006).

Saiba mais sobre como se inscrever.

Hospedagem

Hotéis próximos ao CNPEM (raio de 7km)

Comfort Suítes Alphaville
Rua: Embiruçu, 300 Alphaville Campinas
Fone: (19) 2137-9000
Fax: (19) 2137-9001
reservas.csc@atlanticahotels.com.br
www.atlanticahotels.com.br

Sol Inn Barão Geraldo
Avenida: Albino José Barbosa de Oliveira, 1700
Barão Geraldo
Fone: (19) 3749-8500
Fax: (19) 3749-8505
solinnbaraogeraldo@hotelariabrasil.com.br
www.hotelariabrasil.com.br

Casa do Prof. Visitante 

Campus da UNICAMP – Av. Érico Veríssimo, 1251
Distrito de Barão Geraldo

Apto. individual ou duplo com café da manhã. Obs: o local aceita reservas apenas de quem possui vínculos com a UNICAMP.

Fone/Fax: (19) 3521-2809 / 3521-2810
E-mail: cpv@funcamp.unicamp.br

http://www.funcamp.unicamp.br/cpv/

 

Pousadas

Pousada Universitária (centro de Barão Geraldo, próxima ao Terminal)

R. Antônio Galvão de O. Barros, 101
Barão Geraldo – Campinas, SP

(19) 3308.6656

reserva@pousadauniversitaria.com.br

http://www.pousadauniversitariabarao.com.br/

Pensionato da Conceição – F:(19) 3289-5091 – Falar com Conceição
Rua Leonina Marineli Leonardi, nº 66, atrás do Pão de Açúcar – Barão Geraldo
4 quartos individuais e 2 duplos

Pousada da Profa. Ademilde – F:(19) 3289-2425 ou Cel.: 9746-4467
Av. Independência nº 383, Próximo à Moradia da Unicamp – Barão Geraldo
Quartos individuais ou duplos

Pousada Tia Léo – F: (19) 3288-0579 – Falar com Tia Léo
Rua Angelo Vicentim, nº 822 – Próximo ao Terminal de Barão Geraldo
Quartos com 4 pessoas

Pousada Nosso Lar – F: (19) 3289-9536 – Falar com Bete
Rua Plinio Aveniente, nº 60 – Próximo ao Terminal de Barão Geraldo
Quarto com 3 camas – Quarto Coletivo

Pousada Napoleão (5 km da Unicamp)

F: (19) 3256-3386/3832-6455
Rua Prof. Luiz de Pádua, nº 225 – Próximo à Unicamp
Quartos para 4 e 6 pessoas com TV, banheiro

Pousada Pirâmide (1 Km da Unicamp) – Fone/Fax: (19) 3289-1119 – Falar com Beatriz, em horário comercial, ou celular: (19) 9625-9177 e-mail: piramidealimentos@ig.com.br – Faça sua reserva com antecedência
Av. Prof. Atílio Martini, 372
Apto. completo para 2 pessoas

Organização

Wendell K. T. Coltro – IQ-UFG (Coordenador)

Angelo L. Gobbi – LMF-LNNano

Emanuel Carrilho – IQSC-USP

Lauro T. Kubota – IQ-UNICAMP

José Alberto Fracassi da Silva – IQ-UNICAMP

Dosil Pereira de Jesus – IQ-UNICAMP