Inscrições de candidatos

[LEER EN LENGUA ESPAÑOLA]

Se usted es alumno de instituciones de otros países de América Latina y Caribe mire Formulário de Inscripción en Español. El Formulário en Língua Portugesa es solamente para estudiantes del Brasil.

Estudantes de graduação universitária matriculados em cursos das áreas das Ciências Exatas e da Terra (inclui Engenharias) e das Ciências Biológicas e da Saúde em instituições de ensino localizadas no BRASIL – que se enquadrem nos requisitos constantes em Quem pode se inscrever – devem ter a seguinte documentação para inserir no FORMULÁRIO ELETRÔNICO DE INSCRIÇÃO – disponível somente no período de 3 a 14 de outubro de 2018, exclusivamente nesse Blog, na parte inferior da página.

  1. CURRÍCULO COMPLETO E ATUALIZADO EM OUTUBRO NA PLATAFORMA LATTES, do CNPq. [É OBRIGATÓRIO INSERIR O LINK para acesso e verificação on line do Currículo ali depositado].
  2. HISTÓRICO ESCOLAR COMPLETO e ATUALIZADO, EMITIDO PELA INSTITUIÇÃO NA QUAL O CANDIDATO ESTUDA, DATADO A PARTIR DE 15 DE SETEMBRO DE 2018. O Histórico Escolar deve ser completo, com todas as disciplinas já cursadas pelo candidato, sem omissões/supressões, e as que está cursando no momento da inscrição. Se a informação sobre as disciplinas que estão sendo cursadas no momento da inscrição não constar do Histórico Escolar, e sim em outro documento emitido pela instituição de ensino, esse documento deverá ser juntado ao Histórico Escolar num único arquivo .PDF que será anexado ao Formulário de Inscrição. O Histórico Escolar pode ser o emitido pelo sistema automático da unidade de ensino do candidato, mas o CNPEM reserva-se o direito de exigir, posteriormente e se necessário, o documento originariamente emitido e chancelado pela unidade de ensino.
  3. CARTA DIGITADA, EXPLICANDO PORQUE SE CONSIDERA UM BOM CANDIDATO AO PROGRAMA. LIMITES MÁXIMO DE 3.000 E MÍNIMO DE 1.000 CARACTERES, COM ESPAÇOS INCLUÍDOS. ARQUIVO EM FORMATO PDF. A Carta do Candidato é muito importante como documento que informa o perfil do estudante, qual é a sua visão da atividade científica, suas aspirações, atividades que já desenvolveu ou desenvolve, seu provável conhecimento sobre a ÁREA que está assinalando no Formulário de Inscrição etc. O candidato deve se justificar na carta por algum eventual mal desempenho em disciplina. A carta de candidato obrigatoriamente será redigida no idioma natal do candidato (Língua Portuguesa, para os brasileiros, e Língua Espanhola, para os candidatos dos demais países da América Latina e Caribe).
  4. ATÉ 3 CARTAS DE RECOMENDAÇÃO, emitidas por professores/orientadores em papel timbrado da instituição da qual são integrantes, em geral digitadas, com nome completo e qualificação acadêmica do recomendante, endereço, telefone e email, em ARQUIVO PDF. O Comitê Gestor do 28º PBV recomenda aos candidatos que se esforcem para obter 3 cartas de recomendação. Não serão aceitos à título de carta de recomendação formulários padronizados, com marcações/pontuações em X.
    OBSERVAÇÕES:
    a) O CNPEM não fornece modelos de cartas. O professor que recomenda o candidato não precisa ser, necessariamente, da instituição onde o candidato estuda. Cartas de recomendação podem ser redigidas em Língua Portuguesa, Inglesa ou Espanhola.b) As cartas informadas nos itens 3 e 4 devem ser destinadas ao Comitê Gestor do 28º Programa Bolsas de Verão do CNPEM, sem necessidade de colocar nomes de destinatários. Os respectivos arquivos em .PDF serão inseridos nos campos indicados no Formulário de Inscrição. A(s) CARTA(s) DE RECOMENDAÇÃO TEM QUE SER ASSINADA(s) PELOS EMITENTES. O CNPEM não receberá cartas em papel por correio convencional ou por e-mail.

ATENÇÃO: a soma de todos os arquivos .PDF não pode superar 9MB.

Após o envio do formulário irá surgir ao final desta página a mensagem “SUA INSCRIÇÃO …FOI RECEBIDA COM SUCESSO”. Depois, você receberá uma mensagem automática de e-mail confirmando o recebimento.
Dependendo do seu serviço de e-mail a mensagem poderá ser entendida como spam e remetida à lixeira. Verifique também as mensagens que estão na lixeira de sua caixa de correspondência. O CNPEM não faz confirmação individualizada de recebimento de inscrição.
RECOMENDA-SE NÃO DEIXAR PARA FAZER A INSCRIÇÃO NO ÚLTIMO DIA DE PRAZO! As inscrições de candidatos serão recebidas e processadas somente no período acima mencionado.


[x]