A Cápsula da Ciência

Faça uma viagem em 360 graus pelo mundo microscópico na Cápsula da Ciência, uma experiência digital imersiva promovida pelo CNPEM, Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais. Em um domo de 95 m2, os visitantes farão um mergulho pelas moléculas e átomos, em investigações que perseguem grandes perguntas científicas em busca de soluções para problemas que desafiam nossa sociedade.

Na Cápsula da Ciência você conhecerá o CNPEM, um centro de pesquisas em que cientistas do Brasil e de todo o mundo encontram condições para explorar os segredos microscópicos da matéria. Por meio do Sirius, acelerador de elétrons de última geração, e de outros equipamentos científicos avançados, é possível acessar o invisível em busca de um futuro mais saudável, sustentável e conectado. Conheça também a Ilum, Escola de Ensino Superior em Ciência e Tecnologia, uma iniciativa inovadora do CNPEM para formar mentes questionadoras e preparadas para o amanhã.

Financiada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), a Cápsula da Ciência estará na estrada entre 10 de outubro e 17 de dezembro, e percorrerá as cinco regiões do Brasil, de Sul a Norte, com paradas em sete cidades: Gaspar (SC), Campinas (SP), Guarapari (ES), Lagarto (SE), Quixeramobim (CE), Brasília (DF) e Manaus (AM).

Siga nossa trilha nas redes sociais do @CNPEM!

Cidades contempladas

A Cápsula da Ciência estará em Guarapari (ES) entre os dias 27 e 29 de outubro, em frente ao Radium Hotel. As escolas interessadas em visitar a Cápsula da Ciência devem agendar seus horários diretamente via e-mail utilizando o formulário de contato e selecionando Guarapari (ES).

Dias: 10,11 e 12 de outubro 

Local: EEB Honório Miranda  

Endereço: R. São Pedro, 158 – Centro, Gaspar – SC.  

Horário de funcionamento: Segunda e terça-feira: 8h às 12h e 14h às 18h. Quarta-feira: 9h às 12h e 14 às 18h.

Cronograma: Segunda (10/10): exibição para alunos da escola EEB Honório Miranda; Terça (11/10): escolas que agendaram visitas; Quarta (12/10): aberto para todos os interessados.  

Fale com a representação de Gaspar (SC).

Dias: 17, 18, 19, 20 e 21 e outubro  

Local: Largo do Rosário  

Endereço: Campinas Largo do Rosário – Conceição, SP 

Horário de funcionamento:

9h às 12h – Prioridade para grupos escolares pré-agendados. Agendamento pelo link abaixo.

12h às 13h – público geral

13h às 14h – intervalo

14h às 15h – público geral

15 às 17h – Prioridade para grupos escolares pré-agendados. Agendamento pelo link abaixo.

17h às 18h – público geral

Formulário de agendamento para grupos escolares

Fale com a representação de Campinas  

Dias: 27, 28 e 29 de outubro  

Local: Frente ao Radium Hotel 

Endereço: Rua Simplício Almeida Rodrigues, 158 – Centro Guarapari – CEP 29200-370

Horário de funcionamento:

Dia 27: de 8h às 12h e das 14h às 18h

Dias 28 e 29 das 9h às 12h30 e das 14h às 18h

As escolas interessadas em visitar a Cápsula da Ciência devem agendar seus horários diretamente via e-mail utilizando o formulário de contato e selecionando Guarapari (ES).

Dias:  7, 8 e 9 de novembro  

Local: Instituto Federal de Sergipe – Campus Lagarto 

Endereço: Estrada da Barragem S/N – Jardim Campo Novo – Lagarto – SE 

Horário de funcionamento: 8h às 12h e das 13h às 17h 

Cronograma: 7/11 público interno; 8/11 escolas públicas da região; 9/11 outros Campus do IFs e escolas particulares da região.  

As escolas interessadas em visitar a Cápsula da Ciência devem agendar seus horários diretamente via e-mail utilizando o formulário de contato e selecionando Lagarto (SE).

Datas:  17, 18 e 19 de novembro  

Local: Praça da Prefeitura  

Endereço: Centro de Quixeramobim 

Horário de funcionamento: 8 às 12h e das 15h às 19h 

As escolas interessadas em visitar a Cápsula da Ciência devem agendar seus horários diretamente via e-mail utilizando o formulário de contato e selecionando Quixeramobim (CE).

Os demais interessados podem visitar a Cápsula da Ciência das 8 às 12h e das 15h às 19h.

Datas: 28 de novembro a 4 de dezembro  

Local: Parque da Cidade Sarah Kubitschek

Endereço: Srps – Asa Sul, Brasília – DF, 70635-815

Horário de funcionamento: 9h às 19h 

Atendimento por ordem de chegada. Não é necessário agendamento.

 

Fale com a representação em Brasília (DF)

Datas: 14, 15, 16 e 17 de dezembro  

Local: Praça Heliodoro Balbi 

Endereço: Centro, Manaus – AM, 69055-070

Horário de funcionamento: 8h às 12h e das 16h às 20h 

Cronograma: a confirmar

 

Fale com a representação em Manaus (AM)

Por que essas cidades?

Há quatro anos, o CNPEM promove a Escola Sirius para Professores de Ensino Médio (ESPEM) – evento voltado para educadores que buscam levar ideias da ciência moderna para as salas de aula onde atuam . A ESPEM já atendeu mais de 500 professores de Física, Química e Biologia das redes municipal, estadual, federal ou privada de todo País. A Cápsula do CNPEM visitará as cidades de professores selecionados que participaram da ESPEM 2022 – uma forma de reconhecimento por seus esforços profissionais nas áreas de educação e divulgação científica!

Perguntas frequentes

O que é um domo?

O domo é uma estrutura em formato geodésico, em meia esfera, parecido com um iglu ou um planetário, montado para fazer projeção visual em 360°.  Seu interior possui saídas de emergência, ar-condicionado e pufes para apreciar a sessão.  

Quantas pessoas cabem no domo a cada sessão?

O domo Cápsula da Ciência: CNPEM em turnê, tem capacidade para receber 40 pessoas por sessão.

Qual a duração da atividade?

O vídeo terá duração de 7 minutos. Entretanto, você poderá conhecer mais sobre o CNPEM no estante externo. 

Preciso comprar ingresso para visitar a Cápsula da Ciência?

Não, as exibições são gratuitas.  

Preciso agendar horário para ver a exibição?

Se na sua cidade o domo não estiver instalado em lugar público, recomendamos entrar em contato com a escola onde o domo será instalado em sua cidade para consultar a disponibilidade de horários. 

Como faço para agendar um horário para levar minha escola até o domo?

Recomendamos entrar em contato com a escola responsável por receber o domo em sua cidade para consultar a disponibilidade de horário. 

A exposição é apenas para escolas?

A ação é voltada principalmente para estudantes de Ensino Médio, porém algumas sessões serão voltadas ao público geral. Os interessados devem consultar a programação diária de cada localidade, sobretudo se o domo estiver instalado no ambiente escolar. Consulte aqui mais informações sobre a programação em cada localidade.  

Escolas particulares podem visitar a exposição?

Sim, porém é necessário consultar a agenda em cada localidade para confirmar a disponibilidade de horário.  

Quero levar o domo para minha escola ou cidade, como faço?

No momento a Cápsula da ciência já possui itinerário definido. Para saber das próximas ações, acompanhe o CNPEM nas redes sociais.  

O domo é acessível para cadeirantes?

Sim, o domo possui acessibilidade.  

É obrigatório o uso de máscara no interior do domo?

É opcional o uso de máscaras no interior do domo. A orientação deve seguir a recomendação emitida pela prefeitura do município ou órgãos competentes. O uso de máscaras segue recomendado para pessoas idosas, com comorbidades, imunossuprimidas e gestantes. Pessoas que suspeitam ou que tenham doenças respiratórias transmissíveis confirmadas também devem utilizar a proteção.

Existe alguma contraindicação para visitar o domo?

A experiência é contraindicada para pessoas que possuem epilepsia, labirintite, sofrem de enxaqueca ou insuficiência de convergência (nome dado à movimentação dos olhos para unificar a visão dos dois olhos). 

O CNPEM

Ambiente sofisticado e efervescente de pesquisa e desenvolvimento, único no Brasil e presente em poucos centros científicos do mundo, o Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM) é uma organização privada sem fins lucrativos, sob a supervisão do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI). O Centro opera quatro Laboratórios Nacionais e é o berço do projeto mais complexo da ciência brasileira – Sirius – uma das fontes de luz síncrotron mais avançadas do mundo.

O CNPEM reúne equipes multitemáticas altamente especializadas, infraestruturas laboratoriais globalmente competitivas e abertas à comunidade científica, linhas estratégicas de investigação, projetos inovadores em parceria com o setor produtivo e formação de investigadores e estudantes. O Centro é um ambiente impulsionado pela pesquisa de soluções com impacto nas áreas de Saúde, Energia e Materiais Renováveis, Agroambiental, Tecnologias Quânticas.

A partir de 2022, com o apoio do Ministério da Educação (MEC), o CNPEM expandiu suas atividades com a abertura da Ilum Escola de Ciência. O curso superior interdisciplinar em Ciência, Tecnologia e Inovação adota propostas inovadoras com o objetivo de oferecer formação de excelência, gratuita, em período integral e com imersão no ambiente de pesquisa do CNPEM.

Qual a pergunta que te move?

Queremos saber o que estimula sua curiosidade. Compartilhe com a gente.

Nome(obrigatório)
Consentir(obrigatório)

Fale conosco

Nome(obrigatório)
Selecione a cidade contemplada correspondente à sua dúvida. Caso seja uma questão geral, escolha CNPEM
Newsletter

Onde fica nosso campus

 

Rua Giuseppe Máximo Scolfaro, 10.000
Polo II de Alta Tecnologia de Campinas
CEP 13083-970 – Campinas/SP, Brasil
Tel.: +55 19 3512-1010