Multimídia

O valor da ciência

A ciência está em tudo. É o conhecimento que faz a humanidade evoluir e ilumina os caminhos para o futuro. Essa luz também vem do Brasil. O CNPEM apresenta “Valor da Ciência”, nossa visão para pesquisa e desenvolvimento no Brasil e no mundo.

Futuro da ciência

Um futuro melhor passa pela ciência, que sigamos juntos na busca incessante por conhecimento que transforma!

Webdoc Sirius | ep. 1

O webdocumentário “Sirius: Acelerando o futuro da Ciência” é composto por sete episódios independentes que explicam os principais desafios envolvidos no desenvolvimento da maior infraestrutura científica já construída no Brasil.

CNPEM 360

O Tour oferece aos visitantes uma experiência imersiva, com funcionalidades inspiradas nas mais modernas exposições virtuais de museus e universidades. O CNPEM 360 reúne mais de 40 imagens panorâmicas e 150 pontos de conteúdo multimídia, como vídeos, fotos, infográficos, imagens produzidas por drone e animações, além de apresentações dos profissionais do CNPEM. O CNPEM 360 foi projetado para apresentar as atividades do CNPEM, exaltar a criatividade e reverenciar a ciência brasileira!

O Sirius

Sirius, a nova fonte de luz síncrotron brasileira, é a maior e mais complexa infraestrutura científica já construída no País. Este equipamento de grande porte usa aceleradores de partículas para produzir um tipo especial de luz, chamada, luz síncrotron. Essa luz é utilizada para investigar a composição e a estrutura da matéria em suas mais variadas formas, com aplicações em praticamente todas as áreas do conhecimento.

Sirius é uma infraestrutura aberta, à disposição da comunidade científica brasileira e internacional, desenvolvida no CNPEM – Organização Social supervisionada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI). Sirius é financiado com recursos do MCTI e projetado por pesquisadores e engenheiros do CNPEM, em parceria com a indústria nacional.

Sirius permitirá que centenas de pesquisas acadêmicas e industriais sejam realizadas anualmente, por milhares de pesquisadores, contribuindo para a solução de grandes desafios científicos e tecnológicos, como novos medicamentos e tratamentos para doenças, novos fertilizantes, espécies vegetais mais resistentes e adaptáveis e novas tecnologias para agricultura, fontes renováveis de energia, entre muitas outras potenciais aplicações, com fortes impactos econômicos e sociais.

Para estudantes e professores

Com proposta inovadora para a formação de futuros cientistas, a Ilum Escola de Ciência é uma iniciativa do CNPEM, financiada pelo MEC, que oferece o curso superior gratuito em Ciência, Tecnologia e Inovação, nível bacharelado, com três anos de duração, em período integral. Alunos da Ilum podem aplicar para auxílios de moradia e transporte! O processo seletivo está aberto até dezembro! Seja Ilum! Veja mais no site da Escola!

O Programa Bolsas de Verão é destinado a universitários de países da América Latina e Caribe que já tenham completado pelo menos três semestres do curso. O PBV acontece entre janeiro e fevereiro, período em que os selecionados desenvolvem um projeto de pesquisa no CNPEM, com todas as despesas cobertas pelo Centro.

Para estagiários apaixonados por ciência e tecnologia. O PUE é direcionado a estudantes de nível técnico ou superior, criativos e inovadores que busquem novos desafios e desenvolvimento. O foco é a aprendizagem teórica e prática. O desenvolvimento durante o estágio acontece por meio de atividades e projetos direcionados.

Oportunidades para alunos de graduação que visam a resolução de problemas científicos. O PIBIC é realizado mediante concessão de Bolsas do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Tem como principais objetivos desenvolver o pensamento crítico e despertar a vocação científica. A Inscrições ocorrem uma vez ao ano.

ESPEM atende professores de Física, Química e Biologia das redes municipal, estadual, federal ou privada. Os participantes se tornam novamente alunos por uma semana em uma experiência de imersão na atmosfera de pesquisa de ponta do CNPEM. Por meio de seminários, aulas expositivas, mesas redondas e trocas de experiências, professores são motivados a levar conceitos da ciência moderna para as salas de aula onde atuam, atualizando suas práticas.

A Escola Ricardo Rodrigues de Luz Síncrotron (ER2LS) busca ampliar a capacitação da atual comunidade de usuários do LNLS, além de impulsionar a formação e o treinamento de novos usuários, potencialmente aptos a utilizar técnicas de luz síncrotron em suas áreas de pesquisa. A Escola visa atrair estudantes da graduação a pós-graduação, de todas as áreas.

Por dentro do CNPEM

O anuário Por Dentro do CNPEM é uma publicação bilíngue destinada ao público geral, que apresenta destaques e realizações importantes do Centro e de seus colaboradores nos anos anteriores. Um levantamento de artigos de destaque, eventos, novas tecnologias e matérias relevantes para demonstrar a constante busca por soluções e aprimoramentos da equipe e da infraestrutura do CNPEM voltadas à produção científica e tecnológica brasileira e mundial.

Siga @cnpem

📢 Sirius’s regular call for research proposals is open for 6 beamlines.

The call will adopt a new review process and offers assistance for approved experiments to be scheduled in 2023.

Submit your proposal until December 15 at: https://lnls.cnpem.br/news/sirius-opens-a-new-call-for-proposals/

#CNPEM #MCTI