Sobre o Curso

O Curso para Operação de Biorreatores de Bancada apresenta conceitos teóricos envolvendo o tipo e a classificação dos biorreatores, com ênfase em biorreatores agitados mecanicamente (Stirred Tank Reactor – STR). Em sua dimensão hands-on, aborda calibração, configuração, montagem, monitoramento e operação de biorreatores. Por se tratar de um curso com alta carga prática, a quantidade de participantes é limitada a até 12 pessoas, característica que nos permite garantir que os participantes estarão aptos, confiantes e preparados para operar equipamentos em condições reais de utilização no cotidiano acadêmico e profissional. A 8ª edição do Curso terá carga horária de 32 horas, divididas entre atividades práticas e teóricas. O curso é promovido pelo Laboratório Nacional de Biorrenováveis (LNBR), que integra o Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), organização social qualificada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

Datas Importantes

Ação Data
Abertura de inscrições 8ª edição 5/2/2024
Encerramento das inscrições 25/2/2024
Divulgação dos selecionados (1ª chamada) a partir de 8/3/24
Prazo para confirmação de presença dos selecionados (1ª chamada) até 17/3/24
Divulgação dos selecionados (2ª chamada) 18/3/24
Prazo para confirmação de presença dos selecionados (2ª chamada) até 24/3/24
Realização do 8º Curso para Operação de Biorreatores 16 a 19/4/2024 

Informações importantes

  • Participantes devem trazer jaleco de algodão de manga longa, óculos de segurança e devem trajar calças compridas e sapatos fechados;
  • A comissão organizadora não disponibiliza auxílio transporte, hospedagem ou para refeições;
  • O CNPEM dispõe de um refeitório em que os participantes podem almoçar. O valor por refeição é de R$23,79, pagos diretamente ao refeitório;
  • O prazo de tolerância/atraso durante o curso é de 10 minutos.

Público-alvo

Alunos de graduação, pós-graduação ou profissionais que possuam necessidade de utilizar biorreatores para processos fermentativos. Para o melhor aproveitamento do curso, é necessário que o participante já possua experiência prática em laboratório de bioprocessos, biotecnologia, bioquímica ou correlatos.

Certificados

Sem necessidade de ação por parte dos alunos, a organização fornecerá aos participantes que obtiverem no mínimo 75% de presença, um certificado de participação incluindo carga horária total. O documento será oferecido digitalmente para que estudantes possam pleitear validação dos créditos em suas instituições de origem.

O que os participantes dizem sobre o curso

“O curso superou minhas expectativas. A qualidade foi excelente, a preocupação dos instrutores em saber se estávamos compreendendo o conteúdo contribuiu muito para que as informações transmitidas fossem assimiladas de forma muito clara. Vou aplicar muito tudo que tive oportunidade de aprender nas aulas que ministro na graduação (já tive esta oportunidade), nas pesquisas que desenvolvo e nas próximas que ainda iniciarei. Outro ponto positivo foi a diferença de formação e atuação dos demais participantes, foi possível uma integração e maior compreensão das possíveis aplicações dos biorreatores.” – docente da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL)

“O Curso é maravilhoso, e muito abrangente. Eu nunca tinha trabalhado com fermentação e biorreatores, e consegui aprender e montar o reator. A equipe é muito dedicada e atenciosa, dá pra sentir o amor com que eles executam o trabalho. Com certeza conseguirei utilizar o conhecimento adquirido no Instituto onde trabalho.” — engenheira química do Instituto Senai de Tecnologia em Papel e Celulose

“Gostaria de parabenizar a todos pela atenção dispensada aos alunos do curso. Saliento que a metodologia utilizada é muito coerente com a proposta do curso, uma vez que temos alunos que tem mais noção sobre operação de biorreatores e outros menos e isso não nos impediu de chegarmos ao final do curso no mesmo nível de conhecimento. “ — Engenheira de Bioprocessos e Biotecnologia no Centro de Biotecnologia do Amazonas

“O curso foi excelente! Eu nunca tinha feito um curso tão bom, superou minhas expectativas. Agora sinto-me preparado para operar o biorreator do laboratório em que trabalho. Agora vai funcionar com qualidade e entendimento da operação!” — coordenador de laboratório na Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

“Com os conhecimentos adquiridos vou poder repassar para meus alunos diversas técnicas no uso de biorreatores. Além disso, as instalações abertas permitirão que nossa parceria seja ainda mais duradoura. A CT&I do Brasil só tem a ganhar. Obrigada!” – docente da Universidade Federal do Pará (UFPA)

“Pela alta tecnologia existente no LNBR, o enriquecimento científico advindo deste Laboratório é um marco de inestimável valor nacional. Valor este atingido, pela excelente equipe de profissionais, que com suas capacidades técnicas e científicas, transmitem com muita clareza os conhecimentos necessários para a operação de biorreatores de bancada.” — produtor de vinhos

“O curso de operações de biorreatores está bem estruturado e com profissionais altamente qualificado. Sem dúvidas, foi uma experiência inesquecível com imersão de aprendizados e vivência na prática da operacionalização dos biorreatores, o que contribuirá para o desenvolvimento de pesquisas bem como operar os biorreatores da melhor forma na instituição na qual faço parte.” — professor do Instituto Federal de Educação, Ciência a Tecnologia de Rondônia (IFRO)

“O curso supera as expectativas. Excelente e raro de ser ofertado no Brasil.” — professora na Universidade Federal de Viçosa (UFV)

“O curso é ministrado com excelência por profissionais realmente preocupados com o aprendizado. Detalhes que podem ser repassados somente por pessoas que operam com frequência os biorreatores STR e que não se encontram em livros ou manuais. Foi uma troca generosa de experiências e que farão grande diferença na rotina de trabalho de quem precisa operar e/ou coordenar equipes de bioprocessos. Só posso agradecer por ter participado desta 3ª edição e recomendá-lo à todos os profissionais da área!” — tecnologista do Instituto de Biologia Molecular do Paraná (IBMP)

“O curso abriu as portas para o meu entendimento em Bioprocessos e Biotecnologia. Com isso, posso deixar minhas aulas mais interessantes e com uma qualidade maior.” — docente da Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

Seja avisado sobre as próximas edições

Nome(obrigatório)