Comitê Organizador

Antonio Carlos Fontes dos Santos (UFRJ, SBF)
Juliana Conceição Teodoro (LNBR/CNPEM)
Murilo Santhiago (LNNano/CNPEM),
Nelson Studart (Ilum/CNPEM)
Silvana Aparecida Rocco (LNBio/CNPEM)
Susana de Souza Lalic (UFS, SBF)
Verônica de Carvalho Teixeira (LNLS/CNPEM) – Coordenadora
Vitor Acioly (UFF, SBF)

Comitê Local

Amanda Kokol (CNPEM)
Ariane Almeida (CNPEM)
Isabela Grandini (ILUM/CNPEM)
Laura Andrade (CNPEM)
Letícia Loyola (CNPEM)
Luciana Noronha (CNPEM)
Murilo Oliveira (CNPEM)

Sobre a SBF

A SBF é uma entidade de utilidade pública sem fins lucrativos, fundada em quatorze de julho de 1966. Seu principal objetivo é a divulgação e promoção do conhecimento em Física no Brasil.

PRINCIPAIS AÇÕES DA SBF

• Organização anual de seis Encontros Temáticos, Encontros Regionais e seis Escolas em diferentes áreas da Física.

• Publicação das revistas Brazilian Journal of Physics (BJP), Revista Brasileira de Ensino de Física (RBEF) e Física na Escola.

• Organização das Olimpíadas Brasileiras de Física, envolvendo quase um milhão de estudantes de escolas privadas e públicas.

• Coordenação do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF), hoje com 59 pólos em todas as regiões do país, para professores do Ensino Médio e Fundamental.

• Outorga do Prêmio José Leite Lopes, de melhor tese de doutorado, o Prêmio Ernesto Hamburger, de divulgação de Física, e o Prêmio Carolina Nemes, para físicas em início de carreira.

• Organização do programa de estágio para professores do Ensino Médio na Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear (CERN).

Sobre o CNPEM

Ambiente sofisticado e efervescente de pesquisa e desenvolvimento, único no Brasil e presente em poucos centros científicos do mundo, o Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM) é uma organização privada sem fins lucrativos, sob a supervisão do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI). O Centro opera quatro Laboratórios Nacionais e é o berço do projeto mais complexo da ciência brasileira – Sirius – uma das fontes de luz síncrotron mais avançadas do mundo. O CNPEM reúne equipes multitemáticas altamente especializadas, infraestruturas laboratoriais globalmente competitivas e abertas à comunidade científica, linhas estratégicas de investigação, projetos inovadores em parceria com o setor produtivo e formação de investigadores e estudantes. O Centro é um ambiente impulsionado pela pesquisa de soluções com impacto nas áreas de Saúde, Energia e Materiais Renováveis, Agroambiental, Tecnologias Quânticas. A partir de 2022, com o apoio do Ministério da Educação (MEC), o CNPEM expandiu suas atividades com a abertura da Ilum Escola de Ciência. O curso superior interdisciplinar em Ciência, Tecnologia e Inovação adota propostas inovadoras com o objetivo de oferecer formação de excelência, gratuita, em período integral e com imersão no ambiente de pesquisa do CNPEM. 

Acesse o site da SBF
Acesse o site do CNPEM