Sobre a ESPEM 2023

A Escola Sirius para Professores do Ensino Médio (ESPEM) foi realizado de 17 e 21 de julho de 2023 pelo Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), organização social supervisionada pelo Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), em parceria com a Sociedade Brasileira de Física (SBF). A ESPEM recebeu inscrições de professores de Física, Química e Biologia das redes municipal, estadual, federal ou privada de todo País.

A programação contou com aulas expositivas sobre a fonte de luz síncrotron Sirius, que dá nome à Escola, incluindo uma introdução à ciência e tecnologia dos aceleradores de partículas, à produção de luz síncrotron, e à interação entre a luz e a matéria e suas aplicações nas diferentes áreas da ciência. Os professores participaram de visitas às instalações e foram introduzidos às pesquisas e desenvolvimentos dos Laboratórios Nacionais (LNLSLNNanoLNBioLNBR), bem como ao curso superior interdisciplinar em Ciência, Tecnologia e Inovação (Ilum) do CNPEM. Assistiram também, a seminários com temas atuais em diferentes áreas em que atuam os profissionais do Centro, contextualizado com o cotidiano e dicas sobre como transpor o conhecimento para a sala de aula. A Escola é um espaço para discussões entre os professores, potencializando o contato e a troca de experiências e tecnologias com colegas de todo o Brasil.

Os participantes se tornaram alunos novamente por uma semana em uma experiência de imersão na atmosfera de pesquisa e desenvolvimento de fronteira do CNPEM, com o objetivo de levar ideias da ciência moderna para as salas de aula onde atuam.

Mais que uma iniciativa para dar conhecimento à sociedade sobre as atividades do Sirius e do CNPEM, a ESPEM tem o potencial de ser um ponto de inflexão na formação dos professores participantes e em sua prática dentro e fora da sala de aula.

Datas Importantes

Abertura das inscrições 02 de maio
Encerramento das inscrições 21 de maio
Divulgação dos selecionados A partir de 31 de maio
ESPEM 2023 17 a 21 de Julho

Cartaz de Divulgação ESPEM 2023

Baixe Aqui!

Galeria de Fotos

Programação

A ESPEM 2023 aconteceu no campus do CNPEM, em Campinas-SP, e contou com 40 horas de atividades.
Veja a programação no botão abaixo.

Calendário ESPEM 2023
Confira a Programação!

Lista de Selecionados 2023

Dentre as mais de 360 inscrições recebidas de todo o País, foram escolhidos 40 professores dos 26 estados (AC, AL, AM, AP, BA, CE, ES, GO, MA, MG, MS, MT, PA, PB, PE, PI, PR, RJ, RN, RR, RS, RO, SC, SE, SP, TO) e do Distrito Federal.

Nome Estado
Abraão D. Santos Matos BA
Adriana L. Lucena Sales AP
Alef B. Dos Santos RN
Alessandra D. Buffon PR
Alexandre L. Andrade CE
Anderson De O. Santos PE
Bárbara F. N. Castro PA
Caren L. Centurión MS
Darcylaine V. Martins SE
Douglas C. Silva MG
Eliana A. Cadoná RS
Emerson A. Corsini AC
Fabíola C. Fonseca MG
Fabiúla A. S. Santana MS
Nome Estado
Francisco M. S. Zacarias PB
Francisco V. A. Sousa PI
Giovana M. Da Silva PR
Henrique A. Moura MT
José C. T. da Silva RJ
Jucimary P. Macedo SE
Liliane B. Zeferino ES
Marcus V. J. Rocha DF
Mayara L. Dos Reis DF
Michael De Bona SC
Mirian T. Griep RS
Nadia R. Stefanine TO
Naielly C. P. Rodrigues MT
Peterson Dirksen SC
Nome Estado
Rebeca M. Ivanchuk SP
Ricardo A. S. Salles SP
Roberta L. Nishibori SP
Rubens A. Da Silva PE
Simone F. Angelo ES
Simone S. Ramalho GO
Tainá V. Dos Santos AM
Walter  F. Dos Santos RR
Washington A. Dos Santos AL
Willdson R. Do Nascimento MA
William C. S. Pizzaia RO
Wiverson S. Freitas RJ

Comitê Organizador

Antonio Carlos Fontes dos Santos (UFRJ, SBF)
Juliana Conceição Teodoro (LNBR/CNPEM)
Murilo Santhiago (LNNano/CNPEM),
Nelson Studart (Ilum/CNPEM)
Silvana Aparecida Rocco (LNBio/CNPEM)
Susana de Souza Lalic (UFS, SBF)
Verônica de Carvalho Teixeira (LNLS/CNPEM) – Coordenadora
Vitor Acioly (UFF, SBF)

Comitê Local

Amanda Kokol (CNPEM)
Ariane Almeida (CNPEM)
Isabela Grandini (ILUM/CNPEM)
Giovana Nogueira (CNPEM)
Letícia Loyola (CNPEM)
Luciana Noronha (CNPEM)
Murilo Oliveira (CNPEM)

Edital de Seleção de Professores para a ESPEM 2023

Veja o regulamento para inscrição e seleção de professores brasileiros para participação na Escola Sirius para Professores de Ensino Médio – ESPEM 2023

1. A ESCOLA

A quinta edição da Escola Sirius para Professores do Ensino Médio (ESPEM 2023) será realizada de 17 a 21 de julho de 2023 pelo Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), organização social supervisionada pelo Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), em parceria com a Sociedade Brasileira de Física (SBF).

2. PERÍODO DE INSCRIÇÃO

As inscrições serão recebidas entre os dias 02 e 21 de maio de 2023, apenas eletronicamente pela página Inscrições no website da ESPEM.

3. PRÉ-REQUISITOS

Serão consideradas válidas e elegíveis apenas as candidaturas que preencherem os seguintes pré-requisitos:

  • Ser professor(a) de Física, Química e/ou Biologia.
  • Ser graduado(a) em licenciatura em Física, Química e/ou Biologia, ou, em caso de outra formação, apresentar comprovante da docência em uma dessas disciplinas mencionadas.
  • Estar em atividades de docência, em sala de aula:
    • Em turmas do Ensino Médio das redes municipal, estadual, federal ou privada, nas disciplinas de Física, Química e/ou Biologia.
    • Em turmas de Ensino Superior das redes municipal, estadual, federal ou privada, desde que em cursos de licenciatura em Física, Química e/ou Biologia.
  • Ter Currículo Lattes atualizado na ocasião da inscrição.
  • Preencher o formulário de inscrição dentro do período de inscrição.
  • Candidatos estudantes de licenciatura em Física, Química e Biologia, atuantes no Ensino Médio, poderão concorrer a vagas remanescentes.

4. INSCRIÇÃO

Para realizar sua inscrição, o(a) candidato(a) deverá preencher o formulário de inscrição, fornecendo informações pessoais, socioeconômicas, educacionais e profissionais. Essas informações serão utilizadas no processo de avaliação das candidaturas elegíveis. Entre as informações necessárias, o preenchimento exige do(a) candidato(a):

  • Indicar o local de trabalho e número de aulas semanais em Física, Química e/ou Biologia, para o Nível e Rede de Ensino correspondente à categoria de inscrição escolhida.
  • Anexar um documento que comprove vínculo com uma instituição de ensino correspondente a categoria de inscrição escolhida, no formato *.pdf.
  • Anexar uma Carta de Motivação justificando a intenção de participar na ESPEM 2023. Máximo de uma página (A4, Fonte Arial, tamanho 12, espaçamento de 1,5 pt), no formato *.pdf.
  • Declarar conhecimento e concordância com este edital.

5. VAGAS

Serão disponibilizadas 40 (quarenta) vagas para participação na ESPEM 2023:

5.1 Distribuição por área de atuação:

  • 25% das vagas para professores e professoras de Física;
  • 25% das vagas para professores e professoras de Química;
  • 25% das vagas para professores e professoras de Biologia
  • 25% das vagas serão distribuídas de forma proporcional à procura em cada área.

5.2 Distribuição conforme à rede de ensino:

  • 80% das vagas serão destinadas a professores e professoras atuantes no Ensino Médio na rede pública estadual ou municipal.
  • 10% das vagas serão destinadas a professores e professoras atuantes no Ensino Médio na rede pública federal.
  • 5% das vagas serão destinadas a professores e professoras atuantes no Ensino Médio na rede privada.
  • 5% das vagas serão destinadas a professores e professoras atuantes no Ensino Superior (professores que atuem na formação de outros professores) em todas as redes.

5.3 Distribuição regional

  • 20% das vagas serão destinadas a professores atuantes na região Norte do Brasil;
  • 20% das vagas serão destinadas a professores atuantes na região Nordeste do Brasil;
  • 20% das vagas serão destinadas a professores atuantes na região Centro-Oeste do Brasil;
  • 20% das vagas serão destinadas a professores atuantes na região Sul do Brasil;
  • 20% das vagas serão destinadas a professores atuantes na região Sudeste do Brasil.

6. SELEÇÃO

O processo de seleção será conduzido pelo Comitê Organizador da ESPEM 2023 e serão consideradas, na etapa de Seleção, apenas as candidaturas que atenderem aos Pré-Requisitos, listados no item 3, e a distribuição de vagas seguirá conforme item 5 deste Edital.

6.1 Critérios de seleção:

  • A distribuição equalitária entre as áreas de atuação (Física, Química ou Biologia): o(a) candidato(a) concorrerá à vaga obrigatoriamente na categoria que selecionar durante a inscrição, desde que comprovada pelos documentos fornecidos durante a inscrição. Caso uma determinada área não atinja o mínimo estabelecido de vagas, as vagas serão remanejadas entre as áreas de maior procura, seguindo os critérios de distribuição citados no item 5.2 desse Edital.
  • Regionalidade: as vagas disponíveis para o Ensino Médio nas redes pública municipal, estadual, federal e particular serão distribuídas entre os estados e o Distrito Federal de forma a se ter aproximadamente o mesmo número de participantes de cada unidade federativa. As vagas disponíveis para o Ensino Superior, em todas as redes, serão distribuídas entre as 5 regiões do Brasil de forma a se ter aproximadamente o mesmo número de participantes por região.
  • Diversidade de gênero: a seleção de candidaturas será feita de forma a se ter o mesmo número de participantes dos gêneros feminino, masculino e “Outro” / “Prefiro não responder”, conforme opção assinalada no Formulário de Inscrição.
  • Atuação em atividades de extensão, projetos didáticos e eventos: será considerada a participação em projetos, como o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), Olimpíadas de conhecimentos; outros eventos e/ou atividades de pesquisa ou extensão ligados ao ensino de Física, Química e/ou Biologia. Essas atividades deverão estar apresentadas no Currículo Lattes.
  • Motivação: será avaliada, através da carta de motivação do(a) candidato(a), o seu interesse em novas ferramentas para ensino e como o(a) mesmo(a) pretende utilizar os conhecimentos adquiridos na ESPEM 2023 para fazer transposição didática em sala de aula.

6.2 Desempate:

  • No desempate entre candidaturas igualmente bem avaliadas, dentro de uma mesma unidade federativa ou região, será dada preferência àquelas oriundas de cidades mais afastadas das capitais.
  • Se ainda assim persistir o empate, será priorizado(a) o(a) candidato(a) com mais tempo de magistério.

6.3 Outros

  • Caso não haja candidatura elegível bem avaliada em determinada categoria para determinada unidade federativa ou região, a vaga será remanejada pelo Comitê Organizador da ESPEM 2023, sempre considerando os critérios descritos no item 5 deste Edital.
  • Casos omissos a esse edital serão tratados a critério do Comitê Organizador da ESPEM 2023.

7. RESULTADOS

A divulgação dos resultados será feita a partir 31 de maio de 2023.

Os resultados serão divulgados eletronicamente no website da ESPEM 2023 e os selecionados serão comunicados por e-mail. Eventuais mudanças na data de divulgação serão anunciadas no site do evento.

8. SUBSÍDIOS

O CNPEM custeará, total ou parcialmente, as despesas de transporte, hospedagem e alimentação dos professores de Ensino Médio, que atuam em escolas públicas da rede municipal e estadual, selecionados para a ESPEM 2023. O benefício poderá ser estendido total ou parcialmente aos professores do Ensino Médio da rede federal, particular e professores do Ensino Superior, dependendo dos recursos disponíveis.

As despesas cobertas são:

  • Deslocamento aéreo ou rodoviário da cidade de origem ou cidade próxima à residência do(a) professor(a) selecionado(a) até Campinas – SP. Deslocamentos da residência ao aeroporto e/ou rodoviária e deslocamento do aeroporto e/ou rodoviária de Campinas até o CNPEM deverão ser cobertos pelo(a) participante.
  • Hospedagem em hotel próximo ao CNPEM, em quarto duplo, compartilhado com outro(a) participante de mesmo gênero; Café da manhã incluso.
  • Almoço no restaurante do campus do CNPEM com buffet livre, na modalidade self-service.
  • Traslados diários do hotel ao CNPEM e CNPEM ao hotel em ônibus executivo, com ar-condicionado.

OBS: Todos os custos referentes às despesas listadas nos itens acima, que forem adiantadas pelos participantes, somente serão reembolsadas pelo CNPEM mediante apresentação de nota fiscal, cartão de embarque ou documentação equivalente.

9. CERTIFICADO

Os participantes da ESPEM 2023 receberão, ao final do evento, um certificado digital comprovando sua participação no evento com um total de 40 horas de atividades, desde que comprovada a frequência de, no mínimo, 75% da carga horária.

10. EX-PARTICIPANTES

  • Participantes da ESPEM 2019 e 2020 não poderão participar na ESPEM 2023.
  • Participantes da ESPEM 2021 e 2022 que não tenham participado das edições presenciais anteriores (2019 e 2020) poderão concorrer a uma vaga nesta edição da ESPEM 2023.

11. CONTRAPARTIDA

Como contrapartida de sua participação na ESPEM 2023, os(as) selecionados(as) comprometem-se com a divulgação do evento e das atividades do CNPEM e da SBF, fornecendo informações e imagens de suas atividades quando solicitado pela organização e respondendo aos formulários de acompanhamento, enviados anualmente aos professores durante o período de até 5 (cinco) anos desde sua participação na ESPEM.

12. DISPOSIÇÃO FINAL

Em caso de dúvidas e solicitação de esclarecimentos sobre este Edital, os interessados deverão contatar a área de eventos do CNPEM, por meio do endereço eletrônico: eventos@cnpem.br. O atendimento é feito de segunda a sexta-feira, em horário comercial.

Organização

SOBRE A ESPEM 2022

A quarta edição da Escola Sirius para Professores do Ensino Médio (ESPEM 2022) foi realizada de 25 a 29 de julho de 2022 pelo Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), organização social supervisionada pelo Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), em parceria com a Sociedade Brasileira de Física (SBF). 

A ESPEM 2022 foi realizada em formato virtual, com 40 horas de atividades ao vivo. A programação contou com aulas expositivas, visitas virtuais e mesas redondas sobre o ensino de ciências. A Escola contou com atividades temáticas relacionadas aos Laboratórios Nacionais (LNLS, LNNano, LNBio e LNBR) e Ilum, além de discussões com autores de livros didáticos das áreas de Física, Química e Biologia.

Nessa edição também houve uma tarde temática sobre a importância da divulgação e comunicação científica, além de um concurso de propostas pedagógicas, cujos participantes tinham a missão de escrever sequências didáticas utilizando os conhecimentos adquiridos da ESPEM 2022. Os 8 (oito) professores contemplados no concurso, visitaram as instalações do CNPEM entre 19 e 20 de janeiro de 2023. 

Ao todo, 264 professores de Física, Química e Biologia das redes municipal, estadual, federal e privada de todo o Brasil participaram da ESPEM 2022. 

Datas Importantes

Abertura das inscrições 23 de Maio
Encerramento das inscrições 30 de Junho | 10 de Julho
Divulgação dos Selecionados A partir de 15 de Julho
ESPEM 2022 25 a 29 de Julho

GALERIA DE FOTOS

Cartaz de Divulgação ESPEM 2022

Baixe Aqui!

Comitê Organizador 

Antonio Carlos Fontes dos Santos (UFRJ, SBF) 

Juliana Conceição Teodoro (LNBR/CNPEM) 

Murilo Santhiago (LNNano/CNPEM)  

Silvana Aparecida Rocco (LNBio/CNPEM) 

Susana de Souza Lalic (UFS, SBF) 

Verônica de Carvalho Teixeira (LNLS/CNPEM) – Coordenadora 

Vitor Acioly Barbosa (UFF, SBF) Comitê Local 

Amanda Kokol (CNPEM) 

Ariane Almeida (CNPEM) 

Leticia Loyola (CNPEM)

Luciana Noronha (CNPEM) 

Murilo Oliveira (CNPEM) 

VENCEDORES DO PRÊMIO DE PROPOSTAS PEDAGÓGICAS 2022

  • Multidisciplinar (Biologia)

Cláudia Maria Campinha dos Santos – Rede municipal/estadual – RJ

HEURECA  – Transformando informação  em Ação

  • Multidisciplinar (Física)

Leandro Donizete Moraes – Rede municipal/estadual – MG

A Ciência no Brasil à luz do Sírius: uma proposta pedagógica sobre protagonismo e valorização do conhecimento humano

  • Multidisciplinar (Física)

Ana Cecília Soja – Rede Federal – RJ

Luz: a mensageira da Ciência

  • Multidisciplinar (Química)

Milene Muniz Eloy da Costa Justo – Rede Privada – CE

Aprendizagem baseada em projeto bilíngue interdisciplinar no ensino médio: Uso de experiência hands-on para introdução da nanociência e nanotecnologia

LISTA DE SELECIONADOS 2022

Confira a lista de professores selecionados abaixo para participação na ESPEM 2022. Os selecionados devem verificar sua caixa de e-mail, incluindo a caixa de spam, pois mensagens com instruções serão enviadas por esse canal.

Nome Origem
ADEMIR DE JESUS SANTOS AM
Adriana  Braun RS
Adriana  Seidel SC
Adriana Vieira dos Santos BA
Alef Bruno dos Santos RN
Aline Favali de Souza Figueiredo Patrocínio SP
ALINE OLIVEIRA SOARES MA
Allison Silva Silveira SP
Alu Laurindo Vieira SP
Ana Carolina Krüger SC
Ana Cecilia Soja RJ
ANA CRISTINA TORRES MOURA PI
Ana Paula Nazar de Souza RJ
Ana Paula Ribeiro Povinelli MT
Anacé Nunes da Silva SP
ANDERSON DE PAULA BARBOSA MG
Anderson sueno Revoredo Florentino RN
andré Florencio Fernandes CE
Andre Luis Brito Querino PI
Andrea De Souza Gonçalves Ameno SE
Aneide Paz Santos de Andrade SP
Ângelo Francklin Pitanga SE
ANTONIO APARECIDO ALEIXO SP
Antonio Paulo Santos Souza CE
ARLIK RAFAEL SANTIAGO DE SOUSA SE
Aryleudo de Oliveira Lima CE
Braz de Souza Marotti SP
Bruno  Zimmermann Schmitt SP
Carla Soares Moraes Azevedo SP
Carlene Barroso Caripuna AM
Carlos Cavalcante Lima MA
Carlos Eduardo de Santo SP
Celso Ponchio Almeida RJ
Christian Fialho de Jesus SP
Cícero Lopes Tavares DF
CLAUDIA BARROS DE MIRANDA PASCOAL PI
Claudia Maria Campinha dos Santos RJ
Claudia Nunes do Nascimento SP
Cláudio Márcio Ribeiro Magalhães SP
CLEBER DUTRA GONÇALVES SP
Cledston Mario de Santana Lima BA
Cristian Cley Paterniani Rita SP
CRISTIANE SOARES DO NASCIMENTO PE
Daniel Luz Pinheiro CE
Daniela Lucia Ferreira MG
Daniele de Mélo e Sousa PE
Danillo Scoralich de Amorim Peixoto RJ
Danilo Cavalcante Braz AM
David Éverton Urel BA
DAYVID DE SOUSA MIRANDA PI
DIÂNGELO CRISÓSTOMO GONÇALVES GO
DIÊGO BRILHANTE DA SILVA RN
Diego Rafael Nespeque Correa SP
Diogo Ricardo Gaspar Pires BA
DOUGLAS SANTANA SANTOS SE
Douglas Sousa Esteves DF
Edileide Falcone De Araújo Alves PE
EDINA RESENDE SOUSA PI
Edney Carlos Gaspar Chavier CE
Edson Rogerio Papesso SP
EDUARDO PINHEIRO CORREIA RJ
Eduardo Santos Carvalho SP
EGIDIO PAULO FRANCISCO NHAVENE Moçambique
Ejakson José de Sousa Vasconcelos CE
Elaine Cristina Oliveira Amorim Teixeira SP
Eliano Soares da Silva BA
Eliza de Oliveira Cardoso SP
Ellen Denise Lopes Alves MG
Ellen Yoshie Sudo Lutif SP
Eloi da Silva Pereira BA
EMANUEL  CUNHA AL
Ezulmara  de Paiva Santos SP
Fabiana  Gomes GO
Fabiana Reis Santos BA
Fábio de Souza Alves SC
Felipe  Oliveira Ventura AL
Felipe Corrêa da Cruz Escobar MG
Felipe Henrique de Souza da Fonseca SP
Felipe Sérvulo Maciel Costa PB
Felipe Whitaker dos santos SP
Fernanda de Paiva MG
Fernanda Helena Palermo SP
Fernando Antônio Araújo de Souza PE
Fernando Volpatto Ramos RS
Flávia Jorlane Rodrigues de Oliveira BA
FRANCISCA GEORGIANA M DO NASCIMENTO MARTINS DO NASCIMENTO AC
Francisco de Assis Sousa RN
Francisco Elias Gomes MG
Nome Origem
Francisco Jorge Carlos de Souza Junior CE
Francisco Pazzini Couto MG
Gabriel  Zazeri MT
Gabriel Silva Araujo RJ
Gabriel Soares Pereira PE
GEORGE BARBOSA DA SILVA CE
Giovana Cristina Giannesi MS
gledson gomes da costa PA
Gleyci Regina Dias Neves MT
Guilherme Pereira dos Santos Duarte CE
GUILHERME PERES DA SILVA CE
Guilherme Stecca Marcom SP
Hasley Rodrigo Pereira GO
Hélio Farias Campos dos Santos SP
Hilda Maria Vieira dos Santos Carneiro BA
Hulda de Souza Farias Fonseca SE
Ítalo Anderson Rodrigues Martins BA
ÍTALO BATISTA DA SILVA RN
IVONE6 NAZARE MONTEIRO DE MORAES PA
Izabela Gonçalves Diniz MG
Janildes Silva Pinho BA
JAQUELINE MIRIAM CASCAES PR
JEAN CARLOS MATOS DE SOUSA AM
Jeferson Dias Gonçalves PI
Jeferson do Rosário Alemida BA
Jeferson Menezes Souza BA
Jéssica Cristina Campos Miranda Silva MG
Jéssica Daiane Silva Queiroz PE
Jéssica Pereira Santos SE
João Gabriel Milare Manzolillo RJ
joão paulo leão de souza AP
João Pedro Berbat Franco RJ
JOAQUIM MARQUES DA SILVA NETO PI
Joisilany Santos dos Reis AC
Jordana Aparecida Gravito Rodrigues MG
José Antônio Dias da Silva RJ
José Antônio Martins Serrão MA
José da SIlva Rodrigues PI
José Fernando de Moraes Pinto SP
José Gerson Maciel dos Santos BA
José Jacinto Cruz de Souza PB
José Miranda da Silva Filho CE
JOSÉ ROBERTO DE OLIVEIRA PE
JOSE SOUTO SARMENTO CE
José Victor Bezerra Teixeira AM
Joselita Maria Silva de Oliveira PE
Joyce Alves Pereira MG
Julio Cesar Tonon SP
Julliany Louise Silva Hurbano Carvalho SC
Kamila Teresa Oliveira do Nascimento PE
Karciano José Santos Silva PE
Karina de Paula SP
Kleyton de Paula Cabral de Carvalho Cabral Carvalho PE
KRISTY EMANUEL SILVA FONTES RN
Larissa de Sousa Oliveira CE
Larissa Rafaela Souza Souza Pinto MT
Leandro Donizete Moraes MG
Leonardo Curvello de Castro RJ
LIBREVILLE KATALANDIO PEREIRA CE
Ligia Cleia Casas Rosenbrock SC
Liliane Ravena Monteiro Martins MA
Lisraelle de Sousa Silva CE
Liza Macedo Lopes PR
Luan De Almeida De Abreu RJ
Lucas Antonio Xavier ES
LUCIA HELENA HORTA OLIVEIRA ES
Luciana  Carapunarla AL
LUCIANA DA DA CRUZ BARROS PA
LUCILENE CANDIDA DOS SANTOS GO
Lucy Mary Nascimento dos santos Lino BA
Ludimila Thayane Paes Silva BA
Luís CARLOS CLARO SP
Luís Gustavo Marcolan AM
LUIZA APARECIDA DE SOUZA SILVA BA
MAICON MACIEL FERREIRA DE ARAUJO RO
Mairton Cavalcante Romeu CE
Manoel Felix Pessoa dos Santos PE
Marcelo  Fernandes SP
Marcelo Alves Soares MG
Marcelo Nunes Coelho RN
Márcia Rodrigues Lopes PI
Marcio Luis de Oliveira Santos PB
Marcius Andrei Ullmann RS
Marco Antonio Modenes Junior SP
MARCONI MARTINS MONTEIRO PA
Marcos Dionizio Moreira MG
MARCUS VINICIUS ALVES RIBEIRO AM
MARIA DA SILVA SP
Nome Estado
Maria D’Ajuda Batista Neres MG
Maria Isabel Borba Dranka MT
Mariana Araujo Moraes AM
Marília Jaqueline Souza da Rocha Pereira BA
Marissol Rodrigues FELEZ SP
Marla  Heckler RS
Matheus Santos de Souza AL
Merian Souza da Penha Jacob ES
Milene  Muniz Eloy da Costa Justo CE
Mislene da Silva Santos SE
Moana AMERICANO SANTOS BA
Natalia Carolina Moraes Ehrhardt Brocardo SC
NATALIA DA SILVA E SILVA MA
Nayara Lança de Andrade SP
Nelson  Barrelo Jr SP
Neylor José Silva e Silva MA
OZIEL LOPES DA SILVA BA
Pabllo Abreu Alves CE
Pablo Roberto Carriel Dalmazzo SP
Pâmela Aparecida de Andrade Moreira MG
PATRÍCIA PEREIRA DUZI CARVALHO SP
Paula Hariana Silva Dantas AM
Paulla Vieira Rodrigues RO
Paulo Henrique Silva Miranda GO
Paulo Roberto da Silva Pires GO
Paulo Vicente Moreira dos Santos BA
Paulo Vinícius dos Santos Rebeque PR
Pedro Demarchi Tessarin SP
Persiely Pires Rosa AM
Priscila Gomes Sabino MG
Rafael Carvalho de Santana AL
Rafael Leal da Silva PB
Raissa Antonio de Abreu RJ
Ralbeni Cezario de Menezes MT
Ramon Alves dos Santos BA
Renan  Floriano da Silva SP
Renata Oliveira Yamaguchi SP
Renato César do Carmo Canesso MG
Renato Herculano Santos da Silva RJ
Rhuan Carvalho Silva BA
RICARDO DE OLIVEIRA MOTA BA
Ricardo Spagnuolo Martins SP
riler alves soares MA
Robenilson Ferreira dos Santos AL
Roberta Heitor Valim ES
roberto cesar cucharero peregrina RJ
Robson Teixeira Araujo DF
RODRIGO  EBERHART MUSAIO SOMMA AC
Ronaldo Gonçalves Pires BA
Rosa Maria Castro Santini RJ
ROSA MARIA DUARTE VELOSO MA
Rosana Alves Gonçalves BA
ROSINEIDE CARDOSO DE SOUZA AM
Sandro Alves de Azevedo MG
Silvana Pavão Teixeira Papalardo SP
Sílvia Simone dos Santos de Morais AP
Sueli Maria Preda dos Santos Torres SP
Tadeu Aparecido Martins SP
Tairine  Pimentel PR
Tairine Maia silva AM
TALISSA CRISTINI TAVARES RODRIGUES RS
Talita Maria Silva de Sousa BA
Talita Pereira Silva PE
Tamires Cristina da Silva Ribeiro BA
Tamires Silva Lima PE
Tarcisio José Domingos Coutinho CE
Tayrones Jesus Reis DF
TELMA  FERREIRA MT
Thais Cristina de Oliveira Cândido MG
Thais Levatti Alexandre SP
Thiago Auer Camilo de Jesus ES
Valeska Francener da Luz SC
Vanderson Rodrigues Nascimento CE
Vanessa da Silva Albano MS
Victória Almeida Garcia RJ
Vitória Silva Lourenço SP
Vivian  Machado de Menezes PR
Viviane Papa da Silva BA
Wagner da Cruz Seabra Eiras MG
WAGNER DE SOUZA RJ
Wallison Chaves Costa SC
Wayner de Souza Klen SP
Welington Mrad joaquim MG
Weslley Gois Andrade SP
William Pinheiro Da Silva Acadêmico Pinheiro MG
Wingley Borssali Miorali Borssali Miorali Vital SP
YURI KELLER MARTINS SP
Zeane Vieira Borges AM

PROGRAMAÇÃO

A ESPEM 2022 foi em formato virtual e contou com 40 horas de atividades ao vivo.

A programação detalhada abaixo contou com aulas expositivas que apresentaram a fonte de luz síncrotron Sirius, que dá nome à Escola, incluindo uma introdução à ciência e tecnologia dos aceleradores de partículas, à produção de luz síncrotron, e à interação entre a luz e a matéria e suas aplicações nas diferentes áreas da ciência. Os professores também participaram de visitas virtuais às instalações e foram introduzidos às pesquisas de cada Laboratório Nacional (LNLS, LNNano, LNBio, LNBR) bem como ao curso superior interdisciplinar em Ciência, Tecnologia e Inovação (ILUM) do CNPEM, e assistiram a seminários com temas atuais em diferentes áreas em que atuam os pesquisadores do Centro.

A Escola é ainda um espaço para discussões entre os professores, potencializando o contato e a troca de experiências e tecnologias com colegas de todo o Brasil. Os professores selecionados participaram de atividades organizadas por participantes de edições anteriores da Escola, além de sessões de discussão dos tópicos apresentados nas aulas expositivas e sua aplicação em sala de aula.
Veja o calendário detalhado no botão abaixo.

Calendário ESPEM 2022
Confira a Programação!

EDITAL ESPEM 2022

Veja o regulamento para inscrição e seleção de professores brasileiros para participação na Escola Sirius para Professores de Ensino Médio – ESPEM 2022

1. A ESCOLA

A quarta edição da Escola Sirius para Professores do Ensino Médio (ESPEM 2022) será realizada de forma virtual entre 25 a 29 de julho de 2022 pelo Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), organização social supervisionada pelo Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), em parceria com a Sociedade Brasileira de Física (SBF).

2. PERÍODO DE INSCRIÇÃO

As inscrições serão recebidas entre os dias 23 de maio e 30 de junho 10 de julho de 2022, apenas eletronicamente pelo website da ESPEM 2022.

3. PRÉ-REQUISITOS

Serão consideradas válidas e elegíveis apenas as candidaturas que preencherem os seguintes pré-requisitos:

  • Ser professor(a) de Física, Química e/ou Biologia.
  • Ser graduado(a) em licenciatura em Física, Química e/ou Biologia, ou, em caso de outra formação, ter habilitação em licenciatura em Física, Química e/ou Biologia.
  • Estar em atividades de docência, em sala de aula:
    • Em turmas do Ensino Médio das redes municipal, estadual, federal ou privada.
    • Em turmas de Ensino Superior das redes municipal, estadual, federal ou privada, desde que em cursos de licenciatura em Física, Química e/ou Biologia.
  • Ter seu Currículo Lattes atualizado na ocasião da inscrição.
  • Preencher o formulário de inscrição dentro do período de inscrição.
  • Candidatos com outras formações acadêmicas serão avaliados individualmente pelo comitê desde que comprovada a atuação como professor(a) de Física, Química e/ou Biologia.
  • Candidatos estudantes de licenciatura em Física, Química e Biologia poderão concorrer a vagas remanescentes.

4. INSCRIÇÃO

Para realizar sua inscrição, o(a) candidato(a) deverá preencher o formulário de inscrição, fornecendo informações pessoais, socioeconômicas, educacionais e profissionais. Essas informações serão utilizadas no processo de avaliação das candidaturas elegíveis. Entre as informações necessárias, o preenchimento exige do(a) candidato(a):

  • Indicar o local de trabalho e número de aulas semanais em Física, Química e/ou Biologia, para o Nível e Rede de Ensino correspondente a categoria de inscrição escolhida.
  • Anexar um documento que comprove vínculo com uma instituição de ensino correspondente a categoria de inscrição escolhida, no formato *.pdf.
  • Anexar uma Carta de Motivação justificando a intenção de participar na ESPEM 2022. Máximo de uma página, no formato *.pdf.
  • Declarar conhecimento e concordância com este edital.

5. AVALIAÇÃO

Entre os critérios para a avaliação das candidaturas elegíveis estão:

  • A atividade docente em sala de aula de Ensino Médio e/ou Superior.
  • A participação em diferentes projetos, como o PIBID, Olimpíadas; outros eventos e/ou atividades de pesquisa ou extensão ligados ao ensino de Física, Química e/ou Biologia. Essas atividades deverão estar apresentadas no Currículo Lattes.
  • A Carta de Motivação fornecida durante a inscrição.

6. VAGAS

Serão disponibilizadas 500 vagas distribuídas segundo as seguintes categorias:

  • 70% das vagas serão de selecionados(as) do Ensino Médio na rede pública federal, estadual ou municipal.
  • 15% das vagas serão de selecionados(as) do Ensino Médio na rede privada.
  • 15% das vagas serão de selecionados(as) do Ensino Superior (professores que atuem na formação de outros professores) em todas as redes.

7. SELEÇÃO

As candidaturas elegíveis mais bem avaliadas serão selecionadas para vagas seguindo as seguintes regras:

  • O(a) candidato(a) concorrerá à vaga obrigatoriamente na categoria que selecionar durante a inscrição, desde que comprovada pelos documentos fornecidos durante a inscrição.
  • As vagas disponíveis para o Ensino Médio nas redes pública estadual e municipal distribuídas entre os estados e o distrito federal de forma a se ter aproximadamente o mesmo número de participantes de cada unidade federativa.
  • As vagas disponíveis para o Ensino Médio na rede pública federal serão distribuídas entre as 5 regiões do Brasil de forma a se ter aproximadamente o mesmo número de participantes por região.
  • As vagas disponíveis para o Ensino Médio na rede privada serão distribuídas entre as 5 regiões do Brasil de forma a se ter aproximadamente o mesmo número de participantes por região.
  • As vagas disponíveis para o Ensino Superior em todas as redes serão distribuídas entre as 5 regiões do Brasil de forma a se ter aproximadamente o mesmo número de participantes por região.
  • Caso não haja candidatura elegível bem avaliada em determinada categoria para determinada unidade federativa ou região, a vaga será remanejada a critério do comitê de seleção.
  • No desempate entre candidaturas igualmente bem avaliadas dentro de uma mesma unidade federativa ou região será dada preferência àquelas oriundas de cidades mais afastadas das capitais.
  • A seleção de candidaturas será feita de forma a se ter aproximadamente o mesmo número de participantes homens e mulheres.
  • A seleção de candidaturas será feita de forma a se ter aproximadamente o mesmo número de professores de Física, Química e Biologia.
  • Casos omissos neste edital serão tratados a critério do comitê de seleção.

8. RESULTADOS

A divulgação dos resultados será feita a partir 15 de julho de 2022. Os resultados serão divulgados eletronicamente no website da ESPEM 2022 e os selecionados serão comunicados por e-mail.

9. CERTIFICADO

Os participantes da ESPEM 2022 receberão ao final do evento um certificado comprovando sua participação no evento, com um total de 40 horas de atividades, desde que comprovada a frequência de no mínimo 75% da carga horária.

10. EX-PARTICIPANTES

  • Participantes da ESPEM 2019, 2020, 2021 poderão se inscrever para participar na ESPEM 2022.
  • Participantes da ESPEM 2021 e 2022 que não tenham participado das edições presenciais anteriores poderão concorrer a uma vaga novamente em futuras edições presenciais da ESPEM.

11. CONTRAPARTIDA

Como contrapartida de sua participação na ESPEM 2022, os(as) selecionados(as) comprometem-se com a divulgação do evento e das atividades do CNPEM e da SBF, fornecendo informações e imagens de suas atividades quando solicitado pela organização.

12. PREMIAÇÃO

A ESPEM 2022 contará com uma premiação a autores de propostas pedagógicas produzidas a partir dos conceitos apresentados durante a escola.

  • A participação na premiação não é obrigatória;
  • A iniciativa visa promover o compartilhamento de ideias, através de projetos pedagógicos, que possam contribuir significativamente para a divulgação dos conteúdos científicos apresentados durante a Escola.
  • Serão elegíveis todos os(as) participantes da ESPEM 2022 na categoria aluno;
  • As propostas deverão ser encaminhadas por meio do site da ESPEM até as 23h59 min do dia 31 de agosto de 2022;
  • O link será disponibilizado na página da ESPEM ao final da escola;
  • A estrutura da proposta pedagógica, de até 5 (cinco) páginas, deverá necessariamente conter: título (identificação do projeto); categoria de participação (Multi/Interdisciplinar, Química, Física ou Biologia); resumo; natureza (enunciar claramente o problema); objetivos gerais e específicos; possíveis resultados; justificativa (qual a relevância dentro do contexto de difusão do conhecimento científico quanto aos conceitos abordados na ESPEM 2022?); contexto (público-alvo, participantes, contexto social); procedimentos; cronograma.
  • A avaliação considerará: originalidade, adequação, viabilidade, relevância, clareza e exequibilidade (que experiência tem a (o) proponente, público-alvo);
  • Cada proposta receberá uma nota geral considerando os critérios anteriores;
  • Se houver empate nas notas de avaliação, o Comitê Organizador da ESPEM 2022 estabelecerá critérios de desempate considerando diversidade de gênero, distribuição regional no Brasil, candidaturas oriundas de locais mais distantes das capitais, e idade mais avançada.
  • Serão elaboradas 4 (quatro) listas com a classificação das melhores propostas baseadas na nota apresentada pelo Comitê Julgador nas categorias Multi/Interdisciplinar, Química, Física e Biologia;
  • O Comitê Julgador será composto por três especialistas de cada uma das áreas (Química, Física, Biologia) para as categorias de Química, Física e Biologia e um comitê com três membros, sendo um especialista de cada área (Química, Física e Biologia) para avaliação dos projetos submetidos na categoria Multi/Interdisciplinar;
  • Os Comitês Julgadores serão determinados pelo Comitê Organizador da ESPEM 2022;
  • As 20 (vinte) melhores propostas contemplando a abordagem Multi/Interdisciplinar, Química, Física e Biologia (cinco em cada temática) receberão certificado e os textos serão publicadas no site da ESPEM;
  • As melhores propostas de cada categoria: 2 (duas) Multi/Interdisciplinares, 2 (duas) de Biologia, 2 (duas) de Física e 2 (duas) de Química serão contempladas com uma viagem de 2 (dois) dias, com passagem, hospedagem e alimentação pagos para conhecer as instalações do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM) em Campinas – SP, no mês de janeiro de 2023, com datas a definir;
  • O número de propostas contempladas com a visita ao CNPEM poderá ser alterado dependendo da disponibilidade de recursos;
  • Em caso de desistência de algum(a) classificado(a) em cada categoria, o(a) próximo(a) colocado(a) na lista geral de cada temática será contemplado(a) com a visita;
  • A divulgação dos resultados ocorrerá a partir de 1 de novembro de 2022 através do site da ESPEM e os primeiros colocados em cada modalidade serão avisados por e-mail.
  • O participante que submeter projeto autoriza a divulgação do seu texto e imagem nas páginas web relacionadas à ESPEM/CNPEM e ações de comunicação do CNPEM.
  • Casos omissos neste edital serão tratados a critério do Comitê de Organizador da ESPEM 2022.

FINANCIAMENTO

Sobre a ESPEM 2021

A terceira edição da Escola Sirius para Professores do Ensino Médio (ESPEM 2021) foi realizada de 26 a 30 de julho de 2021 pelo Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), organização social supervisionada pelo Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), em parceria com a Sociedade Brasileira de Física (SBF).

A ESPEM 2021 foi realizada em formato virtual, com 40 horas de atividades, tanto ao vivo quanto pré-gravadas. A programação contou com aulas expositivas que apresentarão a fonte de luz síncrotron Sirius, que dá nome à Escola, incluindo uma introdução à ciência e tecnologia dos aceleradores de partículas, à produção de luz síncrotron, e à interação entre a luz e a matéria e suas aplicações nas diferentes áreas da ciência. Os professores também participaram de visitas virtuais às instalações e foram introduzidos às pesquisas de cada Laboratório Nacional do CNPEM, e assistiram a seminários com temas atuais em diferentes áreas em que atuam os pesquisadores do Centro.

Foram recebidas inscrições de professores de Física, Química e Biologia das redes municipal, estadual, federal ou privada de todo País. Ao todo, 254 professores foram selecionados para participar da ESPEM 2021.

Comitê Organizador

Antonio Carlos Fontes dos Santos (UFRJ, SBF)
Ingrid David Barcelos (LNLS/CNPEM) – Coordenadora
Juliana Helena Costa Smetana (LNBio/CNPEM)
Juliana Conceição Teodoro (LNBR/CNPEM)
Murilo Santhiago (LNNano/CNPEM)
Renan Picoreti Nakahara (CNPEM)
Thereza Cristina de Lacerda Paiva (UFRJ, SBF)
Vitor Acioly Barbosa (UFRJ, SBF)

Comitê Local

Amanda Kokol (CNPEM)
Ariane Almeida (CNPEM)
Dora Marques (CNPEM)
Lucas Dias (CNPEM)
Luciana Noronha (CNPEM)
Murilo Oliveira (CNPEM)
Renan Picoreti Nakahara (CNPEM)

Confira a lista de professores selecionados abaixo.

Adriana Alves Barbosa RJ
Adriana De Melo SP
Adriana Fernanda Kuckartz Vizuete RS
Adriana Vieira Dos Santos BA
Aldo Mendonça Do Nascimento Junior PA
Alex Costa Alves PA
Alex Marcelo De Campos SP
Alex Sander Barros Queiroz PB
Alexandre Aparecido De Souza MG
Alexia Sirvo Vilar RJ
Alva Valeria Machado Nascimento RJ
Ana Carolina Koentopp SC
Ana Cecilia Soja MS
Ana Cláudia Melo Santos MG
Ana Nery Barbosa Matos PE
Ana Paula Do Carmo SP
Anderson De Oliveira Santos PE
Anderson Elyson De Sales Chaves MA
Anderson Inocencio SP
Anderson Ribeiro De Souza Poerner RJ
Andre De Souza Pereira RR
Andrea Barbalho Ribeiro De Freitas RJ
Andressa Cristine Giacomin AM
Antônio Almeida Cavalcante CE
Antonio Manoel Pereira Vila Nova Costa BA
Aparecido Wilson Da Cruz Rodrigues SP
Aurélio Moraes Duarte SP
Bárbara Helen Félix Romana SP
Bianca União Romero SP
Birgit Yara Frey Riffel MG
Brendon Sebastião Marcos Barros PI
Bruno Bogler PR
Caio Nakavaki De Oliveira SP
Camila Da Costa Pinto AM
Camila Da Silva Sebastião PE
Carlos Eduardo Gadelha Kelly RJ
Catia Mirela De Oliveira Barcellos RS
Cecília Barbosa Da Silva PE
César Leonardo Moreira Ferraz BA
Cintia Aparecida Cirillo SP
Cíntia De Sousa Bezerra PB
Cladson De Sales SP
Claudio Paris SP
Claudio Pereira Lima MG
Clóvis Dalpian RS
Crelison Nelson Hermenegildo Alves PE
Cristian Maria Costa De Souza AM
Cristiane Moraes SC
Cristiano Balbino Da Silva CE
Cristiano Grigorio Barbosa GO
Cristiano Rizzi Maranho SP
Daniel Mota Ricardo MG
Danielle Barreto De Ameida AM
Danilo José De Lima SP
Davi Do Nascimento Santos RO
David Éverton Urel BA
David Kelvin Galindo Gonçalves PE
Debura Humberto Macedo SP
Denise Rodrigues Dos Santos MT
Desirée Yael De Sena Tavares RJ
Diego Rafael Nespeque Correa SP
Diogo Carvalho Da Silva Teodoro RJ
Donatila Luiza Carvalho Coutinho CE
Donizete Aparecido Buscatti Junior SP
Ederaldo Bueno De Macedo Junior SP
Edesmar Jose Sackser MT
Edson Rogerio Papesso SP
Eduardo Bagnariolli De Oliveira SP
Eduardo Dias Albino SP
Eduardo Pinheiro Correia RJ
Edvaldo Juliano Da Rosa SP
Elainy Nascimento De Siqueira PE
Elisabete Aparecida Do Amaral SP
Elisangela Cardoso De Lima Borges GO
Eliziane Aparecida Antunes Selau MT
Eloisio Marques De Moraes CE
Elton Bernardo Santos Da Silva BA
Élys Da Silva Mendes AP
Emanoel Igor Da Silva Oliveira BA
Emely Cominotti Rossim ES
Emerich Michel De Sousa MG
Enio Dos Anjos SC
Enio Dos Anjos SC
Eveliyn Tiemi Takamori SP
Ezequiel Aguiar De Oliveira MT
Fabiane Beatriz Sestari RS
Fabiano Moura Rubio MS
Fabio De Almeida Ribeiro RJ
Fabíola Desiree Cristina Luiza De Campos SP
Fabiola Isabela Pegoraro Pinheiro SP
Fabricio De Lima Moraes SP
Fatima Aparecida Tagliaferro SP
Felipe Cintra Clementino SP
Felipe Corrêa Da Cruz Escobar MG
Felipe Gustavo Silva De Abreu RJ
Fernando Aparecido Canossa RJ
Fernando Machado Furtado MG
Flavio Pereira Moura PB
Gabriel Cotrim De Cesare Peinado SP
Gabriel Henrique Sperandio MG
Gabriela Belini Gontijo MG
Gabriela Braga Rodrigues MG
Gabrielly Gomes Araujo MT
Geni Dos Santos Maria RS
Geovani Andrade Coimbra MG
Gesiel Gomes Silva GO
Glaytson De Moraes Santiago PB
Gleici Alves Correa MT
Guilherme Angelo Moreira Bernardo CE
Gustavo Arrighi Ferrari MG
Hebert De Amorim Folli ES
Helcy Galindo Baracho Cavalcanti PE
Helder Calvi Inocêncio MT
Helena Leite De Almeida MT
Helierton Barbosa De Barros PI
Hélio José Lucas Junior PR
Herbert Rodrigo Neves SC
Hermes José De Oliveira Júnior MG
Homeilton José De Oliveira GO
Hozana Donatila Delgado MT
Isabel Christina Franco Silva SP
Isadora Angela Lugarini Faria RJ
Ismenia Cerqueira Silva MG
Itamar Fernandes MT
Ivancia Donato De Luna Sousa PB
Izabela Gonçalves Diniz MG
Izabella Soares De Souza RS
Jacira Candido SP
Jair Ferreira Lima DF
Jeferson Dias Gonçalves RS
Jefferson David Alves SP
Joao Batista Pereira SP
João Gabriel Milare Manzolillo RJ
João Guilherme Pinto De Freitas PA
João Paulo Gomes Do Nascimento RN
Joaquim Lopes Pereira RJ
Joerbed Dos Santos Gonçalves MA
Jonas Guimarães Paulo Neto CE
José Emílio Zanzirolani De Oliveira MG
José Gerson Maciel Dos Santos BA
Juliana Celestino RJ
Juliano Bragatto SP
Julliany Louise Silva Hurbano Carvalho SC
Kamila Drequeceler Pinto SP
Karine Arend SC
Kátia Davi Brito PB
Kátia Ferreira Guimarães Benfíca MG
Kellen Cristine Caetano MT
Kelly De Souza Do Nascimento Vieira ES
Kênia Cristina De Oliveira Lucas MG
Khelbes Roberto Da Silva GO
Lady Johana Torres Romero RJ
Lais Estevao Moraes MG
Laura Ramos De Freitas SP
Leandro Antônio Alves MG
Leandro Donizete Moraes MG
Lenildo Morais Dos Santos PB
Leonilda Do Nascimento Da Silva RR
Letícia Gomes De Pontes SP
Letícia Teixeira Bertagi PR
Liza Macedo Lopes PR
Lucas Da Silva Basso SP
Lucas Linhares Marinho AM
Lucas Rodrigues Delate Bitencourt RJ
Lucas Simões Santoa BA
Luciana Da Cruz Barros PA
Luciana De Morais Dutra RJ
Luciano Dias Dos Santos Guedes GO
Lucivaldo Dos Reis Menezes SP
Lucy Mary Nascimento Dos Santos Lino BA
Luís Otávio Piocoppi SP
Luiz Gonzaga Do Nascimento Neto CE
Magda Aparecida Maia Masetto SP
Mara Danielle Silva Do Carmo PI
Marcelle Reis Moreira MG
Marcelo Rodrigues Do Nascimento PB
Marcio Luis De Oliveira Santos PB
Marcio Rodrigues De Melo RS
Marco Antonio Modenes Junior SP
Marcos Frizzarini DF
Marcus Vinicius Alves Ribeiro AM
Maria Clara Guimarães Pedrosa RJ
Maria Clara Tessaroli Borges SP
Maria Helena Lacerda De Oliveira Fung PR
Maria Jucicleia Da Silva GO
Maria Victoria Baptista Palmero SP
Maria Vitória Tiago Inocêncio SP
Mariana De Marchi Oliveira SP
Marilda Brigatti Corrêa SP
Mariza Veiga Senk PR
Marta Maximo Pereira RJ
Mauricélio Bezerra Da Silva CE
Michel Silva Dos Santos RS
Michelle Bitencourt MG
Michelle Patricia Adenice De Noronha Reino PE
Natalia Reigota Cesar SP
Nayara De Souza Mendes PR
Nelson Correia Belo Sarmento SC
Nelson Suassuna Sobrinho PB
Osvaldo Canato Júnior SP
Pamela Gozzer SP
Patrícia Andrade Argentino SP
Patrícia Pereira Duzi Carvalho SP
Paulo Gabriel De Lima SP
Paulo Moreira Veiga AM
Paulo Souza Da Silva PE
Pedro Henrique Paz Sobral PE
Pedro Juvencio De Souza Júnior AL
Pedro Sergio Rosa SP
Rafael Bonato SP
Rafael Herrera Fernandes SP
Rafaela Fernanda Pinto MG
Raíza Nayara De Melo Silva PE
Ralbeni Cezario De Menezes MT
Ramon Junio Gonçalves Rosa MG
Raphael Garcia Moraes Da Fonseca SP
Raphael Neves Leonardo RJ
Regiane Rocha Santana Lopes PR
Renan Marcel Gueta SP
Renata Almeida Chagas BA
Renato José Fernandes MG
Ricardo Fagundes Freitas Da Cunha RJ
Ricardo Spagnuolo Martins MG
Rilleands Alves Soares MA
Roberto Aguilar De Souza Junior PR
Rodrigo Barros De Oliveira RO
Rodrigo Salvadori Baptista Do Carmo SP
Ronaldo Eismann De Castro RS
Rosimar Rodrigues Souza MT
Rosimary Landim Gonçalves Afonso CE
Rubens Antônio Da Silva PE
Sérgio Wagner Gripp Da Silveira MT
Silas De Souza Lima MG
Soraia Rodrigues De Azeredo RJ
Suelen Fernandes De Barros SP
Tais Fritsch De Lima RS
Talita Oliveira Nascimento MT
Tanesca Santana Cal BA
Tarciani Benedita Baia Santos SP
Tatiane De Paula Sudbrack SP
Telma Ferreira MT
Thalita Soares Galhardo SP
Thalles Faleiro Delfim RJ
Thalyta De Oliveira Inocêncio RJ
Thayana Da Conceição Alves MT
Thiago Vinicius Sousa Souto PB
Tonny Jader De Moraes MT
Valéria Pereira RJ
Valquíria Ribeiro De Oliveira MG
Varlinda De Campos Leite MT
Veronica Alves Teixeira PE
Victor Rocha Rodrigues Da Silva RJ
Vinicius Colombo De Olivera SP
Welington Mrad Joaquim MG
Wilson Rodrigues Braz MG

Programação

A ESPEM 2021 contou com 40 horas de atividades, tanto ao vivo quanto pré-gravadas.

A programação detalhada abaixo contou com aulas expositivas que apresentaram a fonte de luz síncrotron Sirius, que dá nome à Escola, incluindo uma introdução à ciência e tecnologia dos aceleradores de partículas, à produção de luz síncrotron, e à interação entre a luz e a matéria e suas aplicações nas diferentes áreas da ciência. Os professores também participaram de visitas virtuais às instalações e foram introduzidos às pesquisas de cada Laboratório Nacional do CNPEM, e assistiram a seminários com temas atuais em diferentes áreas em que atuam os pesquisadores do Centro.

A Escola é ainda um espaço para discussões entre os professores, potencializando o contato e a troca de experiências e tecnologias com colegas de todo o Brasil. Os professores selecionados participaram de atividades organizadas por participantes de edições anteriores da Escola, além de sessões de discussão dos tópicos apresentados nas aulas expositivas e sua aplicação em sala de aula.
Veja o calendário detalhado no botão abaixo.

Calendário ESPEM 2021
Confira a Programação!

Edital de Seleção de Professores para a ESPEM 2021

Veja o regulamento para inscrição e seleção de professores brasileiros para participação na Escola Sirius para Professores de Ensino Médio – ESPEM 2021

1. A ESCOLA

A terceira edição da Escola Sirius para Professores do Ensino Médio (ESPEM 2021) será realizada de 26 a 30 de julho de 2021 pelo Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), organização social supervisionada pelo Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), em parceria com a Sociedade Brasileira de Física (SBF).

2. PERÍODO DE INSCRIÇÃO

As inscrições serão recebidas entre os dias 17 de maio e 13 de junho 27 de junho de 2021, apenas eletronicamente pelo website da ESPEM 2021.

3. PRÉ-REQUISITOS

Serão consideradas válidas e elegíveis apenas as candidaturas que preencherem os seguintes pré-requisitos:

  • Ser professor(a) de Física, Química e/ou Biologia.
  • Ser graduado(a) em licenciatura em Física, Química e/ou Biologia, ou, em caso de outra formação, ter habilitação em licenciatura em Física, Química e/ou Biologia.
  • Estar em atividades de docência, em sala de aula:
    • Em turmas do Ensino Médio das redes municipal, estadual, federal ou privada.
    • Em turmas de Ensino Superior das redes municipal, estadual, federal ou privada, desde que em cursos de licenciatura em Física, Química e/ou Biologia.
  • Ter seu Currículo Lattes atualizado na ocasião da inscrição.
  • Preencher o formulário de inscrição dentro do período de inscrição.
  • Candidatos com outras formações acadêmicas serão avaliados individualmente pelo comitê desde que comprovada a atuação como professor(a) de Física, Química e/ou Biologia.
  • Candidatos estudantes de licenciatura em Física, Química e Biologia poderão concorrer a vagas remanescentes.

4. INSCRIÇÃO

Para realizar sua inscrição, o(a) candidato(a) deverá preencher o formulário de inscrição, fornecendo informações pessoais, socioeconômicas, educacionais e profissionais. Essas informações serão utilizadas no processo de avaliação das candidaturas elegíveis. Entre as informações necessárias, o preenchimento exige do(a) candidato(a):

  • Indicar o local de trabalho e número de aulas semanais em Física, Química e/ou Biologia, para o Nível e Rede de Ensino correspondente a categoria de inscrição escolhida.
  • Anexar um documento que comprove vínculo com uma instituição de ensino correspondente a categoria de inscrição escolhida, no formato *.pdf.
  • Anexar uma Carta de Motivação justificando a intenção de participar na ESPEM 2021 e descrevendo uma proposta de trabalho – caso seja selecionado(a) – para suas ações no campo do ensino e divulgação após a participação. Máximo de uma página, no formato *.pdf.
  • Declarar conhecimento e concordância com este edital.

5. AVALIAÇÃO

Entre os critérios para a avaliação das candidaturas elegíveis estão:

  • A atividade docente em sala de aula de Ensino Médio e/ou Superior.
  • A participação em diferentes projetos, como o PIBID, as Olimpíadas; outros eventos e/ou atividades de pesquisa ou extensão ligados ao ensino de Física, Química e/ou Biologia. Essas atividades deverão estar apresentadas no Currículo Lattes.
  • A Carta de Motivação fornecida durante a inscrição.

6. VAGAS

Serão disponibilizadas 500 vagas distribuídas segundo as seguintes categorias:

  • 70% das vagas serão de selecionados(as) do Ensino Médio na rede pública estadual ou municipal.
  • 10% das vagas serão de selecionados(as) do Ensino Médio na rede federal.
  • 10% das vagas serão de selecionados(as) do Ensino Médio na rede privada.
  • 10% das vagas serão de selecionados(as) do Ensino Superior em todas as redes.

7. SELEÇÃO

As candidaturas elegíveis mais bem avaliadas serão selecionadas para vagas seguindo as seguintes regras:

  • O(a) candidato(a) concorrerá a vaga obrigatoriamente na categoria que selecionar durante a inscrição, desde que comprovada pelos documentos fornecidos durante a inscrição.
  • As vagas disponíveis para o Ensino Médio nas redes pública estadual e municipal distribuídas entre os estados e o distrito federal de forma a se ter aproximadamente o mesmo número de participantes de cada unidade federativa.
  • As vagas disponíveis para o Ensino Médio na rede pública federal serão distribuídas entre as 5 regiões do Brasil de forma a se ter aproximadamente o mesmo número de participantes por região.
  • As vagas disponíveis para o Ensino Médio na rede privada serão distribuídas entre as 5 regiões do Brasil de forma a se ter aproximadamente o mesmo número de participantes por região.
  • As vagas disponíveis para o Ensino Superior em todas as redes serão distribuídas entre as 5 regiões do Brasil de forma a se ter aproximadamente o mesmo número de participantes por região.
  • Caso não haja candidatura elegível bem avaliada em determinada categoria para determinada unidade federativa ou região, a vaga será remanejada a critério do comitê de seleção.
  • No desempate entre candidaturas igualmente bem avaliadas dentro de uma mesma unidade federativa ou região será dada preferência àquelas oriundas de cidades mais afastadas das capitais.
  • A seleção de candidaturas será feita de forma a se ter aproximadamente o mesmo número de participantes homens e mulheres.
  • A seleção de candidaturas será feita de forma a se ter aproximadamente o mesmo número de professores de Física, Química e Biologia.
  • Casos omissos neste edital serão tratados a critério do comitê de seleção.

8. RESULTADOS

A divulgação dos resultados será feita a partir 01 de julho de 2021. Os resultados serão divulgados eletronicamente no website da ESPEM 2021 e os selecionados serão comunicados por e-mail.

9. CERTIFICADO

Os participantes da ESPEM 2021 receberão ao final do evento um certificado comprovando sua participação no evento, com um total de 40 horas de atividades, desde que comprovada a frequência de no mínimo 75% da carga horária.

10. EX-PARTICIPANTES

  • Participantes da ESPEM 2019 e 2020 poderão se inscrever para participar na ESPEM 2021.
  • Participantes da ESPEM 2021 que não tenham participado das edições presenciais anteriores poderão concorrer a uma vaga novamente em futuras edições presenciais da ESPEM.

11. CONTRAPARTIDA

Como contrapartida de sua participação na ESPEM 2021, os(as) selecionados(as) comprometem-se com a divulgação do evento e das atividades do CNPEM e da SBF, fornecendo informações e imagens de suas atividades quando solicitado pela organização.

Financiamento

Organização

Sobre a ESPEM 2020

A segunda edição da Escola Sirius para Professores do Ensino Médio (ESPEM 2020) foi realizada de 20 a 24 de janeiro de 2020, no campus do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), em Campinas, SP. Financiada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) com recursos do projeto Ciência na Escola, e realizada em parceria com a Sociedade Brasileira de Física (SBF), a ESPEM ofereceu a professores e professoras de física do Ensino Médio a imersão na atmosfera de pesquisa e desenvolvimento de fronteira do CNPEM.

Para esta edição, foram selecionados 35 professores de ensino médio, principalmente da rede pública de ensino, vindos de 21 Estados e do Distrito Federal. Com duração de 5 dias, a escola contou com aulas expositivas, demonstrações computacionais e experimentais, visitas à nova fonte de luz síncrotron brasileira, Sirius, e aos Laboratórios Nacionais do CNPEM. Além de discussões com os cientistas, os(as) professores(as) também tiveram a oportunidade de ter contato e trocar experiências com outros colegas professores de todo o Brasil.

Foto_02_com CNE

Participantes

Dentre as 107 inscrições recebidas, foram selecionados 35 (trinta e cinco) professores provenientes das redes pública estadual ou municipal; federal e particular de 20 Estados (AC, AM, BA, CE, ES, GO, MA, MT, MS, MG, PA, PB, PR, PE, PI, RS, RJ, SC, SE, SP) e do Distrito Federal.

Nome Estado
Alex Costa Alves PA
Alexandre Farrapo Campos CE
Anderson da Mota Moreira PE
Antonio Manoel de Souza Filho AC
Arthur Garcia Silva GO
Carlos Augusto Veras Lima Junior MA
Cleide Matheus Rizzatto SP
Cristian Maria Costa de Souza AM
Edson Pereira da Silva PI
Flávia Almeida Silva MS
Francisco Bandeira Amaral Filho MT
Helio Rodrigues da Silva PR
Hozana Donatila Delgado MT
Ingrid de Sousa Rodrigues Duarte DF
Jonilson Silva Dias SC
José Rafael dos Santos SE
Katia Ferreira Guimarães Benfíca MG
Kleber da Luz Bastos AM
Krysna Paulina dos Santos Steel PA
Madge Bianchi dos Santos SC
Magnólia Pereira da Silva Nascimento SP
Milena Teixeira da Rosa RS
Rafaelle da Silva Souza PB
Ribbyson José de Farias Silva PE
Rudnei Machado SC
Soraya Rodrigues Kulicheski PR
Tanesca Santana Cal BA
Telecio Barbosa Neto RJ
Thalita Quinto Soares Ferreira BA
Thalles Faleiro Delfim RJ
Thiago Vinicius Sousa Souto PB
Vicente de Paula e Silva Neto CE
Wanderlei Barbosa Ferreira MT
Wanessa Santos Santana ES
Wildson Wagner Santos de Aragão SE

Depoimentos dos Participantes

Galeria de Fotos

Comitê Organizador

Antonio Carlos Fontes dos Santos (UFRJ, SBF)
Gustavo de Medeiros Azevedo (LNLS/CNPEM) – Coordenador
Ingrid David Barcelos (LNLS/CNPEM) – Vice-coordenadora
Juliana Helena Costa Smetana (LNBio/CNPEM)
Juliana Conceição Teodoro (LNBR/CNPEM)
Murilo Santhiago (LNNano/CNPEM)
Renan Picoreti Nakahara (CNPEM)
Thereza Cristina de Lacerda Paiva (UFRJ, SBF)
Vitor Acioly Barbosa (UFRJ, SBF)

Comitê Local

Amanda Kokol (CNPEM)
Ariane Almeida (LNLS/CNPEM)
Dora Marques (CNPEM)
Lucas Dias (CNPEM)
Luciana Noronha (LNLS/CNPEM)
Luiz Nacimento (CNPEM)
Murilo Oliveira (CNPEM)
Renan Picoreti Nakahara (CNPEM)

Financiamento

Organização

Sobre a ESPEM 2019

O Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), em uma parceria entre o Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS) e a Sociedade Brasileira de Física (SBF), realizou entre os dias 14 e 18 de janeiro de 2019 a 1ª Escola de Síncrotron para Professores do Ensino Médio (1ª ESPEM).

A ESPEM reuniu 20 professores de 16 estados e do Distrito Federal, no campus do CNPEM em Campinas, SP.

Os participantes se tornaram novamente alunos por uma semana em uma experiência de imersão na atmosfera de pesquisa e desenvolvimento de fronteira do CNPEM, com o objetivo de levar ideias da física moderna às salas de aula onde atuam.

A programação contou com aulas expositivas, demonstrações experimentais, discussões com pesquisadores e visitas aos laboratórios nacionais do CNPEM, entre eles o Sirius, nova fonte de luz síncrotron brasileira. Além disso, a escola permitiu também o contato e a troca de experiências com outros colegas professores de todo o Brasil.

Participantes

Dentre as mais de 200 inscrições recebidas de todo o País, foram escolhidos 20 professores de 16 estados (AC, AM, ES, MA, MG, MS, MT, PA, PB, PI, PR, RJ, RR, RS, SP, TO) e do Distrito Federal.

Nome UF
Cleyton Assis Loureiro de Souza AC
Dadson Luis Ferreira Leite MA
Dulce Andréa Uchôa de Oliveira RR
Elisângela Gonçalves Taveira TO
Eloídes de Sousa Melo AM
Francisléia Vieira Vidal RJ
Frantchesco Romário Veloso de Alencar MT
Graciana dos Santos de Sousa PA
Joelma Cardoso MS
Lenildo Morais dos Santos PB
Liza Macedo Lopes PR
Liziane Barbara Bugalski PR
Luana Oliveira DF
Marcos Venicios Oliveira ES
Mercia Cristina Félix Teixeira Braga MG
Nelson Suassuna Sobrinho PB
Regis Batista Ethur RS
Rosely Almeida MT
Sérgio Roberto Mantovani SP
Teresinha Maria Lopes PI

Depoimento dos Participantes

Galeria de Fotos

Website

O website da ESPEM 2019 foi preparado pela SBF para divulgação do evento.

Repercussão

O evento teve principal repercussão na imprensa local de Campinas através do portal G1. Matérias sobre alguns professores também foram publicados em portais de alcance local.

Comitê Organizador

Antonio Carlos Fontes dos Santos (UFRJ, SBF)
Renan Picoreti Nakahara (CNPEM)
Tulio Costa Rizuti da Rocha (LNLS-CNPEM) – Coordenador
Thereza Cristina de Lacerda Paiva (UFRJ, SBF)
Vitor Acioly Barbosa (UFRJ, SBF)

Comitê Local

Amanda Kokol (CNPEM)
Ariane Almeida (LNLS/CNPEM)
Dora Marques (CNPEM)
Lucas Dias (CNPEM)
Luciana Noronha (LNLS/CNPEM)
Maria Paloma Melo (CNPEM)
Murilo Oliveira (CNPEM)
Renan Picoreti Nakahara (CNPEM)

Organização