TREINAMENTO

CNPEM NAS SALAS DE AULA

Professores passam por imersão na atmosfera de pesquisa e desenvolvimento de fronteira do Centro

vetores ppt_capa2_Capa

Como compreender as ciências representadas por números e gráficos em suas aplicações reais?

No CNPEM, ciências como física, matemática, química e biologia protagonizam muitos projetos. É através de seu domínio que pesquisadores buscam soluções para os problemas que enfrentamos. Aqui as ondas, gráficos e reações se tornam energia, luz, movimento, atritos, respostas; e saltam dos livros fazendo todo sentido.

Na Escola Sirius para Professores do Ensino Médio (ESPEM), evento promovido pelo CNPEM em parceria com a Sociedade Brasileira de Física (SBF), e financiado pelo MCTI com recursos do programa Ciência na Escola, professores das redes municipal, estadual, federal e privada de todo País têm a oportunidade de se tornar novamente alunos por uma semana, em uma experiência de imersão na atmosfera de pesquisa e desenvolvimento de fronteira do CNPEM, com o objetivo de levar ideias da ciência moderna para as salas de aula.

A programação da ESPEM apresenta a fonte de luz síncrotron Sirius, que dá nome à Escola, incluindo uma introdução aos aceleradores de partículas, à produção de luz síncrotron, e à interação entre a luz e a matéria e suas aplicações nas diferentes áreas da ciência. Os professores também têm contato com as pesquisas de cada Laboratório Nacional do CNPEM, através de visitas às instalações e de seminários com temas atuais sobre as diferentes áreas em que atuam os pesquisadores do Centro. Mais que uma iniciativa para dar conhecimento à sociedade sobre as atividades do CNPEM, a ESPEM é uma aproximação do professor com o contexto da pesquisa científica. A Escola tem o potencial de ser um ponto de inflexão na formação dos professores participantes e em sua prática dentro e fora da sala de aula.

As edições presenciais da ESPEM, realizadas em janeiro de 2019 e de 2020 incluíam visitas guiadas ao Sirius.

ESPEM 2019

A primeira edição da ESPEM ocorreu entre os dias 14 e 18 de janeiro de 2019, reunindo 20 professores de Física da rede pública de ensino selecionados de 16 estados e do Distrito Federal.

Depoimentos ESPEM 2019

Participar da ESPEM foi uma grande dádiva. Saímos da caixinha da comodidade de sala de aula, do tradicionalismo conteudista, que muitas vezes faz com que a Física seja vista como algo de difícil acesso.

ELOÍDES DE SOUSA MELO (AM)

A ESPEM teve uma diversidade muito grande de professores, de todos os estados, todas as idades, então as trocas de experiências entre os professores foram incríveis.

 

FRANTCHESCO ROMÁRIO DE ALENCAR (MT)

A ESPEM me motivou para inovar no contexto escolar e me abriu os olhos para a nossa ciência, para divulgar ciência brasileira e inspirar crianças e adolescentes a interagir com o mundo na busca constante de se questionar.

 

LIZA MACEDO LOPES (PR)

ESPEM 2020

A segunda edição ESPEM foi realizada de 20 a 24 de janeiro de 2020 e selecionou 35 professores de Física, principalmente da rede pública de ensino, vindos de 21 estados e do Distrito Federal. Esta edição foi financiada pelo MCTI com recursos do programa Ciência na Escola.

Depoimentos ESPEM 2020

Levar isso para os nossos estudantes vai fazer uma diferença muito grande na vida deles. Eles vão enxergar a ciência de outra forma, que há muitas perguntas que não foram respondidas e que são eles que vão responder.

ALEXANDRE FARRAPO CAMPOS (CE)

Foi uma experiência ímpar. A experiência de interagir com os pesquisadores fará muita diferença nos próximos planejamentos e projetos com os estudantes.

MADGE BIANCHI DOS SANTOS (SC)

Considero que a ESPEM promoveu não só motivação pessoal para continuar discutindo a física moderna em minha prática docente, como me fez perceber novos caminhos para discussões interdisciplinares.

RAFAELLE SOUZA (PB)

A programação dos dos encontros inclui uma introdução aos aceleradores de partículas, à produção de luz síncrotron, e à interação entre a luz e a matéria e suas aplicações nas diferentes áreas da ciência.

ESPEM 2021

A terceira edição da ESPEM foi realizada de 26 a 30 de julho de 2021 em formato virtual. Pela primeira vez, a Escola recebeu professores de Física, Química e Biologia com uma programação diversificada e em linguagem adequada para todas as áreas. Nesta edição, foram recebidos 254 professores de 23 estados do distrito federal.

Depoimentos ESPEM 2021

A ESPEM contribuiu de maneira significativa para construção de novos entendimentos sobre tantos temas. Foi uma experiência encantadora e umas das melhores experiências que contemplei neste período de pandemia.

LUCIANA DA CRUZ BARROS (PA)

A ESPEM é um evento fantástico, muito bem estruturado e com conteúdos atuais. Os palestrantes são excelentes e ensinam de forma clara. Seria excelente se todos os professores pudessem participar de eventos como esse.

 

KELLY DE SOUZA DO NASCIMENTO VIEIRA (ES)

Eu gostaria de realçar a preciosidade de eventos como esse para a promoção de um diálogo entre pesquisadores de ponta e professores da escola básica.

 

OSVALDO CANATO JÚNIOR (SP)