EDUCAÇÃO
Ilum-lab-scaled-e1645535982379-blackwhite

ILUM, UMA ESCOLA PIONEIRA
PARA FORMAR UMA NOVA GERAÇÃO DE CIENTISTAS

Curso de graduação gratuito nasce com proposta pedagógica inovadora, infraestrutura de ponta e vivência, desde o início, no ambiente científico do CNPEM

Uma escola de graduação inovadora para formar futuros cientistas engajados na solução de problemas interdisciplinares, com uma visão humanística, colaborativa e ética. Um curso com sólida formação teórica em matemática e ciência de dados, desenvolvimento de projetos e experimentações, e vivência da ciência desde o início. Assim é a Ilum Escola de Ciência, projeto na área de educação, reconhecido pelo MEC em 2021, com início das aulas em março de 2022.

Concebida nos últimos seis anos em diálogos e debates entre pesquisadores do CNPEM, membros da comunidade científica e educadores, a escola tem o objetivo de encurtar o caminho entre a graduação, a produção científica e a atividade de pesquisa. A Ilum proporciona aos seus alunos e alunas um ambiente em que sejam estimulados, de forma precoce, a pensar a ciência como um todo, considerando um cenário em que as grandes questões e desafios da atualidade são cada vez mais temáticos, envolvendo os mais diversos campos científicos de forma interdisciplinar.

Ao final dos três anos do curso, discentes estarão preparados/as para seguir na carreira nas fronteiras do conhecimento, como cientistas, pesquisadores acadêmicos/as, na docência, em grandes laboratórios nacionais ou internacionais, como especialistas em ciências de dados, aprendizado de máquinas ou em seus próprios negócios, com a criação de startups.

Ilum-área-de-convivência-scaled-blackwhite

ESTUDANTES PODERÃO
SEGUIR NA CARREIRA
COMO CIENTISTAS,
DOCENTES, PESQUISADORES,

EM GRANDES LABORATÓRIOS
OU
EM SEUS PRÓPRIOS
NEGÓCIOS

IMERSÃO NA CIÊNCIA

Um aspecto que torna a escola do CNPEM única é que, desde o primeiro semestre, os/as alunos/as estarão envolvidos na resolução de problemas, com o desenvolvimento de projetos e experimentação nos laboratórios avançados da escola e com a imersão gradual no ambiente de pesquisa e inovação tecnológica do CNPEM, onde poderão ter contato direto com pesquisadores, acompanhar seus trabalhos e usar os equipamentos de ponta de um Centro de pesquisa único no País. O curso de Bacharelado em Ciência e Tecnologia é gratuito, com aulas em período integral, e a proposta é receber estudantes de todo o Brasil com vocação genuína para a ciência, abrindo caminho para que possam desenvolver plenamente a capacidade de buscar soluções a partir de ideias próprias e inovadoras.

PROTAGONISMO E INCLUSÃO

ESTUDANTES TÊM MORADIA, ALIMENTAÇÃO E TRANSPORTE CUSTEADOS PELA ESCOLA

Para isso, coloca em prática um modelo inovador e pioneiro no Brasil no ensino de ciência, em que discentes tornam-se protagonistas e participam ativamente do processo de aprendizado, com um diálogo constante entre professor-aluno e aluno-aluno, aprendendo desde cedo a entender como usar as diferentes disciplinas para resolver problemas.. Além de uma forte base em matemática e ciência da computação, biologia, química e física, os/as alunos/as também terão aulas na área de humanidades para uma formação completa. Além do caráter inclusivo da Ilum, outro diferencial da escola é percebido na equipe de docentes, formada por pesquisadores seniores e jovens cientistas que se destacam em seus campos de atuação. Sem fins lucrativos, a Ilum tem financiamento do Ministério da Educação (MEC) e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), oferecendo uma série de benefícios para que todos os/as alunos/as, mesmo das regiões mais distantes do país e com diferentes condições socioeconômicas, possam se dedicar integralmente ao curso, avaliado como de excelência pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), com a nota máxima, 5.

Todas as pessoas aprovadas têm moradia, alimentação e transporte custeados pela escola, e um computador pessoal para uso durante os três anos de formação. Pelo menos metade das vagas é reservada a estudantes vindos da escola pública.

Ilum-lab5-scaled-blackwhite

POR QUE UMA
ESCOLA INOVADORA?

Por Adalberto Fazzio
Diretor da Ilum Escola de Ciência

Em síntese, buscamos formar jovens como artífices do futuro e criadores de impactos econômicos e sociais; o instrumento para atingir esse objetivo é a criatividade adquirida por meio da pesquisa de fronteira, ferramenta essencial para criar líderes capazes de avançar no conhecimento científico, de sugerir soluções inovadoras para problemas produtivos e de coordenar novos grupos e instituições.

A Ilum Escola de Ciência é também uma Escola inovadora, pela formação precoce do pesquisador (o curso tem duração de três anos), e por oferecer benefícios sociais (transporte, alimentação e moradia) a todos os estudantes.

Destacamos três eixos que norteiam a ilum:

(i) uma mudança pedagógico-curricular, no que diz respeito à escolha de cursos e disciplinas a serem ministradas, tendo em vista o imenso estoque de conhecimentos hoje disponível, o tempo limitado de formação e o requisito de preparar um profissional capaz de se inserir na complexidade do mundo contemporâneo;

(ii) uma evolução no aspecto didático, isto é, na forma de transmissão e absorção do conhecimento. Para tal, dá-se uma nova ênfase aos processos de comunicação entre professores e alunos; ao aprendizado em grupo por meio da realização de projetos e à avaliação rápida para testar se os conhecimentos foram assimilados na forma correta;

(iii) uma prática de integração permanente entre ensino, pesquisa e extensão, incentivando o desenvolvimento ao máximo da “transcrição” da pesquisa em impactos para a sociedade. Esse eixo será beneficiado, no caso da Ilum, pelas possibilidades que seus alunos têm de se envolver em linhas de pesquisa do CNPEM.

Dessa forma, teremos uma aprendizagem interdisciplinar dos conteúdos das Ciências da Vida, Ciências da Matéria, Linguagens Matemática e Computacional, e Humanidades, com a expectativa e segurança de que o aluno terá as ferramentas para desenvolver sua capacidade de resolver problemas reais e complexos.

MicrosoftTeams-image (9)

Adalberto Fazzio é membro da Academia Brasileira de Ciências (ABC), foi Reitor da Universidade Federal do ABC, Diretor do Instituto de Física da Universidade de São Paulo – USP e Diretor do Laboratório Nacional de Nanotecnologia/CNPEM. Também foi Subsecretário de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do MCTI e de suas Unidades de Pesquisa.

É Bacharel e Mestre em Física pela Universidade de Brasília/UnB e Doutor em Física pela Universidade de São Paulo/USP.

Sua área de atuação sempre esteve voltada para a Física da Matéria Condensada, dirigida, primordialmente, no entendimento de propriedades estruturais, magnéticas e de transporte em materiais. Atualmente, trabalha em propriedades de nanomateriais e isolantes topológicos. Com mais de trezentas publicações em revistas especializadas (10237 citações, Google; fator de impacto h = 56, Google), tem contribuído com importantes trabalhos no entendimento no campo da ciência de materiais, e uma participação bastante ativa na orientação de mestres e doutores.

CONHEÇA ALGUNS ALUNOS DA PRIMEIRA TURMA ILUM

Marcos

MARCOS PIMENTEL
Curitiba, PR

“O que faz da Ilum uma escola diferente é o ensino voltado para a solução de problemas e integrado com a prática desde o início.

Minha expectativa com o curso é que ele me permita estar desde o começo conectado com o mundo da pesquisa e que assim eu possa aprender muito sobre a produção científica. Também busco abrir meus horizontes, já que passei o último ano estudando muita Física e Matemática, e agora tenho a oportunidade de conhecer mais sobre outras áreas. Mesmo assim, meus maiores interesses são em Física e meu objetivo é trabalhar com isso depois de me formar.”

WhatsApp Image 2022-03-28 at 8.58.32 AM

ISABELA BENETI
Presidente Prudente, SP

“Desde o ensino fundamental, eu me destacava na escola por ser uma aluna curiosa a respeito das mais diversas disciplinas, sobretudo dos conteúdos relacionados a ciências da natureza. Isso acabou se tornando um grande problema no ensino médio, em que tive que determinar qual seria o meu curso de graduação, isto é, quais disciplinas eu escolheria para seguir a minha carreira. Foi então que fiquei sabendo, através do meu professor de matemática, da proposta da “Ilum: escola de ciências”, que prometia não só uma formação interdisciplinar, como também uma imersão total no CNPEM e 100% de apoio ao estudante (incluindo moradia, alimentação, transporte e notebook). Tal proposta era diferente de qualquer curso tradicional que eu já havia considerado, e não tive escolha a não ser tê-la como primeira opção.”

WhatsApp Image 2022-03-28 at 12.48.04 PM

SARAH FREIRE
Fortaleza, CE

“Minha mãe costuma dizer que “especialidade é para velho”, por isso me motivei desde cedo a explorar diferentes áreas e a ter a interdisciplinaridade como um dos pilares da minha trajetória, conquistando medalhas de ouro em olimpíadas de Robótica, Matemática, Astronomia, além de outras premiações em Química e Informática, e 3 convocações para as seletivas internacionais de Astronomia e Astronáutica, tudo isso fazendo também cursos de piano, teatro, balé, inglês, francês e alemão.

Ao descobrir a ILUM me encantei. Estou muito entusiasmada por fazer parte de uma instituição que alia o ensino da ciência e a imersão em pesquisa e inovação em um centro de ponta (CNPEM), sem perder as humanidades e a humanização de vista, proposta pouquíssimo comum no Brasil.”

PERFIL GERAL DE MATRICULADOS

0
0
0
0
0
0
0
%
0
0