O Centro atingiu um recorde de número de patentes, encontrando novas formas de levar a pesquisa de excelência realizada em parcerias em busca de benefícios sociais, e absorvendo cada demanda como um desafio a ser desvendado para todos.
PARCERIAS
APOIO À INOVAÇÃO
A atividade na área de Inovação do CNPEM está organizada em quatro vertentes:
Em 2020, o CNPEM atingiu um recorde histórico de proteção de propriedade intelectual, o que contribuiu para que o centro configurasse, pela primeira vez, no ranking das 50 organizações brasileiras que mais depositaram pedidos de patentes no Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI) no ano. O objetivo do CNPEM na proteção de propriedade intelectual é ser criterioso e proteger apenas tecnologias com elevado potencial de mercado, a fim de viabilizar a transferência para empresas e utilização pela sociedade.
Apesar de o ritmo de contratação de novos projetos de P&D com a indústria ter reduzido na pandemia, em decorrência das incertezas sobre a retomada e retração econômica, houve maior aproximação com startups e diversificação de empresas parceiras. O Centro firmou, inclusive, cooperação com três startups na área de biotecnologia aplicada à saúde.
Conheça a atual Vitrine Tecnológica da área de Apoio à inovação do CNPEM, e entre em contato através do email inovacao@cnpem.br
VITRINE TECNOLÓGICA
BIOPRODUTOS
Conversão de óleo
de macaúba em bioprodutos
Processo de conversão de óleo de macaúba utilizando uma lipase para produção de biohidrocarbonetos. Utiliza matérias-primas de fonte renovável e tem como vantagens a resistência a solventes orgânicos, meios ácidos e altas temperaturas.
Um adesivo.
Diferentes soluções
Adesivo de contato base água formulado a partir de matérias-primas renováveis para aplicação em diferentes tipos de materiais. Permite a adesão entre diferentes tipos de substrato (metais, madeiras, papel e polímeros, dentre outros). Além de ser livre de solventes orgânicos, não necessita de cura por temperatura ou pressão.
Fertilizante
a base de biocarvão
Biofertilizante feito a partir de biomassa que apresenta complementação, ajuste, balanceamento, reposição de nutrientes gradualmente e mantém a umidade do solo de forma prolongada.
Espumas
Verdes
Espumas ambientalmente amigáveis, formuladas a partir de matérias-primas renováveis para descontaminação ambiental, com rápida absorção de diferentes compostos aromáticos, como solventes orgânicos, silicones, óleos vegetais ou óleos sintéticos.
Método enzimático para preparação
de alceno monoinsaturado
Método enzimático para preparação de alceno monoinsaturado a partir de um peptídeo com um ácido graxo. Permite a geração de alquenos úteis na produção de biocombustíveis, intermediários e produtos bioquímicos. Tem como principal vantagem a redução de custo, pois a atividade enzimática ocorre em ampla faixa de temperatura e ph, permitindo o emprego de apenas uma etapa de conversão.
ETANOL
Coquetel enzimático
para produção de etanol 2g
Método de produção de coquetel enzimático onsite para geração de etanol de segunda geração (2G). É um método sustentável, pois utiliza resíduos do processo produtivo, como bagaço e palha de cana-de-açúcar, por exemplo. Seu desempenho é aproximadamente 50% superior às opções comerciais importadas.
MEIO AMBIENTE
Coquetel enzimático
para degradação de plásticos
Coquetel enzimático para decomposição de polímeros, resistente a altas temperaturas e não necessita de uso concomitante de enzimas adicionais. Seu uso favorece a economia circular e pode ter várias aplicações, como: tratamento de resíduos e efluentes e recuperação de precursores para síntese de novos polímeros em diferentes segmentos da indústria.
CONDUTORES
Material condutor sustentável
para aquecimento e sensoriamento
Microrreator de bambu capaz de executar reações orgânicas de diferentes tipologias. Em sua produção, utilizam-se matérias-primas de fonte renovável e de baixo custo.
CELULOSE
Biovidro
Composto indutor de crescimento ósseo a base de vidro bioativo e celulose. Além de ser biocompatível, apresenta propriedades mecânicas apropriadas para aplicação no estímulo à regeneração óssea em caso de lesões. Em sua produção são utilizadas matérias-primas de fonte renovável.
Emulsão com nanocelulose
Agente físico a base de nanocelulose, produzido a partir de matérias-primas de fontes renováveis, que estabiliza emulsões com diferentes proporções de água/óleo e possuí grande aplicação nas indústrias cosmética, farmacêutica e alimentícia.
Processo de obtenção:
celulose nanofibrilada
Processo de obtenção de celulose nanofibrilada a partir de bagaço de cana-de-açúcar, sem tratamento mecânico. Permite a redução do custo energético com o processamento mecânico e o material obtido apresenta características únicas provenientes da nanoescala.
DIAGNÓSTICO
Chip para
diagnóstico de câncer
Equipamento para teste rápido e com alta sensibilidade para diagnóstico de alguns tipos de câncer, por exemplo, o de mama, por meio de soro sanguíneo humano. Além de permitir testes rápidos, é reutilizável e apresenta baixo custo de produção.
RESÍDUOS
Processo de separação
de compostos aromáticos
Processo de separação de compostos aromáticos a partir de resíduos agroindustriais, como o bagaço de cana-de-açúcar, por exemplo. Nesse processo há potencialização de características dos compostos, tais como, propriedades fotoprotetoras, antioxidantes e imunomoduladoras, que podem ser aplicadas na indústria, em segmentos como o de alimentos, farmacêutico e cosmético.
DISPOSITIVOS
Sistema para destilação
fracionada miniaturizado
Dispositivo para destilação fracionada de pequenos volumes. Permite análises mais rápidas, diminui a geração de resíduo, além de permitir uma economia em função das pequenas quantidades de amostra que são necessárias para as análises.
Vofet - transistores orgânicos de efeito de campo com arquitetura vertical
Dispositivo para uso em sensores do tipo transistor orgânico de efeito vertical, que detecta mínimas diferenças dos parâmetros de sensoriamento e permite a fabricação de componentes flexíveis.
Micromolde - Imitando
a superfície da pele
Molde de simples construção reutilizável, similar a um carimbo, para transferência do relevo de tecidos biológicos, a fim de promover a adesão celular. Possui versatilidade ao possibilitar todo o processo de crescimento celular em uma única etapa.