PARCERIAS

APOIO À INOVAÇÃO

O Centro atingiu um recorde de número de patentes, encontrando novas formas de levar a pesquisa de excelência realizada em parcerias em busca de benefícios sociais, e absorvendo cada demanda como um desafio a ser desvendado para todos.

alex-wong-l5Tzv1alcps-unsplash
A atividade na área de Inovação do CNPEM está organizada em quatro vertentes:

Em 2020, o CNPEM atingiu um recorde histórico de proteção de propriedade intelectual, o que contribuiu para que o centro configurasse, pela primeira vez, no ranking das 50 organizações brasileiras que mais depositaram pedidos de patentes no Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI) no ano. O objetivo do CNPEM na proteção de propriedade intelectual é ser criterioso e proteger apenas tecnologias com elevado potencial de mercado, a fim de viabilizar a transferência para empresas e utilização pela sociedade.

Apesar de o ritmo de contratação de novos projetos de P&D com a indústria ter reduzido na pandemia, em decorrência das incertezas sobre a retomada e retração econômica, houve maior aproximação com startups e diversificação de empresas parceiras. O Centro firmou, inclusive, cooperação com três startups na área de biotecnologia aplicada à saúde.

Conheça a atual Vitrine Tecnológica da área de Apoio à inovação do CNPEM, e entre em contato através do email inovacao@cnpem.br

VITRINE TECNOLÓGICA

Imagem1
BIOPRODUTOS

Conversão de óleo
de macaúba em bioprodutos

Processo de conversão de óleo de macaúba utilizando uma lipase para produção de biohidrocarbonetos. Utiliza matérias-primas de fonte renovável e tem como vantagens a resistência a solventes orgânicos, meios ácidos e altas temperaturas.

Imagem2

Um adesivo.
Diferentes soluções

Adesivo de contato base água formulado a partir de matérias-primas renováveis para aplicação em diferentes tipos de materiais. Permite a adesão entre diferentes tipos de substrato (metais, madeiras, papel e polímeros, dentre outros). Além de ser livre de solventes orgânicos, não necessita de cura por temperatura ou pressão.

dan-meyers-IQVFVH0ajag-unsplash

Fertilizante
a base de biocarvão

Biofertilizante feito a partir de biomassa que apresenta complementação, ajuste, balanceamento, reposição de nutrientes gradualmente e mantém a umidade do solo de forma prolongada.

SkysCan - Bruna4

Espumas
Verdes

Espumas ambientalmente amigáveis, formuladas a partir de matérias-primas renováveis para descontaminação ambiental, com rápida absorção de diferentes compostos aromáticos, como solventes orgânicos, silicones, óleos vegetais ou óleos sintéticos.

agriculture-g3d663cbd2_1920

Método enzimático para preparação
de alceno monoinsaturado

Método enzimático para preparação de alceno monoinsaturado a partir de um peptídeo com um ácido graxo. Permite a geração de alquenos úteis na produção de biocombustíveis, intermediários e produtos bioquímicos. Tem como principal vantagem a redução de custo, pois a atividade enzimática ocorre em ampla faixa de temperatura e ph, permitindo o emprego de apenas uma etapa de conversão.

pumping-gas-g3fdace09e_1920
ETANOL

Coquetel enzimático
para produção de etanol 2g

Método de produção de coquetel enzimático onsite para geração de etanol de segunda geração (2G). É um método sustentável, pois utiliza resíduos do processo produtivo, como bagaço e palha de cana-de-açúcar, por exemplo. Seu desempenho é aproximadamente 50% superior às opções comerciais importadas.

nareeta-martin-UKs_rzIYE6M-unsplash
MEIO AMBIENTE

Coquetel enzimático
para degradação de plásticos

Coquetel enzimático para decomposição de polímeros, resistente a altas temperaturas e não necessita de uso concomitante de enzimas adicionais. Seu uso favorece a economia circular e pode ter várias aplicações, como: tratamento de resíduos e efluentes e recuperação de precursores para síntese de novos polímeros em diferentes segmentos da indústria.

bamboo-gfb9672bd7_1920
CONDUTORES

Material condutor sustentável
para aquecimento e sensoriamento

Microrreator de bambu capaz de executar reações orgânicas de diferentes tipologias. Em sua produção, utilizam-se matérias-primas de fonte renovável e de baixo custo.

harlie-raethel-ouyjDk-KdfY-unsplash
CELULOSE

Biovidro

Composto indutor de crescimento ósseo a base de vidro bioativo e celulose. Além de ser biocompatível, apresenta propriedades mecânicas apropriadas para aplicação no estímulo à regeneração óssea em caso de lesões. Em sua produção são utilizadas matérias-primas de fonte renovável.

abstract-g595cad24d_1920

Emulsão com nanocelulose

Agente físico a base de nanocelulose, produzido a partir de matérias-primas de fontes renováveis, que estabiliza emulsões com diferentes proporções de água/óleo e possuí grande aplicação nas indústrias cosmética, farmacêutica e alimentícia.

background-g236e0ebfa_1280

Processo de obtenção:
celulose nanofibrilada

Processo de obtenção de celulose nanofibrilada a partir de bagaço de cana-de-açúcar, sem tratamento mecânico. Permite a redução do custo energético com o processamento mecânico e o material obtido apresenta características únicas provenientes da nanoescala.

mitosis-g32f7af36d_1920
DIAGNÓSTICO

Chip para
diagnóstico de câncer

Equipamento para teste rápido e com alta sensibilidade para diagnóstico de alguns tipos de câncer, por exemplo, o de mama, por meio de soro sanguíneo humano. Além de permitir testes rápidos, é reutilizável e apresenta baixo custo de produção.

fulvio-ciccolo-EM9Mu_uLUj4-unsplash
RESÍDUOS

Processo de separação
de compostos aromáticos

Processo de separação de compostos aromáticos a partir de resíduos agroindustriais, como o bagaço de cana-de-açúcar, por exemplo. Nesse processo há potencialização de características dos compostos, tais como, propriedades fotoprotetoras, antioxidantes e imunomoduladoras, que podem ser aplicadas na indústria, em segmentos como o de alimentos, farmacêutico e cosmético.

pexels-rfstudio-3825443
DISPOSITIVOS

Sistema para destilação
fracionada miniaturizado

Dispositivo para destilação fracionada de pequenos volumes. Permite análises mais rápidas, diminui a geração de resíduo, além de permitir uma economia em função das pequenas quantidades de amostra que são necessárias para as análises.

Imagem3

Vofet - transistores orgânicos de efeito de campo com arquitetura vertical

Dispositivo para uso em sensores do tipo transistor orgânico de efeito vertical, que detecta mínimas diferenças dos parâmetros de sensoriamento e permite a fabricação de componentes flexíveis.

Imagem4

Micromolde - Imitando
a superfície da pele

Molde de simples construção reutilizável, similar a um carimbo, para transferência do relevo de tecidos biológicos, a fim de promover a adesão celular. Possui versatilidade ao possibilitar todo o processo de crescimento celular em uma única etapa.